Comprar uma moto usada pode ser um bom negócio para muita gente hoje em dia. Mas, é muito importante que o comprador tenha em mente alguns cuidados para não sair no prejuízo com essa compra. Dessa forma, o primeiro a se fazer é comparar os valores das motos usadas com as novas. No entanto, existem outros pontos que precisam ser levados em consideração para que essa compra não prejudique as finanças.
Quais as 7 dicas para comprar uma moto usada?
1- Faça uma pesquisa de preços na internet
Sem dúvidas, fazer uma boa pesquisa sobre os preços dos modelos de motos que deseja comprar é o primeiro passo a se tomar. Assim, hoje em dia a internet pode te ajudar a realizar esse processo com mais facilidade. Então, você pode analisar se os valores da moto que deseja estão baratos ou caros. Para que você consiga ter uma média dos valores que estão sendo oferecidos no mercado. Uma boa alternativa é fazer uma pesquisa na tabela Fipe. Afinal, essa plataforma fornece os valores em média dos veículos em todo país. Vale lembrar, que essa consulta é online e sem nenhum tipo de custo.
2- Busque informações da revendedora
E de modo geral, caso a moto que deseja comprar esteja sendo vendido por uma loja que não é de seu conhecimento. É importante que você busque avaliar se existe algum tipo de reclamação dos antigos clientes desta loja. Saiba, que é possível obter esse tipo de informação em sites de defesa ao consumidor. Com o Reclame Aqui É possível obter todos os dados sobre a empresa na qual você deseja comprar a sua moto.
Também ter a certeza que está lidando com uma loja de credibilidade e confiança. Porém, caso o modo que você deseja comprar esteja sendo vendida por um dono particular. O melhor caminho é fazer uma consulta sobre a situação em que a moto se encontra junto ao DETRAN. Dessa forma, pode ter acesso a todos os dados em relação a documentação informações relevantes sobre a moto antes que faça a compra.
3- Leve um mecânico para analisar a moto que deseja comprar
Ter um mecânico de sua confiança na hora de comprar uma moto usada em algum muito importante. Afinal, esses profissionais podem checar todas as peças da moto. Além disso, podem verificar se existe algum tipo de perda ou estrago no motor e nas outras partes da moto. O mecânico precisa verificar o número do chassi para que você tenha certeza que não existe nenhum tipo de mudança na motocicleta. Sendo assim, ajuda desse profissional é muito importante para que você diminui os riscos de comprar uma moto danificada ou com problemas.
- Saiba Quais São os Custos Para Manter Uma Moto
- Financiamento de Moto em Bancos no Brasil - Conheça!
- Veja Como Funciona o Financiamento de Moto Santander
- Como Financiar Uma Moto Mesmo Com Nome Sujo?
- Comprar Moto Financiada? Confira os Cuidados Necessários
4- Peça para dar uma volta da moto usada
Nossa dica é que você peça ao atual dono da moto para dar uma volta com ela. Assim, você pode analisar se existe algum tipo de barulho ou algo estranho com a motocicleta. Além disso, você pode verificar, alguns pontos que devem estar em equilíbrio nessa moto. Por exemplo, as rodas, suspensão, freios e assim por diante. Vale lembrar, que você precisa estar informado sobre a existência de algum tipo de peça que foi trocada nessa moto. Afinal, essas informações precisas estar claras antes que você realize a compra.
5- Consulta no site do DETRAN a Moto Usada
Fazer uma consulta no site do DETRAN do seu estado é uma das melhores formas de verificar se existe débitos e multas em atraso na moto. Para que você faça esse tipo de consulta vai precisar da placa da moto e o número Renavam. Esse tipo de consulta também é muito importante para que você verifique se a moto não está alienada algum banco. Mais uma vez, um detalhe importante antes que a compra seja feita.
6- Saiba se a documentação da moto está regular
Antes de comprar uma moto, você precisa avaliar se todos os tipos de cobranças para documentação estão regularizados. Por exemplo, IPVA e DPVAT. Afinal, caso essas cobranças ainda não tem um sido pagas, você precisa ter conhecimento antes de comprar a moto. Caso, esses pagamentos tenha que sair do seu bolso, é importante que tenha dinheiro para fazer os pagamentos e deixar toda documentação em dia.
7- Cautela e Cuidado
Enfim, comprar uma moto é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, pedimos que analise todos os pontos com cuidado e cautela para fechar um bom negócio. Além disso, o melhor momento para realizar o pagamento pela moto e quando assinar todos os papéis em cartório. Por isso, tenha calma e não faça nenhum tipo de negociação precipitada. Isso vai te ajudar a evitar os riscos de sair no prejuízo.