Confira As Principais Dúvidas Sobre Seguro De Imóvel

Publicidade

Sem dúvidas, fazer a compra de um imóvel é algo que envolve um planejamento muito grande, por se tratar de uma decisão como se fosse investimento. Isso porque, é bastante comum que o financiamento de imóvel comprometa uma boa parte da sua renda. Então, sobre o pouco dinheiro para arcar com custos imprevistos.
Publicidade

Desse modo, levando em conta sua situação, fazer um seguro residencial pode te ajudar a cobrir custos em diversos tipos de casos. por exemplo, em casos ditando os elétricos, incêndios, roupas e outros. porém, existem diversos outros tipos de dúvidas em relação a esse tipo de seguro. Sendo assim separamos neste artigo diversas informações para que confira as respostas das principais dúvidas sobre o seguro residencial.

Respostas das principais dúvidas sobre Seguro De Imóvel: 

Confira as Principais Dúvidas Sobre Seguro De Imóvel

Quando devo fazer um Seguro De Imóvel? 

Antes de mais nada, toda pessoa que possui um imóvel precisa de proteções o mais rápido possível. Além disso, contar com as proteções feitas por meio de um seguro pode ser essencial até mesmo para imóveis em regiões seguras. Isso porque, pode te oferecer garantia de cobertura em caso de gastos por danos elétricos, incêndios e diversos outros. Também, pode assegurar aparelhos do seu imóvel. Por exemplo, geladeira, micro-ondas, e outros.

Como escolher uma empresa para contratar um seguro?

Atualmente, existem várias opções de empresas na onde pode contratar o seu plano de seguro. Dessa forma, é bastante comum que as pessoas que desejam contratar esse tipo de serviço fiquem indecisos na hora de escolher uma seguradora. Nesses casos, é importante que você faça cotação de um seguro em pelo menos três empresas.

Afinal, apenas fazendo isso pode comparar todos os valores para saber a melhor proposta de onde deve contratar o seu seguro. Porém, o valor do seu seguro não deve ser o seu único foco para decidir a lugar que deseja contratar esse tipo de serviço. Afinal, precisa levar em conta todas as coberturas feitas por cada uma delas antes de assinar o seu contrato.

Apenas a cobertura básica serve para proteção do imóvel?

Publicidade

Tudo vai depender do tipo de cobertura básica feita pela seguradora. Hoje em dia, as coberturas básicas tendem garantir serviços em casos de explosões, queda de raio incêndios que podem afetar a sua casa. Mas, levando em conta o que você deseja proteger em sua casa, talvez deva pesquisar por alguns tipos de coberturas adicionais ao seu plano de seguro. Ou seja, serviços adicionais essenciais, levando em conta o que precisa.

Confira as Principais Dúvidas Sobre Seguro De Imóvel- Logotipo

Por exemplo, uma pessoa que possui a sua residência em uma região chuvosa, precisa ter um seguro em casos de alagamentos. Mas, nem sempre a empresa pode oferecer esse tipo de cobertura ainda mais para residências que estão em regiões que sofrem com esse tipo de situação com frequência. Por isso, nesses casos você deve procurar outra empresa que atenda aos serviços que procura.

Como acionar o Seguro Residencial? 

Em geral, todo processo para acionar o seu seguro pode ser feito de forma simples e prática. Isso porque, a partir do instante em que você assina contrato do seu seguro, recebe um cartão com telefone para onde devo ligar em caso de sinistro. Depois de ligar para esse telefone de contato, deve informar o seu nome completo, CPF, RG e o número da apólice que recebeu. No entanto, ainda pode acionar o seu seguro ligando para a corretora em que fechou negócio. Também existem algumas opções de acionar o seguro por meio de app da seguradora.

Vale lembrar, que não existe uma regra que obrigue que deve comprovar se o motivo do sinistro foi acidental ou não. Mas, a empresa empresa costuma enviar um técnico para fazer uma perícia no local. Sendo assim, antes que o laudo fique pronto, busque não fazer reparos os danos em seu imóvel para que não fique prejudicado.

Confira as Principais Dúvidas Sobre Seguro De Imóvel

Qual valor de um seguro para residência? 

De modo geral, não existe um valor fixo definido para contratar um seguro residencial. Por isso, bem possível que você encontre valores diferentes em cada uma das seguradoras. mas, os valores do seguro tendem a estar entre 0,1% a 0,3% do valor total do seu imóvel.

Cobertura para eletrodomésticos e eletrônicos deixa o valor do seguro mais caro? 

O seguro que conta com esse tipo de cobertura pode ficar com o valor mais alto. Além disso, caso a empresa avalie que a sua cassa possui bens com valor alto, o custo pelo seguro pode ser ainda maior. Embora não tenha uma regra fixa, podemos afirmar que o valor do seguro não costuma ficar tão alto com esse tipo de cobertura. Para definir esse valor a empresa leva em conta o valor do seu imóvel, local, e os bens assegurados. Além disso, caso contrate esses serviços, sempre que comprar um novo item, deve avisar a empresa por escrito para que não tenha nenhum tipo de problema quando precisar acionar o seu seguro.

Em casos de danos com imóvel do vizinho quem deve pagar a conta?

Os vazamentos são bastante comuns para as pessoas que moram em prédios. Assim, nesse tipo de situação é o contrato do seguro contratado que define quem deve pagar pelos danos e prejuízos. Saiba que o seguro é feito para cobrir gastos de sinistro independente de quem seja o causador do mesmo.

Publicidade

Então, nesses casos o seguro envia um técnico para fazer a vistoria e descobrir o responsável pelo problema. Dessa forma, caso seja comprovado que o vazamento veio do apartamento com seguro, a empresa cobre todos os gastos previstos no contrato do cliente. Mas, caso contrário é o vizinho quem deve pagar e não a empresa.

Em que casos do seguro pode se negar a cobrir os danos?

Sobretudo, deve saber que a empresa tem o direito de se negar a pagar por danos em alguns casos. Ou seja onde os danos foi resultado da estrutura de uma construção da casa. Por exemplo, um dano em um vidro instalado de modo incorreta antes de contratar o seguro, a obrigação não fica por parte da empresa. Sendo assim, quando laudo comprova que o dano causado foi culpa da construtora, e a seguradora pode se negar a pagar.

Quais são os tipos de danos mais cobertos pelo seguro?

Hoje em dia, o seguro residencial que cobre casos de furtos e roubos são os mais acionados em todo o país. Desse modo, não deixe de contratar uma apólice de seguro com esse tipo de cobertura. Vale lembrar, que o seguro para danos elétricos e privação temporária tender a ser os menos acionados.

O que devo fazer quando o seguro não atende e quero aciona-lo?  

Por fim, caso tenha entrado em contato com a seu seguro e não tenho obtido respostas saiba que precisa procurar pela SUSEP para fazer a sua reclamação sobre a situação. Dessa forma, esse órgão pode cobrar a seguradora para que ela se posicione. Além disso, caso não consiga resolver essa situação o órgão pode multar a empresa por não cumprir com o que estava no contrato.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022