Principais Dúvidas Sobre Consórcios De Imóveis - Confira As Respostas

Publicidade

Podemos afirmar, que quase todo mundo sonha em comprar a casa própria. Contudo, fazer a compra de um imóvel á vista é uma opção distante da realidade de grande parte das pessoas. Por isso, existem outras opções de tornar a compra da casa própria em realidade de forma mais fácil.
Publicidade

Por exemplo, os consórcios de imóveis para que possa comprar uma casa com taxas baixas e parcelada. Em geral, nos consórcios um grupo de pessoas se reúnem com o único propósito de comprar um imóvel.  Dessa forma pagam por parcelas todo mês para a empresa administradora. Porém, existem diversos tipos de dúvidas quando o assunto é consórcios de imóveis.

Principais dúvidas sobre consórcios de imóveis

1-De que forma funciona o consórcio de imóveis?

De modo geral, um grupo de pessoas se reúne para que consigam comprar um imóvel. Dessa forma, cada um faz o pagamento de parcelas ao mês para a empresa que administra o consórcio. Ou seja, a empresa que fica responsável por fazer todo o gerenciamento do dinheiro. Assim, quando o valor das parcelas alcança um determinado valor um dos participantes fica sorteado para receber os valores e conseguir comprar o imóvel que deseja. Vale lembrar que os consórcios de imóveis podem durar entre 10 a 15 anos. Sendo assim, é possível que receba o dinheiro no começa ou que tenha que esperar vários anos para que consiga comprar a casa com os valores. Então, se torna uma boa opção para as pessoas que não estão com pressa de ter acesso aos recursos e comprar uma casa.

2-Como posso entrar em um consórcio de imóvel?

Para que consiga fazer parte de um consórcio, você deve procurar por uma empresa administradora. Isso porque, apenas essa empresa é quem pode reunir as pessoas que desejam comprar um imóvel para montar o grupo de consorciados. Dessa forma, após atingir a quantidade mínima de pessoas, o consórcio se inicia. Porém, antes de entrar, orientamos que busque saber o valor das parcelas para comprar o imóvel que realmente deseja.

3-Como pagar as parcelas do consórcio?

Publicidade

A empresa que administra o consórcio  faz a cobrança de cada um dos membros do grupo de consorciados todo mês. Assim, a empresa faz o envio de um boleto com todos os dados sobre o consórcio de imóvel. Por exemplo, quantas pessoas foram sorteadas no último mês e os valores que devem ficar pagos no mês atual.

4- Consórcios de imóveis tem taxas de juros sobre as parcelas?

Primeiro, as taxas que são cobradas em consórcios de imóveis não são as mesmas que são aplicadas em financiamentos. Isso porque, o consorciado vai ter apenas que pagar por uma taxa de administração para a empresa onde contratou o serviço. Sendo assim, o valor das parcelas deve sofrem um único reajuste ao ano, devido a diversos fatores. Mas essas taxas ainda costumam estar bem mais baixas do que os juros cobrados pelos bancos em financiamentos de imóveis.

Principais Dúvidas Sobre Consórcios De Imóveis - Confira As Respostas

5- Como obter contemplação do consórcio?

Em geral existem apenas dois caminhos para que consiga receber o valor para comprar o seu imóvel. Ou seja, por meio do sorteio mensal feito pela empresa que administra. E também por meio de lances. Assim, no leilão feito pela empresa, o consorciado que oferecer o maior valor como lance recebe a carta de crédito para conseguir fazer a compra de sua casa.

6-Caso o meu lance não seja o mais alto eu vou perder meu dinheiro?

Todo o dinheiro usado como lance é devolvido para o consorciado quando o mesmo não possui o lance ganhador. Assim pode ter o dinheiro de volta ou usá-lo para quitar as próximas parcelas do seu consórcio de imóvel.

Publicidade

7-Quantos sorteios são feitos todo mês?

A quantidade de sorteios feitos ao mês vai depender da empresa que administra o consórcio. Isso porque cada uma das empresas possuem as suas próprias regras. Vale lembrar que a quantidade de participantes de um consórcio pode mudar de acordo com cada empresa. No entanto, quanto maior a quantidade de pessoas, mais dinheiro arrecadado para que os consorciados consigam comprar o imóvel.

8-Após o sorteio ainda preciso pagar as parcelas do consórcio?

