Financiamento De Imóvel - Confira Todas As Informações!

Publicidade

Comprar um imóvel hoje e dia exige que o interessado passe por diversos tipos de etapas para que consiga fechar um bom negócio. Dentre elas, uma das mais importantes é fazer uma pesquisa sobre as linhas de crédito para esse tipo de compra. De modo geral, os financiamentos e consórcios tendem ser as melhores opções. No entanto, grande parte das pessoas costuma optar pelo financiamento de imóvel. Desse modo, conhecer todas as regras sobre esse tipo de crédito antes de ir ao banco pedir uma aprovação é melhor caminho.
Publicidade

Tenha em mente que optar por um financiamento de imóvel faz com que tenha uma quantia para comprar a casa que deseja de forma mais rápida. Mas, já o consórcio, o cliente precisam esperar para fazer a compra do imóvel.

Financiamento de Imóvel

Como funciona o financiamento de imóvel?

Em geral, o financiamento de imóvel é uma forma de empréstimo. Onde o cliente pega um valor com um banco para fazer a compra de um apartamento, sala comercial ou casa. O banco realiza os pagamentos dos valores á vista para o dono do imóvel. Por usa vez o cliente precisa assumir o pagamento de parcelas para o banco pelo valor do crédito. Vale lembrar que o cliente deve dar um valor de entrada e assumir as parcelas do restante do valor pelo imóvel comprado. Além disso, todas as opções de financiamento fazem a cobrança de taxas de juros sobre o valor das parcelas paga ao mês.

Publicidade

Por isso o cliente precisa saber que além do valor do imóvel ainda vai ter que pagar pelas taxas de juros cobradas pelo banco pelos valores que foram emprestados. Afinal, essa é a forma do banco sair ganhando sobre esse tipo de operação de crédito. No entanto, grande parte das pessoas não levam em consideração as taxas de juros do financiamento. Em geral isso se deve ao fato de os prazos de pagamento serem bastante extensos. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal oferece prazos de pagamento de até 420 meses (35 anos) para liquidar o valor total da dívida com o banco.

Afinal, vale a pena fazer um financiamento de imóvel?

Antes de mais nada, ao decidir fazer um financiamento de imóvel, uma pessoa consegue ter mais tempo para quitar o valor total do imóvel que comprou. Além disso, todo o valor pelo dinheiro do crédito pode ser pago em parcelas durante um longo tempo. Dessa forma, as pessoas que estão morando de aluguel e tem dinheiro disponível para usar como entrada. Devem considerar que podem usar o dinheiro como entrada para investir em um imóvel. Caso não consiga fazer os pagamentos da dívida do financiamento, ainda pode vender o imóvel. Ou seja, isso faz com que você recupere o dinheiro que foi gasto. Mas, quem mora de aluguel não possui essa opção, uma vez que o pagamento mensal não for feito o mesmo e despejado. Também, o aluguel não permite que você tenha de volta todo o dinheiro que gastou.

Publicidade

Porém, tem em mente que nem sempre trocar um aluguel por um financiamento pode ser algo que vale a pena. Isso porque, vamos imaginar que você pague uma parcela muito barata ou morre junto a família sem ter nenhum tipo de gasto. O melhor caminho será economizar para ter um valor maior para ser usado em um financiamento com taxas mais baratas. Afinal, quanto maior o valor usado como entrada em um financiamento. Menores serão as taxas de juros aplicada pelo crédito e o valor das parcelas. Mas, é importante que você faça comparações para escolher entre um financiamento ou um aluguel. Assim pode definir qual das duas opções realmente vale a pena em sua vida.

Financiamento de Imóvel

Como fazer um financiamento de imóvel?

Depois de encontrar um imóvel que você deseja comprar. É necessário que você vá em alguns bancos para realizar uma simulação e também obter uma pré-aprovação do crédito para compra do imóvel que deseja. Nossa dica, é que você pesquise o financiamento em diversos tipos de bancos. Isso porque, cada banco possui o seu próprio critério para definir as taxas de juros. Por isso você pode encontrar uma grande variação sobre as taxas e prazos oferecidos. Além disso, quanto maior a taxa de juro cobrada, maior será o valor da parcela que deve pagar todo mês.

Sendo assim, comparar as taxas de juros para fechar uma contratação de financiamento de imóvel mais barata é o melhor caminho a se seguir. Também, você não pode se esquecer de alguns gastos com documentos de móveis e encargos que são cobrados pelos bancos neste processo. Então, leve eles em consideração na hora de calcular a contratação de um financiamento.

Quais são os tipos de financiamento de imóvel?

Basicamente, existem duas formas únicas de fazer um financiamento hoje em dia. Primeiramente por meio da tabela Price, onde os valores das parcelas são fixos. E também por meio do SAC onde o valor das parcelas diminuem ao longo dos anos. Porém, existem bancos que usam as duas opções em outros bancos que aceitam apenas uma. Dessa forma, mais uma vez uma simulação de financiamento em diversos bancos pode te ajudar a identificar melhor essas opções.

