Grande parte das pessoas sonham em poder comprar o imóvel próprio. No entanto, sabemos que esse sonho muitas vezes se torna algo distante na vida de muitos brasileiros. Porém, existem algumas opções hoje em dia no mercado que podem te ajudar a realizar esse sonho com mais facilidade. Dentre essas opções estão os consórcios de imóveis. Por meio dele você paga um valor de parcelas todo mês a uma empresa administradora.
Dessa forma quando for sorteado vai ter acesso a uma carta de crédito para que consiga comprar um imóvel. Os consórcios é uma das opções mais simples e vantajosas para aqueles que desejam comprar um imóvel parcelado e ainda economizar. Mas, sabemos que existem muitas dúvidas sobre os consórcios de imóveis. Por isso separamos nesse artigo diversas informações para que conheça quais são as vantagens de fazer um consórcio de imóvel.
Vantagens de fazer um Consórcio de Imóvel
1-Não precisa pagar um valor como entrada
As pessoas que conhecem os financiamentos de imóveis, já sabem que os bancos exigem um valor de entrada para que consiga a aprovação da linha de crédito. Dessa forma, esse valor de entrada é cerca de 20% a 30% do valor total do imóvel que deseja comprar e deve ser pago á vista. No entanto, com os consórcios de imóveis não precisa pagar nenhum valor de entrada para começar a fazer parte de um grupo de consorciados.
Então, essa pode ser uma boa opção para as pessoas que não tem dinheiro para dar entrada em um financiamento ou não conseguem juntar os valores com facilidade. Isso porque, o interessado precisa apenas fechar o contrato com a empresa que administra o consórcio. Assim já vai começar a pagar o valor das parcelas sem ter que dar um valor de entrada.
2-As taxas dos consórcios são mais baixas
De modo geral, as taxas cobradas pelas empresas administradoras dos consórcios, ainda se tornam bem menores do que as taxas de juros dos financiam etos de imóveis feitos pelos bancos. Os consórcios de imóveis ainda podem ser uma boa alternativa para as pessoas que não possuem pressa para comprar um imóvel. Isso porque pagam apenas por uma taxa de administração para empresa que organiza o consócio. Isso faz com que o valor final pago pelo imóvel seja bem menor do que um financiamento.
No entanto, ainda assim precisa pesquisar por taxas em cada uma das empresas que administram consórcios. Isso porque possuem suas próprias regras para definir as taxas cobradas aos consorciados. Embora o valor ainda nos casos mais altos se torne mais baratos do que as taxas de juros para financiar um imóvel.
3- Pode usar um dinheiro guardado para fazer um lance em um consórcio
Caso tenha algum valor guardado, pode usar esse dinheiro para dar um lance no leilão do consórcio. Isso pode te ajudar a ter a sua carta de crédito para comprar o seu imóvel de forma mais rápida. Ou seja, sem que precise esperar por um sorteio mensal. Vale lembrar que os lances podem ser feitos todo mês assim como os sorteios. Quando conseguir dar o maior lance vai poder comprar o imóvel que desejar com a carta de crédito do consórcio. No entanto, caso faça um lance no leilão que não seja o ganhador. Saiba que não vai perder o seu dinheiro usado. A empresa devolve o dinheiro ou você pode usa-lo para adiantar o pagamento de algumas parcelas do consórcio.
- Dúvidas Frequentes Sobre Consórcios De Imóveis Veja As Respostas
- Consórcios e Financiamento De Imóveis - Veja e Compare
- Atendimento Para Consórcio De Imóvel Em Grandes Empresas
- Caixa Consórcios - Conheça e Saiba Como Solicitar!
- Consórcios da Sicredi - Confira Como Solicitar Uma Carta!
4- Você pode fazer um consórcio de imóvel mesmo com nome sujo
A situação de um consorciado é avaliada pela empresa que administra o consórcio apenas quando recebe a carta de crédito. Vale lembrar que seja por sorteio ou lance o processo de avaliação é o mesmo. Dessa forma, o consorciado pode usar esse tempo a seu favor para que consiga limpar o seu nome no mercado. De qualquer forma pode começar um consórcio de imóvel mesmo com nome sujo e iniciar os pagamentos das parcelas todo mês. Essa é uma boa opção para as pessoas que desejam comprar um imóvel, mas estão com nome sujo. Afinal os bancos não aprovação financiamentos de imóveis para quem não esteja sem restrições a crédito.
5-Saldo do FGTS liberado para uso no seu consórcio de imóvel
Os valores disponíveis no saldo do FGTS ficam liberados para uso dos consorciados que fazem um consórcio para compra de um imóvel. Dessa forma os valores do FGTS podem ser usados para dar lances pela carta de crédito em leilões mensais. Também para abater os valores de parcelas do consórcio que estejam atrasadas. Mas, não deixe de conferir todas as regras do uso do fundo de garantia nesse tipo de situação.