Descubra Qual A Melhor Hora De Fazer O Seu Consórcio De Imóvel

Publicidade

Hoje em dia, conseguir comprar um imóvel á vista é algo bastante difícil para muita gente. Por isso, podemos encontrar no mercado atual algumas opções para fazer esse tipo de compra de forma mais fácil. Então pode tornar o sonho da casa própria em realidade. Desse modo uma das opções disponíveis atualmente é os consórcios de imóveis. Por meio deles cada vez mais pessoas estão se tornando consorciados para fazer a compra de um imóvel próprio.
Publicidade

Porém, optar por um consórcio é uma escolha que deve ser feita com cautela e de acordo com sua vida financeira. Por isso as pessoas que estão pensando em fazer parte de um consórcio de imóveis deve ficar por dentro de alguns detalhes para que faça a melhor contratação.

Qual a melhor hora para fazer um consórcio de imóvel?

Descubra Qual a Melhor Hora De Fazer o Seu Consórcio De Imóvel

1-Quando não tiver o dinheiro de entrada para um financiamento

De modo geral, grande parte dos bancos que financiam imóveis exigem que seja dado um valor como entrada. Além disso esse valor precisa ser dado á vista e pode chegar a ser entre 20% a 30% do valor total do imóvel. No entanto, sabemos que nem sempre as pessoas conseguem ter esse dinheiro para financiar uma casa. Então, apenas suas opções podem ser escolhidas nessas situações. Primeiro esperar e guardar mais dinheiro para pedir o financiamento mais uma vez ou optar por um consórcio de imóvel.

Publicidade

Os consórcios não exigem nenhum valor como entrada. Nele o consorciado deve pagar valores mensais referentes as parcelas o que faz com que não precise se preocupar em juntar dinheiro para comprar o imóvel desejado. De qualquer forma, quando não se tem dinheiro para comprar um imóvel os consórcios podem ser as melhores opções para iniciar os planos de tornar realidade o sonho da casa própria.

2- Se não tiver pressa em comprar o seu imóvel

As pessoas que entram em um consórcio de imóvel precisam esperar os sorteios feitos todo mês até que consiga obter a carta de crédito. Mas também pode fazer lances para obter a carta de crédito de forma mais rápida. Vale lembrar, que nos consórcios de imóveis o consorciado acaba pagando por diversas parcelas sem que de fato esteja morando no imóvel. Por isso as pessoas que precisam comprar um imóvel com urgência devem recorrer aos financiamentos.

Afinal apenas quando for sorteado é que o consorciado vai ter a carta de crédito para comprar o seu imóvel e isso não acontece de forma imediata. Ou seja, uma grande incerteza, onde pode ser um dos primeiros ou um dos últimos a receber a carta de crédito. Até porque todo processo como já falamos é feito por meio de um sorteio mensal. No entanto, as pessoas que não estão com pressa de se mudar para o imóvel podem optar pelos consórcios. Isso porque podem ter acesso a taxas mais baratas do que as encontradas nos financiamentos de bancos. Desse modo vai acabar pagando menos por comprar um imóvel de consórcio do que comprar um de financiamento.

Descubra Qual a Melhor Hora De Fazer o Seu Consórcio De Imóvel

3- Caso tenha economias para oferecer em um lance do leilão do consórcio

As pessoas que tem economias guardadas que não foram suficientes para fazer um financiamento. Também podem usar esse dinheiro em um consórcio de imóvel. Isso porque pode oferecer um lance para levar a carta de crédito com mais rapidez. Embora os valores não sejam suficientes para financiar uma casa, podem ser os valores que faça com que consiga a sua carta de crédito e compre o imóvel que deseja.

4- FGTS disponível para uso nos consórcios de imóveis

Todos os trabalhadores que já atuaram no mercado de trabalho com carteira assinada a mais de três anos podem ter acesso ao saldo do FGTS para usar no consórcio de imóvel. Vale lembrar que os valores devem ficar liberados para uso apenas para oferecer como lance e para quitar até três parcelas que estejam atrasadas. Isso pode fazer com que consiga a carta de crédito mais rápido para comprar o seu imóvel. Mas também pode te ajudar como um alivio com os pagamentos das parcelas mensais do consórcio de imóvel.

5- Caso esteja com nome sujo e não possa comprovar renda

As pessoas que não podem comprovar renda como trabalhadores autônomos e também as pessoas que estão com nome sujo não conseguem aprovação de um financiamento de imóvel. Nesses casos os consórcios podem ser uma das melhores alternativas. Isso porque as empresas que administram o consórcio de imóveis não fazem análise de crédito na hora de vender uma cota. E esse tipo de avaliação também não é feita quando o consorciado tem acesso a sua carta de crédito para comprar um imóvel.

6-As pessoas que não conseguem guardar dinheiro

Nem sempre guardar dinheiro é uma tarefa fácil para algumas pessoas. Por isso, nesses casos os consórcios também podem ser uma boa opção. Isso porque nele uma pessoa vai assumir o compromisso de pagar parcelas todo mês para comprar o seu imóvel. Ainda que os consórcios sejam mais demorados que os financiamentos, não deixa de ser uma espécie de investimento e poupança para que consiga comprar sua casa própria. Dessa forma, quando perceber foi sorteado e pode terá acesso a carta de crédito para comprar o imóvel que deseja.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024