Certidão Negativa De Débitos (CND) - Aprenda A Emitir

Publicidade

Para quem não sabe a Certidão Negativa de Débito (CND) é um documento com função de comprovar a inexistência de algum tipo de ação judicial ou dívidas com uma pessoa em relação um bem em especifico. Esse documento pode ser usado em algumas situações específicas. No entanto como já falamos existem muitas dúvidas sobre a CND.

Certidão Negativa de Débitos (CND)

Como emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND)?

Antes de mias nada todo o processo de emissão da CNH a tributos federais junto aos valores da Dívida Ativa da União (CND Federal). Pode ser feito de forma inteiramente pela internet. Além disso, não precisa pagar nada para emitir o documento. Confira abaixo o passo a passo de como realizar todo processo de emissão:

Publicidade

  • Primeiro, deve acessar o site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
  • Em seguida precisa acessar o link de certidão destinado para Pessoa Física.
  • Feito isso, o site vai solicitar o CPF.
  • Dessa forma vai ser preciso de valide o Captcha de segurança da plataforma. Assim pode fazer a consulta dos dados.
  • Então, para pedir a Certidão Negativa de Débitos, vai precisar preencher alguns campos de dados exigidos para emitir o documento.
  • Vale lembrar, que o melhor a se fazer é pedir uma certidão para comprovar a situação do titular de ao menos os últimos 12 meses.
  • Enfim, basta clicar na opção “Consultar”.
  • Na próxima janela, o processo de emissão vai ser feito de forma automática. Por isso vai estar pronta para que imprima o documento.
  • É necessário que preste atenção na data em que a via da certidão foi feita até o dia em que ela vai ser usada. Vale lembrar que pode abrir a opção “segunda via”. Assim vai conseguir abrir a certidão e descobrir se todos os dados estão certos.
  • Por fim, caso tenha débitos e não consiga fazer a emissão do documento. Precisa regularizar toda a situação. Desse modo vai fazer um financiamento ou outro tipo de negociação sem problemas.

Publicidade

ATENÇÃO:

Tenha em mente que a Receita Federal permite que emissão desse documento caso não haja nenhum tipo de pendência ou débito. Então, quando a emissão não fica autorizada. De forma automática deve entender que existe pendências em aberto. Também, esse documento possui validade apenas de 180 dias. Por isso, após esse prazo determinado é necessário emitir uma outra CND.

Publicidade

Afinal, para que serve a Certidão Negativa de Débitos?

A Receita Federal emite o documento da CND, que possui o intuito de comprovar que um objeto ou pessoa. Isso é, seja um carro, empresa ou casa, para deixar claro que não existe nenhum tipo de pendências em algum dos órgãos públicos do Brasil. De modo geral, a CND costuma ser usada com mais frequência em financiamentos de imóveis. No entanto, em algumas situações costuma estar em uso para financiar veículos.

Certidão Negativa de Débitos (CND)

Afinal, antes que o dinheiro seja liberado para um cliente para crédito, o banco vai realizar um processo chamado de análise de crédito. Sendo assim, vai precisar de alguns documentos sobre a situação da casa que vai comprada. Por isso por meio da CND é possível comprovar que uma pessoa ou imóvel não possui nenhum tipo de pendência. Assim podem fazer parte do financiamento com a aprovação do banco.  Por isso, antes de levar os documentos para o banco vai precisar levar esse tipo de documentação.

Quais são as outras certidões necessárias para financiar um imóvel?

Na hora de comprar uma casa ou apartamento uma pessoa precisa emitir diversos tipos de documentos para apresentar para o banco. Todas as certidões pedidas têm o intuito de garantir que o imóvel esteja regularizado ou com algum tipo pendências de um novo dono. Nossa dica é que busque descobrir quais são as certidões usadas na hora de fechar um negócio. Assim pode evitar que a transferência do imóvel tenha algum tipo de serviço.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022