Principais Perguntas A Fazer Para Contratar Seguro De Carro

Publicidade

Sem dúvidas, fazer um seguro para seu carro pode ser uma boa opção em sua vida. Afinal, pode ficar prevenido caso acabe se envolvendo em um acidente de trânsito e precise pagar por conserto. Além disso, o seguro pode proteger tanto o seu carro quanto o de terceiros, de acordo com a cobertura de seu seguro auto. Mas, para que consiga ter a proteção suficiente precisa levar em conta que deve contratar um plano de seguro com as coberturas certas para o seu perfil. Porém, grande parte das pessoas não sabem o que perguntar sobre os seguros na hora de contratar um plano junto com uma empresa seguradora.
Publicidade

Quais são as perguntas que devo fazer para contratar um Seguro de Carro?

Principais Perguntas a Fazer Para Contratar Seguro de Carro

1°- Qual valor da franquia do seguro?

Em geral, para quem não sabe a franquia se trata de uma taxa que a empresa seguradora cobra para que o carro passe pelo conserto. Dessa forma, caso sofra um acidente e deseje acionar o seu plano de seguro vai ter que pagar a franquia para que a seguradora possa fazer o conserto. Portanto, sempre busque saber o valor da franquia do seu plano do seguro de carro para cada proposta que receber. Também precisa levar em conta se pode pagar o valor da franquia do seu seguro, para ter certeza que se trata de um bom negócio.

Publicidade

2°- A franquia do seguro é normal ou reduzida?

Quando se trata de uma franquia reduzida, o segurado paga menos para sua empresa seguradora para que consiga acionar o seu plano. Contudo, nesses casos o valor do seguro se torna bem maior. Já no caso de franquias normais, se paga um valor menor pelo seguro. Mas, precisa pagar um valor mais alto para que seu seguro seja acionado. Nossa dica é que busque comparar todos os valores e propostas feitas por diversas seguradoras. Para ter certeza que vai contratar um plano com franquia que atende a suas necessidades.

3°-Qual a Indenização para roubo ou perca total do carro?

Praticamente todas as empresas seguradoras que estão presentes no mercado atual usam os valores do valor venal de carros da Tabela Fipe para pagar indenizações nesse tipo de caso. Mas, existem situações em que o valor fica determinado no contrato de aquisição do plano de seu seguro. Sendo assim, a seguradora paga o valor de venda do carro no momento atual em que ela precisa fazer o pagamento para o segurado. No entanto, antes de assinar o seu contrato busque confirmar todos os dados sobre o assunto junto com seu corretor na empresa seguradora.

4°- Qual o tipo de cobertura do seguro?

Primeiro, busque se informar se o plano do seguro de carro que está contratante possui cobertura contra enchentes, incêndios e diversos outros desastres naturais. Isso porque, é comum que algumas coberturas como a contra enchentes sejam consideradas como um adicional do seguro. Sendo assim, caso precise, deve informar ao corretor de sua seguradora para ter acesso ao valor adicional que deve pagar para ter esse tipo de cobertura.

5°- O seguro possui cobertura de danos a terceiros?

Embora grande parte das empresas ofereça esse tipo de cobertura, também se trata de um item adicional a ser contratado. Mas, nesse tipo de cobertura da seguradora, o contratante ainda pode usar o seguro para cobrir danos causados a terceiros. Vale lembrar que se trata de uma boa opção a contratar para possíveis eventualidades.

6°- O que o seguro do carro não cobre?

De modo geral, todos os serviços que não possui cobertura em seu seguro do carro estão na opção de “exclusão” do seu contrato junto a empresa. Por exemplo, existem alguns seguros que não pagam indenizações para os motoristas menores de 21 anos que tenham provocado o acidente. Dessa forma, busque levar em conta e ficar por dentro de todos esses pontos para que não acabe sendo surpreendido no futuro.

7°- A seguradora instala rastreador no carro?

Por fim, grande parte das empresas hoje em dia fazem a instalação de um rastreador no carro de forma gratuita. Contudo, nem sempre o corretor da seguradora informa esses dados. Porém, se tiver esse tipo de serviço busque optar por instalar o rastreador. Isso porque, o rastreador costuma deixar o valor do seguro mais barato. Afinal a empresa pode localizar o seu carro caso ele acabe sendo roubado e fique desaparecido.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024