Consórcio De Carro Veja As Respostas Para As Principais Dúvidas

Publicidade

O consórcio de carro é uma das melhores opções para aqueles que que desejam tornar o sonho de comprar o carro em realidade. De modo geral, por meio dele, uma pessoa entra em um grupo onde realiza pagamento de parcelas para uma empresa administradora do consórcio. Assim, todo mês é feito um sorteio entre os membros desse grupo para que recebam a carta de crédito usada para realizar a compra do carro. As pessoas que não em pressa em comprar o carro sem dúvidas podem contar com essa alternativa. Afinal pode ter acesso a taxas baixas, quando comparadas aos juros de um financiamento. No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação aos consórcios de carros.
Publicidade

Respostas para as principais dúvidas sobre consórcio de carro:

Consórcio De Carro Veja As Respostas Para As Principais Dúvidas

Como funciona os consórcios de carros?

Apenas empresas administradoras que possuem autorização do Banco Central do Brasil que podem funcionar para montar grupos de pessoas para consórcio de carro. Dessa forma, é preciso que os grupos tenham uma quantidade mínima de membros para que o pagamento das parcelas comece e assim também os sorteios todo mês. Vale lembrar que cada mês possui um sorteio para que um dos membros do grupo tenha a carta de crédito para fazer a compra do carro que deseja.

Publicidade

Mas, os membros do grupo ainda podem fazer lances para ter a carta de crédito. Então quem oferecer o maior valor de lance pode levar a carta de crédito sem precisar esperar pelo sorteio. O valor usado no lance tambem fica liberado no uso para abater as parcelas do consórcio. Porém, as pessoas precisam ter em mente que os consórcios podem durar até oito anos. Por isso é possível que seja sorteado no começo ou no fim do prazo do consórcio.

Como participar de um consórcio de carros?

Para que consiga fazer parte de um consórcio de carros vai precisar buscar uma empresa que administra consórcios. Afinal, apenas essas empresas que possui autorização do Banco Central para vender cotas de consórcios a pessoas interessadas. Vale lembrar que você pode entrar em um consórcio de duas formas. Primeiro por meio de um grupo que já esteja formado ou em um grupo que ainda está em fase de formação.

Como pagar as parcelas do consórcio de carro?

Após entrar em um grupo de consórcio saiba que vai receber todo mês um boleto em sua residência. Dessa forma, esse boleto pode ser pago tanto no site do banco, caixas eletrônicos e lotéricas. Além disso, esse boleto vai conter todos dados do consórcio. Por exemplo, quantidade de consorciados, quantos sorteados no mês anterior e assim por diante.

As parcelas dos consórcios possuem taxa de juros?

Os consórcios de veículos não possuem taxa de juros. No entanto precisa pagar por uma taxa de administração para as empresas que oferecem planos de consórcios. Desse modo se chama taxa de administração. Basicamente, se trata de um valor que deve ser usado para arcar com todos os custos dos consórcios. No entanto essa taxa ainda costuma ser bem mais barata do que as taxas de juros do financiamento cobrada pelos bancos.

Parcelas de consórcios de carros possuem reajustes?

De modo geral, as parcelas dos consórcios possuem sim alguns reajustes de acordo com a tabela do fabricante do veículo. Por isso, se o consórcio para comprar um carro ficar em um valor mais alto o valor das parcelas também deve subir. De acordo com especialistas o melhor a fazer é entender melhor sobre os reajustes antes de fazer a compra de uma cota de consórcio. Ou seja, vai precisar saber os motivos que podem acabar levando o valor das parcelas a diminuir ou aumentar. No entanto, quando a tabela da empresa fabricante fica sendo usada como base, os reajustes devem acontecer toda vez que houver alterações na tabela.

Como ser contemplado em um consórcio de carro?

Saiba que existem apenas duas formas de conseguir obter a contemplação para comprar um carro com os consórcios. Primeiro por meio de um sorteio feito todo mês ou por meio de lances. Vale lembrar que as empresas que administram os consórcios fazem pelo menos um sorteio todo mês entre os membros de um grupo que estão pagando valor das parcelas em dia. Contudo, nos lances a regra acaba sofrendo algumas alterações. Isso porque os interessados disputam a carta de crédito oferecendo a antecipam da maior quantidade possível de parcelas para levar o carro

Consórcio De Carro Veja As Respostas Para As Principais Dúvidas

Caso meu lance não seja o mais alto vou perder o dinheiro?

Não vai perder o seu dinheiro caso o seu lance não seja o vencedor. Por isso nesses casos não precisa pagar o valor das parcelas que iria antecipar caso tivesse ganho o leilão. Sendo assim, basta falar com sua empresa para que pegue seu dinheiro de volta para fazer um novo lance nos próximos meses.

Quantos sorteios acontecem todo mês?

