FGTS Consultar E Sacar O Saldo Veja O Passo A Passo:

Publicidade

Antes de mais nada, vale deixar claro que o FGTS se trata de um fundo criado pelo Governo Federal para amparar os trabalhadores brasileiros que perderam seus empregos. Por isso, o trabalhador tem acesso ao fundo de garantia em caso de demissão sem justa causa.
Publicidade

Porém, existem diversos outros tipos de situações onde o saldo disponível do FGTS fica liberado para saque do beneficiário. Vale lembrar, que todo mês o empregador depositar em uma conta com vínculo com o trabalhador 8% do valor do seu salário. Portanto, no post de hoje vamos se apresentar todos os dados para que você aprenda a consultar sacar o saldo do FGTS.

FGTS Consultar e Sacar o Saldo

Detalhes sobre o FGTS:

Sem dúvidas, o FGTS trata de um benefício que tem oferecido suporte aos trabalhadores em caso de demissão sem justa causa e alguns tipos de situações específicas a muitos anos. Desse modo, agora os trabalhadores podem sacar os valores de lucro do fundo de garantia. Vale lembrar, que o depósito vai ocorrer tanto em contas ativas quanto em inativas. Além disso, o beneficiário precisa ter saldo positivo em sua conta do FGTS até o dia 31 de dezembro do ano de 2020.

Publicidade

Como consultar o saldo de lucro do FGTS?

Em geral, uma das maiores dúvidas dos trabalhadores está ligada ao valor que vai receber com lucro do fundo de garantia. Sendo assim, todo processo de consulta para ter acesso aos valores pode ser feito de modo simples e prático. Veja seguir o passo a passo:

  • Primeiro, deve acessar um dos canais de consulta da Caixa. Ou seja, app do FGTS, internet Banking ou site oficial do banco.
  • Feito isso, deve acessar a sua conta junto à Caixa.
  • Em seguida, selecione a opção “extrato bancário”.
  • Por meio dessa função você vai ter acesso a todas as margens de lucro que vai receber do FGTS.
  • Mas, assim como já falamos o saque do FGTS não pode ser feito em qualquer instante. Por isso, você deve atender aos requisitos exigidos para fazer saque dos valores.

Quais as situações em que posso fazer saque do FGTS? 

  • 1- Rescisão de contrato de trabalho

O saque do FGTS fica liberado de modo imediato quando o trabalhador tem uma demissão sem justa causa. Além disso, o empregador deve pagar uma multa de 40% sobre o valor disponível no fundo de garantia.

  • 2- Aposentadoria

Sobretudo, aposentadoria também se trata de uma das situações em que o trabalhador tem a garantia e o direito de fazer saque total do FGTS. Contudo, existem algumas regras e o aposentado deve seguir para ter acesso ao saldo do fundo. Por isso, confira para que você possa fazer a retirada dos recursos disponíveis.

  • 3- Doenças graves

Nesse tipo de situação, também vai conseguir realizar o saque total do seu fundo de garantia. Mas, para isso é necessário que o titular da conta ou um de seus dependentes esteja em estado terminal por conta de doença grave, seja diagnosticado com câncer maligno ou tem uma infecção pelo vírus HIV.

FGTS Consultar e Sacar o Saldo

  • 4- Na compra de um imóvel próprio

O trabalhador também tem liberação do saldo disponível no FGTS na hora de comprar um imóvel próprio. Porém, também é possível retirar os recursos para fazer construções, financiamentos ou amortização de parcelas para quitar a dívida. No entanto, saiba que existem algumas regras definidas para ter acesso a retirada do saldo do FGTS. Então, não deixe de conferir cada uma delas de acordo com a sua situação para que possa sacar os recursos.

  • 5- Saque-aniversário do FGTS

Enfim, nesta opção não será possível sacar o valor total disponível no fundo de garantia. Além disso, o trabalhador pode fazer saque de parte de seu fundo apenas no mês de seu aniversário. Mas, ao aderir a esse tipo de recurso, ele perde o direito de receber o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Publicidade

Dessa forma, agora basta usar nossos dados a seu favor para que consulte e saque o saldo do seu FGTS de modo simples e prático. Afinal, ter a chance de fazer saque do fundo de garantia se trata de uma ótima vantagem para ajudar no orçamento. Então, não perca tempo e consulte o lucro do seu FGTS e faça seu saque!

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022