Saldo Negativo/Saldo Devedor - Confira Tudo Que Precisa Saber!

Publicidade

Antes de mais nada, o saldo negativo, também chamado e conhecido como saldo devedor se trata do valor gasto além do saldo disponível em sua conta. Isso porque, quando a sua conta fica zerada, o banco não faz o bloqueio de uso do seu cartão de débito. Ao invés disso, todos os gastos que continuam sendo debitados do saldo atual ficam negativos. Dessa forma, você passa a dever os valores negativos para o banco que possui conta. Mas, existem muitas dúvidas quanto se trata de saldo devedor.

Saldo Negativo/Saldo devedor - Confira tudo que precisa saber

Como funciona a cobrança do saldo negativo?

Em geral, quando você usa o dinheiro de uma conta corrente, ela acaba não sendo totalmente zerada. Isso porque, os bancos tendem a não bloquear as transações, e por isso você pode continuar comprando de modo normal. Contudo, o grande problema se deve ao fato de zerar a sua conta corrente e continuar fazendo as compras. Nesses casos, pode estar ficando em saldo devedor. Afinal acabou usando o limite do cheque especial de sua conta. Então, a cobrança do saldo devedor ou negativo costuma ser feito por meio da quantia em dinheiro depositada em sua conta.

Publicidade

Porém, dependendo de cada banco ou financeira e o tempo em que sua conta corrente ficou negativa, pode acabar pagando por taxas de juros bem altas. Vale lembrar, que a maioria dos inadimplentes hoje em dia, ficam nessa situação por causa de dívidas a partir de taxas de juros diárias e mensais de saldo negativo de uma conta corrente. Portanto, uma das principais soluções oferecidas pelos bancos é o cheque especial.
Publicidade

Mas, saiba que precisa estar atento e tomar cuidado com o tipo de acordo que vai fechar. Até porque, dependendo do tipo de banco ou financeira, as taxas de juros podem dobrar o valor total da sua dívida. Isso faz com que tenha uma dificuldade ainda maior para pagar o valor total da dívida. Além disso, deve ter em mente que precisa levar uma série de dados em conta sobre o saldo devedor com seu banco.

Saldo Negativo/Saldo devedor - Confira tudo que precisa saber

Qual a importância de saber sobre o saldo devedor (Saldo Negativo)?

Estar com saldo devedor ou até mesmo com cheque especial tende a não ser uma boa opção. Isso se deve ao fato das taxas de juros aplicadas nesse tipo de caso. Então, isso faz com que tenha que ter uma atenção redobrada sobre o saldo de sua conta para que não fique negativado. Sendo assim, nossa dica é que busque por métodos mais baratos de obter dinheiro para não ter que recorrer ao saldo negativo ou cheque especial.

Dessa maneira, deve analisar toda a sua situação levando em conta todos os pontos. Por exemplo, caso o valor de sua dívida passe a quantia disponível para fazer o pagamento. Busque cortar alguns gastos para que reúna todos os valores que precisa. Se ainda assim não der para pagar, deve recorrer a uma negociação com o banco de sua conta corrente. Afinal, dependendo do valor da dívida, pode entrar em contato com seu banco para fazer um acordo em que ambas as partes fiquem beneficiadas.

Saldo Negativo/Saldo devedor - Confira tudo que precisa saber

Como negociar o saldo negativo?

Hoje em dia, os grandes bancos e financeiras possuem centrais de atendimento para negociação. Isso para que seus clientes tenham mais facilidade em negociar dívidas que estão em aberto. Então, pode acessar também o site do se banco para que tenha acesso as pendências e busque negociar o saldo negativo de sua conta corrente. Mas, caso tenha usado muitas vezes o cheque especial, saiba que até mesmo pode renegociar os valores junto aos seus bancos.

Também pode optar por um empréstimo para resolver o seu problema. Assim pode liquidar o valor do saldo devedor de sua conta. Entretanto, deve fazer isso com atenção e cautela, devido ao fato de se tratar de uma nova dívida. O seu banco pode acabar sanando o saldo devedor por meio de um acordo. Afinal, não pode acabar se envolvendo em uma bola de neve de dívidas e ficar muito prejudicado.

Por fim, busque se reeducar sobre a sua vida financeira. Em alguns momentos quando se tem saldo devedor, pode aproveitar para criar uma consciência sobre os seus próprios gastos. Vale lembrar que deve levar em conta se precisa mesmo comprar um produto ou serviço. Ou seja, busque avaliar tudo para que feche a suas finanças sempre no azul.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024