A quantidade de sorteios pode variar de acordo com a empresa administradora e o grupo de consorciados. Isso porque cada empresa possui seus próprios critérios na hora de definir a quantidade de sorteios feitos. Mas, quanto mais pessoas tiver em um grupo, maior a quantidade de dinheiro disponível e por isso acontece mais de um sorteio por mês para que haja contemplação dos membros.

Como funciona a carta de crédito em consórcios?

Após ser contemplado por meio de sorteio ou lance vai receber uma carta de crédito. Dessa forma, essa carta de crédito serve como uma espécie de documento que permite comprar um carro. Porém, o valor fica pago de forma total por parte da empresa administradora. Por isso precisa escolher um carro para que a empresa pague por ele. Vale lembrar que se for contemplado antes de quitar o valor das parcelas, o seu carro fica como garantia de pagamento para a administradora.

Posso usar os valores da carta de crédito para fazer um lance?

Essa opção de usar os valores de sua carta de crédito para fazer um lance e ser contemplado é chamado de lance embutido. Sendo assim, por meio dele você usa uma parte do valor da sua carta de crédito para fazer um lance no leilão. Contudo, quando for contemplado com a carta de crédito vai receber um valor menor. Afinal a empresa vai descontar a porcentagem usada para fazer o lance pela carta de crédito.

Preciso continuar pagando pelo consórcio após ser contemplado?

Mesmo após ser contemplado com a carta de crédito em seu consórcio de carro vai precisar continuar fazendo o pagamento de suas parcelas em dia. Até que todo o valor da dívida se encerre e todos os membros do grupo fiquem contemplados.

O que acontece quando atraso o pagamento das parcelas?

Caso isso venha acontecer saiba que vai precisa arcar com cobrança de juros e multa sobre os valores. Além disso, caso os valores não sejam pagos até o sorteio você não vai poder fazer parte para receber a carta de crédito. Mas, se acabar atrasando muitas parcelas pode acabar sofrendo consequências ainda maiores como acabar sendo excluído de um grupo de consórcio. Vale lembrar que se as parcelas estiverem atrasadas e já tiver sido contemplado a empresa administradora pode abrir um processo judicial e pedir que prendam seu veículo até que todos valores sejam pagos.

Consórcio De Carro Veja As Respostas Para As Principais Dúvidas

Não consiga mais pagar meu consórcio, o que devo fazer?

Nesse tipo de situações existem apenas três saídas. Isso é, passar sua participação no consórcio para uma pessoa que deseje comprar sua cota. Ou procurar outro bem mais barato para que consiga abaixar o valor das parcelas pagas, buscando uma negociação com a empresa. E por fim pedir a empresa administradora que te exclua do consórcio. No entanto nesses casos saiba que vai precisar pagar multas e ainda esperar ficar sorteado para que receba o valor das parcelas pagas anteriormente.

A carta de crédito pode ser recebida em dinheiro?

O valor da carta de crédito não pode ser recebido em dinheiro. Após o consorciado ganhar o sorteio ou dar um lance vencedor, a empresa faz a compra do veículo que o mesmo deseja. Sendo assim o dinheiro não vai para sua conta, afinal fica liberado para uso apenas da compra do carro.

É possível comprar outro carro/serviço/produto com minha carta de crédito?

Quando for contemplado pode mudar o modelo do carro que deseja comprar. Mas, as empresas não permitem que o consorciado mude a categoria. Dessa forma o dinheiro da sua carta de crédito vai poder ser usado apenas para comprar um veículo.

O que fazer quando quero comprar um carro com preço diferente da minha carta de crédito?

De modo geral, não existe nenhum tipo de problema nesse tipo de situação. Sendo assim, caso queira comprar um carro mais barato, o restante do valor de sua carta de crédito fica liberado para pagar documento do carro, IPVA ou quitar parcelas do consórcio. Porém caso o valor for mais caro vai ter de usar seu dinheiro para completar o valor do carro já que não pode aumentar o valor da carta de crédito que já foi definido no contrato da compra da cota.

Posso comprar um carro usado com os consórcios?

Pode comprar qualquer carro, afinal um carro usado que esteja dentro de sua categoria do consórcio. Contudo, saiba que em grande parte das vezes as empresas colocam um limite sobre o ano de fabricação dos carros usados liberados para compra. Por isso busque avaliar essa informação em seu contrato.

Depois do sorteio tenho quanto tempo para comprar o carro?

Todo o período do consórcio vai ficar disponível para que consiga escolher o carro que deseja comprar. Além disso, caso não queira mais comprar um carro pode pegar o dinheiro da carta de crédito. Mas após seis meses que o consórcio acabar.

Como saber se uma empresa de consórcios é realmente segura e confiável?

Saiba que para vender cotas de consórcios de carros as empresas precisam de uma liberação e autorização do Banco Central. Por isso busque uma empresa que possui essa autorização. Dessa forma vai ter certeza que está lidando com uma empresa segura e que segue todas as regras determinadas pelo Banco Central na hora de vender consórcios.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024