Sem dúvidas, quando se faz um seguro para sua residência, pode acionar a sua empresa seguradora quando estiver em caso de emergência com algo em sua casa. Por exemplo, quando o imóvel é roubado, sofre danos elétricos ou pega fogo. Dessa forma, nesse tipo de caso, a cobertura do seu seguro te protege para que consiga o dinheiro para lidar com todas essas situações de imprevisto. No entanto, precisa ficar atento na hora de contratar um plano de seguro para sua casa.
Isso porque, a empresa seguradora vai cobrir apenas os danos que estiverem em seu contrato. Mas, caso já tenha um seguro contratado para sua casa e não sabe como usar quando precisar, saiba que separamos todo passo a passo para que acione o seu seguro de casa.
Como usar o seguro de casa em casos de emergência?
Passo a Passo para acionar o seu Seguro Casa:
1-Procure registrar um B.O (Boletim de Ocorrência)
Antes de mais nada, caso a sua casa tenha sofrido com uma explosão, incêndio, ou foi roubada, deve avisar a polícia para que um B.O seja registrado. Isso porque, vai precisar apresentar esse documento para sua empresa seguradora na hora de acionar o seu seguro. Embora o momento seja difícil, busque fazer o registro do boletim de ocorrência em a maior quantidade de dados possíveis sobre a situação de seu imóvel. Vale lembrar que precisa ter também os dados sobre todos os itens danificados ou roubados.
2- Busque não mexer no ambiente de seu imóvel que foi afetado pelo acidente
Embora tenha alguns imóveis ou objetos que possam ser salvos após o acidente com seu imóvel. Busque não mexer em nada para que tudo fique no mesmo lugar. Isso porque, a empresa seguradora vai fazer uma avaliação no local após acionar o seu seguro residência. Afinal, precisa confirmar que tudo que foi dito aconteceu e os tipos de danos que foram causados. Apenas depois desse processo é que a empresa pode liberar a indenização para que todos os reparos e consertos sejam feitos.
3- Acione o seu seguro com a seguradora
De modo geral, existem três formas de acionar o seu plano de seguro do imóvel com a seguradora. Primeiro, ligando para o corretor que vendeu o seu plano de seguro. Ou ligando para central de atendimento de sua seguradora. Por fim, fazendo a solicitação do seu seguro por meio da internet. Vale lembrar, que existem algumas empresas que permitem que seus clientes acionem o seguro por app de celular.
Depois de contratar o seu plano de seguro, busque obter todos esses dados de contato para que possa acionar o seu seguro de forma simples e prática quando precisar. Além disso, a sua empresa seguradora vai pedir o número de sua apólice e seus dados pessoais para confirmar que deseja acionar o seguro. Então busque estar com tudo em mãos para facilitar o processo.
4- Procure separar todos os documentos necessários
Existem alguns tipos de documentos que deve apresentar na hora de comprovar que precisa do seu seguro. Então, de saiba que vai precisar sempre do seu RG, CPF e comprovante de residência. Veja abaixo todos os documentos além desses que ainda precisa:
- B.O (Boletim de Ocorrência Policial).
- Laudo do Corpo de Bombeiros.
- Lista de todos os itens de seu imóvel afetados.
- Escritura de sua casa.
- Nota fiscal de todos os itens que possuem cobertura de seu seguro.
Vale lembrar, que existem alguns desses documentos que deve apresentar apenas de acordo com cada caso. Por exemplo, o laudo de bombeiros, exigido apenas em casos de explosões e incêndios. Então busque saber quais são os documentos usados para cada tipo de situação na hora de acionar o seu seguro.
5- Acompanhe a sua solicitação de acionar o seguro
Após entregar para sua empresa seguradora todos os documentos, a empresa vai ter até 30 dias para que te pague o valor da indenização. Dessa forma, todo esse processo fica liberado para que acompanhe por meio do site da empresa nesse meio tempo.