Consórcio De Motos Confira As Repostas Para As Principais Dúvidas

Publicidade

Atualmente, quem deseja comprar uma moto, pode contar com os consórcios para comprar esse bem. Além disso, pode contar com parcelas mais baratas e não precisa dar entrada como nos financiamentos de bancos. Dessa forma, os Consórcio de Motos contam apenas com taxas de administração, que são bem mais baixas do que os juros aplicados por bancos. Então, os consorciados, participam todo mês de um sorteio para receber a carta de crédito. Contudo, caso não queiram esperar pelo sorteio, podem fazer lances para obter a carta de crédito mais rápido. No entanto, ainda que os consórcios de motos sejam comuns, muitas pessoas ainda possuem algumas dúvidas sobre o assunto.
Publicidade

Repostas das principais dúvidas sobre Consórcio de Motos:

Consórcio de Motos

Afinal, como funciona o Consórcio de Moto? 

De modo geral, uma empresa que fica responsável por administrar os consórcios de moto abre um grupo de pessoas com intuito em comum de fazer a compra de uma moto. Dessa forma, após cada um dos membros comprar uma cota e o grupo for formado. Cada um deles precisa pagar o valor das parcelas todo mês para a empresa. Assim, a empresa organiza todo dinheiro para fazer o sorteio de pelo menos um dos membros do grupo.

Publicidade

Então, aquele que for sorteado recebe a carta de crédito para comprar a moto que deseja. Vale lembrar, que a carta de crédito permite que o cliente faça a compra da sua moto dentro do valor que foi definido em seu contrato. Além disso, mesmo após receber a carta de crédito o consorciado ainda deve continuar fazendo os pagamentos de suas parcelas até que todos sejam contemplados.

Qual é o tempo de duração dos consórcios?

Antes de mais nada, precisa saber que o tempo de um consórcio vai depender de inúmeros fatores. Porém, os consórcios de motos costumam durar em média de dois a seis anos. Mas, devido ao fato de receber a carta de crédito apenas por meio de sorteio. É possível que alguns dos consorciados sejam os últimos a receber o valor para fazer a compra de sua moto. Isso se torna um dos pontos ruins desse tipo de compra. Mas, os interessados podem fazer um lance para que consiga a carta de crédito mais rápido.

O que devo fazer para entrar em um grupo de consórcio?

Para que você consiga contratar uma cota de consórcio deve buscar por uma empresa que administra esse tipo de serviço. Desse modo, precisamos deixar claro que apenas empresas que possuem autorização do Banco Central podem oferecer esse tipo de produto. Assim, elas reúnem pessoas em um grupo onde o intuito principal é comprar uma moto. Atualmente, podemos encontrar no mercado diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Por exemplo, Rodobens, Yamaha, Honda, entre outras. Quando estiver em busca de uma empresa para contratar um plano de consórcio de moto. Tenha em mente que precisa levar em conta as taxas, prazos, valor da carta de crédito e outros fatores para que feche um bom negócio.

Consórcio de Motos

Como é pago as parcelas do consórcio?

Após fazer a contratação de uma cota de consórcio e estar em um grupo de consorciados. A empresa que administra o consórcio envia para sua residência os boletos para pagar suas parcelas todo mês. Também, nesses boletos estarão todos os dados sobre os últimos sorteados que receberam a carta de crédito no seu grupo de consórcio.

Consórcio de moto tem taxa de juros?

É bastante comum que as pessoas saibam que os financiamentos cobram taxa de juros aplicados pelos bancos. Porém, os consórcios de motos não possuem taxas de juros. Isso porque, única taxa que precisa pagar é uma de administração para empresa que organiza o consórcio. Mas, saiba que essa taxa costuma ser bem mais baixa do que os juros cobrados em outros produtos financiamentos.

Publicidade

Além disso, a taxa de administração dos consórcios de motos pode sofrer alterações todo ano. Afinal, grande parte dos modelos de moto podem ficar mais baratas ou caras com tempo, e isso pode influenciar no valor das parcelas pagas por você no seu consórcio.

O que preciso fazer para receber a carta de crédito do consórcio?

Primeiramente, saiba que existem duas formas de obter a contemplação da carta de crédito nos consórcios de moto. Isso é, por meio do sorteio feito todo mês ou então por meio de lances de leilões fetos pela administradora. Sendo assim, nesse tipo de caso o consorciado preciso oferecer um valor de lance. O maior valor oferecido é o ganhador e pode ter a carta de crédito para fazer a compra da moto. Vale lembrar, que se o lance feito por você seja ganhador, o valor usado será para abater o valor de suas parcelas restantes no consórcio.

Quantos sorteios são feitos por mês nos consórcios? 

O número exato de sorteios feitas pelas administradoras podem variar de acordo com cada instituição. Além disso, a quantidade de membros de um grupo de consorciados também pode interferir nesse cálculo. Por isso busque levar em consideração esses fatos para saber quantos sorteios serão feitos por mês.

O que acontece quando o cliente não consegue o pagar o valor das parcelas? 

Os consorciados que não conseguem pagar em dia o valor de suas parcelas terão que lidar com as taxas de juros e multas cobradas por atraso. Além disso, caso não pague a parcela pode acabar sendo excluído do seu grupo. Nesses casos, terá que esperar até que o consórcio se encerre de modo total para que consiga receber o seu dinheiro de volta.

Publicidade

Também, esses valores serão reembolsados com o desconto das parcelas que ficaram em atraso. Saiba, que o seu contrato de aquisição de cotas de consórcio possui um termo de multa para esses casos. Sendo assim, o melhor a se fazer é tentar pagar as parcelas em dia para não ficar nesse tipo de situação.

Posso usar a carta de crédito para comprar moto usada?

Grande parte das cartas de crédito do consórcio permitir que o consorciado faça compra de um item que esteja dentro da sua categoria. Por isso, você pode fazer a compra de uma moto usada. No entanto, é importante que você preste atenção sobre o tempo de fabricação dessa moto. Afinal, a maioria das administradoras possui termos no contrato para esse tipo de compra onde existe um limite para o tempo de fabricação da moto.

O que preciso saber antes de contratar um consórcio de moto?

Por fim, caso você deseje contratar um consórcio de moto deve avaliar o valor da carta de crédito. Em seguida, preciso levar em conta a taxa cobrada pela empresa, prazos, condições e todos os detalhes do seu contrato. Vale lembrar, que as taxas cobradas podem deixar o valor pago no final do seu consórcio mais alto. Por isso, faça uma pesquisa para que encontre administradoras com taxas que cabem dentro do seu orçamento.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022