É importante deixar claro que independente de ser sorteado deve continuar fazendo o pagamento das parcelas. Isso até que todas as pessoas do seu grupo consigam comprar o imóvel. Afinal nesse momento o consórcio vai acabar.

Principais Dúvidas Sobre Consórcios De Imóveis - Confira As Respostas

9- O que acontece quando se atrasa o pagamento das parcelas?

Nesse tipo de situação vai ter que lidar com cobrança de multa e taxas de juros. Assim todos esses valores devem ser pagos até o próximo sorteio. No entanto, caso atrase muitas parcelas pode acabar tendo que lidar com situações ainda mais ruins. Por exemplo acabar sendo excluído do grupo de consorciados. Além disso, as pessoas que já foram sorteadas e deixaram de pagar as parcelas também podem acabar sendo processadas na justiça. Afinal a empresa que administra pode entrar com um processo e pedir a apreensão do imóvel comprado com o valor do consórcio.

10-O que devo fazer quando não conseguir mais pagar o consórcio de imóvel?

Caso esteja nesse tipo de situação e saber que não vai dar mais conta de pagar as parcelas, saiba que existem três caminhos a se seguir. Primeiro, passar seu lugar no consórcio para outra pessoa, onde vai vender a sua cota. Segundo, deve procurar outro tipo de bem sorteador pela empresa para que o valor das parcelas fique mais baratas. E terceiro, pedir a empresa sua saída do grupo de consorciados. Vale lembrar que nesses casos vai ter eu pagar uma multa e esperar ser sorteado para receber o dinheiro das parcelas que já foram pagas por você.

11- A carta de crédito é recebida em dinheiro?

Quando um consorciado fica sorteado ele deve escolher o imóvel que deseja comprar e informar a empresa que administra o consórcio. Por isso ele não recebe os valores da carta de crédito em dinheiro para fazer a compra. Afinal vai ser a empresa que vai fazer todo o processo de compra do imóvel desejado. Ou seja, o dinheiro da carta de crédito é usado apenas para comprar o imóvel.

12-Posso comprar outro bem com a carta de crédito?

Você pode escolher outro bem para comprar com a carta de crédito desde que não saia da mesma categoria que o seu consórcio. Por exemplo, caso tenha contratado um consórcio habitacional, você pode comprar uma casa usada, nova, terreno, apartamento e assim por diante.

13- O que devo fazer quando desejo comprar um imóvel com preço diferente da minha carta de crédito?

Caso o valor do imóvel que deseja comprar seja mais barato, pode usar o restante do valor para quitar as parcelas do consórcio. Mas também pode usar o dinheiro para pagar o registro do seu imóvel ou IPTU. No entanto, se o valor for mais caro, pode usar o valor de sua carta de crédito e complementar com seu dinheiro, para que consiga fazer a compra do imóvel em questão.

14-Qual prazo máximo para comprar um imóvel após o sorteio?

Em geral, o consorciado tem até o fim do prazo do consórcio para comprar o imóvel que deseja. Além disso, caso fique sorteado e não queira comprar o imóvel no mesmo momento, a empresa deve depositar a carta de crédito em uma poupança. Vale lembrar que é essencial pesquisar bem para que consiga fechar um bom negócio na hora de comprar um imóvel.

15- Tive meu imóvel atingido por uma enchente, ainda tenho que continuar pagando pelo consórcio?

Mesmo neste tipo de situação ainda vai ter que pagar pelo seu consórcio. No entanto, orientamos que faça o seguro residencial para esse tipo de imprevisto em sua vida. Contudo os consórcios não incluem nenhum tipo de seguro em seus planos.

Publicidade

16- Como saber de a empresa administradora do consórcio é confiável?

Antes de mais nada a empresa precisa ter uma autorização do Banco Central para que esteja funcionando. Uma boa dica é avaliar a qualidade de atendimento da administradora. Em seguida basta conferir com o Banco Central que se trata de uma empresa de confiança e segurança e que segue todas as regras do banco.

17- Quais tipos de imóveis posso comprar com o consórcio?

Enfim, você pode comprar qualquer tipo de imóvel desde que esteja com documentação em dia e legalizada. Sendo assim, pode comprar terreno, casas usadas e novas, apartamentos quando receber a sua carta de crédito. No entanto, antes de fechar contrato confirme com a empresa administradora se existe algum tipo de restrição.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022