FIES - Aprenda Agora Como Cancelar Seu Contrato

Publicidade

Sem dúvidas, todos sabem que o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), é uma ajuda muito importante para alguns alunos na hora de pagar o curso em uma faculdade. Mas, existem algumas situações em que o estudante acaba mudando os planos. Dessa forma precisa cancelar o contrato de crédito estudantil. No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer esse processo diante desse tipo de situação. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que aprenda como cancelar o contrato do FIES.

FIES - Aprenda Agora Como Cancelar Seu Contrato

Passo a passo de como cancelar o contrato do FIES

1° passo: Peça o encerramento antecipado do FIES por meio do site

Primeiro, tenha em mente que só pode cancelar o contrato por meio do site online do FIES. Além disso, esse processe deve ser feito apenas entre os dias 1 e 15 de cada mês. Apenas os meses de junho e dezembro que são exceção. Por isso, durante esse período vai precisar informar o CPF e senha de login. Em seguida precisa selecionar a opção “Encerramento”. Vale lembrar que essa opção vai estar disponível no centro de sua tela. Depois deve selecionar a opção “Aditamentos Disponíveis”. Mas, precisa saber que essa opção pode mudar de acordo com ultimo aditamento que foi solicitado. Feito isso vai ter que escolher uma das opções para conseguir encerrar. Isso porque ainda vai precisar pagar os valores que ainda está devendo. Também todas as taxas do contrato e juros.

Publicidade

2° passo: Selecione uma das opções para quitar o FIES

Liquidar o contrato

De modo geral, quitar o contrato na hora do encerramento, significa que precisa pagar todos os valores de uma única vez. Saiba então que nesse caso não existe nenhuma forma de parcelamento dos valores. O estudante então precisa pagar o valor total da dívida para o FIES quando for a um banco assinar o Termo de Encerramento do Contrato.

Permanecer em fase de uso

Publicidade

Essa opção permite que o tempo de carência e o pagamento do trimestre de juros sejam mantidos até que o prazo final acabe. Sendo assim, o aluno pode pagar por parcelas trimestrais. Então, quando terminar vai ter cumprido todo período de carência. Em geral cerca de 18 meses, e assim então amortização. Ou seja, vai precisar quitar os valores restantes em parcelas de valores mais altos e fixos. No entanto, essa fase começa apenas depois de um mês em que o prazo de carência chegar o fim.

Antecipar fase de carência

Já nessa opção, no próximo mês após a assinatura do Termo de Encerramento, o aluno começa a fazer os pagamentos de parcelas trimestrais. Parcelas essas que seriam pagas apenas durante os 18 meses de carência. Portanto, quando terminar essa etapa pode quitar todos os valores de parcelas do financiamento sem que precise ter um tempo de carência para tal finalidade.

Antecipação da fase de amortização

Por fim, com essa opção o estudante pode parcelar todos os valores que faltam com um prazo de três vezes e o tempo em que o aluno usou a linha de crédito. Caso o curso tenha tido uma duração maior do que dois anos vai poder ter até sete anos para conseguir fazer o pagamento total pelo financiamento.

Após escolher a opção que mais atende a suas necessidades. Basta escolher a opção “Gravar e Prosseguir”. Em seguida vai precisar clicar em “Confirmar”. Vale lembrar que todo cancelamento vai ser feito apenas no próximo mês em que o pedido foi feito.

FIES - Aprenda Agora Como Cancelar Seu Contrato

3° passo: Ir até o Banco em que fechou contrato com o FIES

Após realizar todo o pedido para cancelar o contrato do FIES. O próprio sistema do programa vai informar o prazo em que precisa ir até um banco. Afinal precisa assinar o Termo de Encerramento. Vale lembrar, que precisa ir no mesmo banco onde fechou o contrato pela linha de crédito. Além disso o fiador também precisa ir junto para realizar esse processo. Feito isso, o FIES vai estar encerrado.

Por isso a faculdade não vai mais receber as mensalidades por meio do sistema do FIES. Caso ainda queira cancelar a sua matricula precisa ir até a faculdade. No entanto, caso não queira a cobrança das mensalidades vão ser feitas de forma direta a você para continuar o curso superior.

O que acontece se encerrar o FIES e depois mudar de ideia?

Caso tenha desistido de fazer todo processo antes de ir ao banco assinar o Termino de Encerramento saiba que não existe nenhum problema. Isso porque, todo o pedido para cancelar o FIES fica anulado caso o aluno não vá até um banco dentro do prazo determinado pelo sistema do FIES. Mas, se assinar o contrato de encerramento junto ao banco saiba que não tem como voltar a atrás. E além disso, não vai poder mais pedir um novo financiamento estudantil por meio do programa.

Desse modo, caso não tenha certeza sobre cancelar o contrato com o FIES. O melhor caminho é recorrer a uma suspensão do FIES. Ou seja, nesses casos vai estar apenas suspendendo um semestre. Dessa forma toda a verba do FIES destinada para seu curso vai ficar parada nesse tempo. Assim, quando voltar a pagar pode retornar a sua faculdade fazendo o pedido para o aditamento.

Contudo, o pedido de suspensão deve ser feito por meio do SISFIES. Tenha cautela e atenção pois o pedido de suspensão pode ser feito apenas suas vezes. Isso porque caso peça uma terceira suspenção vai precisar fazer o pedido direto na faculdade. Então, a própria instituição vai encaminhar os fatos para o FIES para decidir se vai liberar ou não uma terceira suspenção do crédito.

Como funciona o FIES?

O programa do FIES ajuda milhares de alunos a ingressarem na rede de ensino superior em faculdades privadas do país. Para fazer parte do FIES o aluno precisa ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Isso para que consigam financiar os cursos de graduação por meio do programa. Assim, o valor das mensalidades é cobrado em trimestres com incidência de taxas de juros. Além disso, apenas conclusão do curso e do tempo de carência é que o estudante começa a pagar o saldo que deve pelo financiamento.

Mas, existem algumas regras para que os alunos possam fazer parte do programa. Isso porque, quem deseja fazer parte do FIES precisa ter feito o ENEM em pelo menos uma edição após o ano de 2010. Dessa forma precisa também ter obtido notas que sejam iguais ou superiores a 450 pontos. Também não pode ter zerado a redação do ENEM. Além da renda que exigida para obter a porcentagem de financiamento em cada curso.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024