Como Organizar Documentos Para Repassar Uma Moto Financiada

Publicidade

Atualmente, comprar uma moto que ainda não foi totalmente quitada de um financiamento já se tornou algo comum. Dessa maneira, nesse tipo de situação do atual dono precisa passar a moto para o comprador que vai assumir os pagamentos das parcelas que ainda restam pelo crédito. Vale lembrar, que existe alguns critérios a seguir para que esse tipo de compra. Por exemplo, o comprador precisa obter aprovação na análise de crédito feita pelo banco.
Publicidade

Apenas com esse resultado é que a transferências dos documentos pode acontecer. Além disso, antes de comprar uma moto financiada, o comprador deve entrar em contato com o dono atual. Então pode saber sobre toda a real situação da moto. De qualquer forma, todos esses processos podem deixar ambas as partes com dúvidas na hora de compra uma moto.

Antes de comprar uma moto já financiada o comprador precisa ter alguns dados sobre a moto. Isso é, revisões mecânicas, documentos, multas e assim por diante. Tudo isso precisa estar sob conhecimento do comprador antes que feche a compra. Afinal, precisa estar com a moto regularizada, caso haja algum tipo de débito vai precisar paga-las se o atual dono não for pagar. O melhor é comprar uma moto que esteja com todo processo regular para não ter que lidar com outros tipos de gastos no futuro.

Publicidade

É importante deixar claro que os documentos da moto precisa mudar apenas após o banco aprovar a linha de crédito para o comprador. Sendo assim, é preciso que separe alguns documentos usados nesse processo. Ou seja, documentos pessoais e da moto. Em seguida precisa ir até o DETRAN da cidade em que mora apresenta-los. Confira abaixo tudo sobre o assunto:

Quais são os documentos usados na transferência da moto?

Antes de mais nada, para conseguir fazer a transferência da moto financiada. Saiba que vai precisar dos dados da moto para que sejam transferidos para o nome do novo dono. Além disso, esse processo para regularizar a situação da moto pode ser feito tanto pelo comprador quanto pelo vendedor. Por isso, ambas as partes precisam apresentar alguns documentos que são obrigatórios para que a mudança da moto seja feita. Assim, vamos precisar preencher o  (CRV). Após receber a assinatura do comprador e do vendedor.

O documento precisa do registro em um cartório com cópias autenticadas para ambas as partes. Também, é preciso fazer o pagamento de uma taxa pela transferência da moto. Por isso, o comprovante dessa taxa precisa estar paga e deve ficar no processo.

Publicidade

Todos os documentos do novo dono da moto precisam ser apresentados com cópias para que a transferência seja feita. Por exemplo, RG, CNH, CPF e comprovante de residência. Porém, caso a compra feita por uma PJ, será preciso que apresente o CNPJ e o contrato social da empresa de forma obrigatória. Enfim, existem outros dois tipos de documentos essenciais para que a transferência da moto seja feita. Primeiro, o laudo de vistoria da moto. Em seguida duas cópias de formulário Renavam.

Organizar Documentos Para Repassar Uma Moto Financiada

Onde emitir um novo documento da moto? 

Depois de reunir todos os documentos e comprovantes de pagamento, junto com a vistoria da moto. O novo dono da moto precisa se deslocar até uma unidade do DETRAN. Assim, ele vai ter que solicitar os novos documentos da sua moto já atualizados em seu nome. Vale lembrar, que em alguns dias ele pode voltar até o DETRAN para retirar o novo documento de sua moto.

Publicidade

Vale deixar claro, que após receber aprovação de crédito por parte do banco. Todo processo par regular os documentos da moto precisam ser feito dentro de 30 dias no DETRAN. Isso porque, caso esse processo não fique regular dentro do prazo. O DETRAN pode aplicar algumas multas na hora sobre o dono da moto. Isso porque, as motos não podem circular quando a documentação está em situação irregular. Se trata de uma infração que pode gerar uma multa para o dono da moto. Então, fique atento para não perder os prazos escolhidos para deixar regular os documentos de sua motocicleta.

 

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022