Publicidade

Vale lembrar que você precisa analisar a opção segundo o seu orçamento para não ser prejudicado na contratação de um financiamento de imóvel. Além disso, independentemente de qual seja a forma de pagamento. Todas as parcelas são corrigidas por meio das taxas de inflação. Ou seja, os valores sofrer reajustes todos os anos. Então, veja no contrato quais são todas as taxas e datas que sofre reajuste para que você não seja surpreendido.

De que forma é feito cálculo de um financiamento de imóvel?

Os valores totais que são liberados pelo banco são calculados de acordo com preço do imóvel que você deseja comprar. Também, é levado em consideração se é um imóvel usado ou novo. Além disso, a renda do comprador e a cidade também podem interferir nesse cálculo. Mas, todas as parcelas são calculadas de acordo com prazo de pagamento escolhido e também o tipo de financiamento. Ou seja, se o cliente escolheu pelo Price ou SAC.

Financiamento de Imóvel

Como funciona a entrada do financiamento de imóveis?

Tem em mente que todos os financiamentos de imóveis exigem que os clientes façam um pagamento de uma parte do valor total do imóvel. Esses valores são popularmente conhecidos como entrada. Os bancos costumam exigir pelo menos 10% do valor total do imóvel como entrada. No entanto, para que você não fique surpreendido de forma desagradável. O melhor a se fazer é fazer uma simulação ou se informar desses detalhes no banco em que você deseja financiar o seu imóvel. Vale lembrar, que cada banco possui suas próprias regras. Por isso a taxa exigida como entrada pode ser maior ou menor dependendo de cada instituição.

É possível usar o FGTS para financiar imóveis?

As pessoas que trabalharam pelo menos três anos com carteira assinada. Podem usar o dinheiro do FGTS como entrada em um financiamento de imóvel. Mas, para isso você deve consultar o banco em que deseja fazer o crédito para ter acesso a mais informações.

O que fazer quando a simulação do financiamento de imóvel não cabe no orçamento?

Embora muitas pessoas não acreditem essa situação é extremamente comum. Por isso, nesse tipo de situação existem dois caminhos para seguir. Primeiro, o interessado pode esperar para que tenha uma quantidade em dinheiro maior para ser usado como entrada. Depois, também é possível procurar um imóvel que esteja em um valor mais barato.

Como pedir um financiamento de imóvel?

Caso você já tenha todo dinheiro disponível para entrada. Saiba que você precisa escolher o banco onde deseja financiar esse móvel. Vale lembrar que todos os bancos cobram taxas de juros em financiamentos. Mas, as taxas podem mudar de acordo com cada instituição. As taxas de juros mais altas podem fazer com que o valor pago no final do seu financiamento seja muito maior. Por isso, torna-se essencial que você pesquise taxas de juros em ao menos três bancos para analisar as condições oferecidas.

Em seguida, depois de ter escolhido o banco que deseja financiar o seu imóvel. O banco vai solicitar algumas informações para realizar uma análise de crédito para aprovar ou não o financiamento. Durante esse processo o banco pesquisa se você está com restrições no seu nome. Por isso, pessoas que estão com nome sujo não conseguem obter essa aprovação por parte do banco. Caso você receba aprovação nesse processo você pode oferecer o valor da sua entrada e financiar o restante do imóvel com banco. Sem dúvidas, uma das maiores vantagens desse processo é que você pode mudar para sua o imóvel novo e deixar de pagar aluguel.

Quais são os prazos de um financiamento de imóvel?

Primeiramente, saiba que os prazos podem mudar de acordo com banco de você decide financiar o seu imóvel. Mas, é possível parcelar o valor do imóvel em até 35 anos. Porém, quanto mais velho fora o cliente que está pedindo empréstimo menor será o tempo permitido para que ele pague o financiamento.

Quais são os gastos quando se compra um imóvel?

1- Documentação

Ao comprar o seu imóvel, saiba que você precisa ter a propriedade comprovada em uma escritura e o registro em seu nome. No entanto, ao financiar a sua casa o contrato com o banco pode servir como uma escritura. No entanto o registro precisa ser feito em um cartório. Também será necessário que você pague por uma taxa de ITBI. Essa é uma taxa cobrada pela prefeitura que corresponde a 2% do valor total do seu imóvel.

2- IPTU

Agora, como o dono do imóvel você precisa arcar com alguns custos. Por exemplo, o IPTU cobrado por parte da prefeitura todos os anos. Além disso, quando comprar um imóvel você deve ir até a prefeitura para alterar o IPTU para que fique em seu nome. Caso você não faça isso você pode ter alguns problemas futuramente. Quando comprar o imóvel você também precisa ficar atento para não o pegar com algum atraso dos impostos. Isso pode fazer com que você tenha que colocar tudo em dia após a compra.

3- Mudança

Por fim, as pessoas que não conseguem fazer o transporte sozinhas. Necessitam realizar o pagamento por um serviço de uma empresa que realiza mudança. Dessa forma os valores mudam de acordo com a quantidade de objetos e a distância. Então não deixe de levar em consideração esse tipo de gasto e pesquise as melhores opções para o seu bolso.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022