Imóvel Próprio - Conheça Tudo Sobre Financiamento

Publicidade

De modo geral, as pessoas que estão planejando comprar o primeiro imóvel próprio precisam se atentar alguns detalhes. Ainda mais se desejam fazer esse tipo de compra por meio de um financiamento de imóvel. Afinal, é preciso que pesquise bastante as condições dessa linha de crédito oferecida por bancos. Os consórcios e financiamentos são as opções de crédito mais recorridas na hora de comprar um imóvel.
Publicidade

No entanto o financiamento ainda é uma das opções mais procuradas para as pessoas que desejam comprar a casa própria. Mas, é necessário entender bem todas as regras que são usadas nessa linha de crédito antes de pedir a banco. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que conheça tudo sobre o financiamento de imóvel.

imóvel Próprio - Conheça tudo sobre financiamento

O que é um financiamento de imóvel?

Os financiamentos de imóveis é uma espécie de empréstimo feito por uma pessoa quando deseja comprar uma casa, salas comerciais e apartamento. Então, o banco é quem faz o pagamento do imóvel a vista para o vendedor. No entanto, os financiamentos em grande parte das vezes precisam de uma entrada a vista e o restando do valor do imóvel é parcelado por meio do crédito feito junto ao banco. Dessa forma, as taxas de juros são cobradas nesse processo para que o banco empreste o dinheiro.

Essa é a forma do banco sair ganhando nesse processo. Contudo, mesmo com as taxas de juros, grande parte das pessoas ainda preferem optar pelos financiamentos. Isso porque os pagamentos podem ser feitos durante um tempo muito grande. Existem alguns bancos no mercado que costumam oferecer cerca de até 35 anos para realizar os pagamentos pelo crédito.

Vale a pena contratar um financiamento de imóvel?

Publicidade

Quando um consumidor opta por um financiamento, ele pode ter mais tempo para quitar o valor total da dívida. Além disso todo o pagamento é feito por meio de parcelas o que atrai ainda mais pessoas para os financiamentos de imóveis. Para as pessoas que estão morando de aluguel os financiamentos podem ser uma boa opção. Mas aqueles que moram em uma residência própria ou cedida. Podem escolher em separar um valor maior para ser usado como entrada para lidar com taxas de juros mais baixas.

Contudo, a compra de um imóvel pode ser considerada como uma forma de investimento. Por isso, caso não consiga mais pagar pelo financiamento ainda pode vender o imóvel para ter os valores recuperados. Mas, antes de fechar uma linha de crédito para comprar um imóvel precisa ter mente que as parcelas ao mês devem caber dentro do seu orçamento. Por isso não deixe se atentar a esses dados para fechar um bom negócio.

Publicidade

Como fazer um financiamento de um imóvel próprio?

Os interessados em comprar um imóvel por meio de um financiamento devem ir em bancos para realizar uma simulação. Também para obter uma pré-aprovação de crédito. Contudo, deve fazer uma pesquisa dessa linha de crédito em diversos bancos para se informar das taxas de juros. Vale lembrar, que quanto mais altas as taxas de juros, maior vai ser os valores das parcelas. Ou seja, o valor final do financiamento vai ficar bem maior. Porém, precisa se atentar também os com alguns gastos com documentos e encargos cobrados nesse processo.

imóvel Próprio - Conheça tudo sobre financiamento

Quais são os tipos de financiamentos de imóveis?

Hoje em dia existem duas formas de fazer um financiamento de imóvel próprio. Primeiro por meio da tabela Price onde as parcelas de valor fixo. Também por meio do SAC onde os valores das parcelas tendem a diminuir ao longo dos anos. Porém, tenha em mente que existem bancos que aceitam os dois tipos de financiamentos. Mas outros lidam apenas com uma opção. Vale lembrar que todas as formas de pagamento passam por correção pelas taxas da inflação. Isso pode fazer com que os valores mudem todos os anos. Então busque se informar de todos esses dados antes de financiar um imóvel para não ter nenhum tipo de problema no futuro.

Como funciona a entrada do financiamento de imóvel próprio?

Praticamente todos os financiamentos exigem que o cliente pague um valor de entrada. Geralmente esse valor costuma ficar em torno de 10% do valor total do imóvel. Por isso fazer uma simulação nos bancos é importante para ter acesso ao valor que precisa ser pago na hora de contratar um financiamento. Porém, existem alguns bancos que financiam todo o valor do imóvel. Mas, para isso deve passar por alguns critérios exigidos. Além disso, as taxas de juros nesses casos são maiores.

Como pedir um financiamento de imóvel próprio?

Após ter todo dinheiro disponível para usar como entrada, para financiar um imóvel própio precisa escolher um banco para contratar a linha de crédito. Vale lembrar que todos os bancos cobram taxas de juros nesse processo. As taxas podem mudar de acordo com cada banco. Sendo assim, não deixe de perguntar todas as taxas de alguns bancos para comparar as melhores ofertas. Depois de escolher um banco o gerente vai fazer uma análise de crédito para liberar os valores para compra do imóvel. Tenha em mente que as pessoas com nome sujo não obtêm aprovação do crédito junto aos bancos.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022