Moto Usada - Confira Se Realmente Vale A Pena Comprar

Publicidade

Hoje em dia, deixar de comprar uma moto nova pode ser uma boa opção para muitas pessoas. Contudo, comprar uma moto usada exige que o comprador cheque todos os detalhes para que não saia no prejuízo futuramente. Dessa forma, para começar o melhor a se fazer é comparar o valor da moto que deseja comprar com motos usadas. Também vai precisar de uma avaliação de um mecânico para ter certeza que não existe nenhum tipo de problema com a moto.
Publicidade

As informações da documentação da moto precisam da atenção de quem deseja comprar uma moto usada. De qualquer forma é essencial estar atento a alguns pontos para fechar uma boa compra. Sendo assim, aqui você terá acesso a dicas para comprar uma moto usada.

Quais são as dicas para comprar uma moto usada?

Moto Usada

1-Busque fazer uma pesquisa de valores na internet

Antes de mais nada, fazer uma boa pesquisa sobre os valores dos modelos de moto que deseja comprar é o melhor caminho. Além disso, a internet pode te ajudar para que consiga ver se a moto está com um valor alto ou baixo. Uma boa alternativa para obter essas informações é fazendo uma pesquisa desses dados na Tabela Fipe. Isso porque, com ela pode ver os preços em média de cada veículo em todo Brasil. A consulta pode ser feita online e de forma gratuita.

2-Procure dados sobre a revendedora

Publicidade

Caso a moto que deseja comprar esteja a venda em uma loja que não conhece. É importante que avalie se existe algumas queixas de antigos clientes. Para que consiga esse tipo de informação pode usar os sites de defesa ao consumidor. Por exemplo o Reclame Aqui. Sem dúvidas, os dados por meio desse site podem te ajudar a ter certeza que está lidando ou não com uma empresa de confiança e segurança. No entanto, caso a moto esteja sendo vendida pelo atual dono, o melhor a se fazer é realizar uma consulta da situação da moto no DETRAN. Assim pode perguntar sobre todas as informações de documentos e revisões da moto para avaliar se é realmente um bom negócio.

3-Peça um mecânico para avaliar a moto

Sem dúvidas, os mecânicos são essenciais na hora de comprar uma moto usada. Isso porque, apenas eles podem checar se a moto já sofreu algum tipo de perda ou está com o motor prejudicado. Também é importante verificar o número do chassi para ter certeza que não houve nenhum tipo de alteração. Vale lembrar que a ajuda de um mecânico profissional pode te ajudar a encontrar possíveis danos e problemas na moto. Desse moto pode evitar fazer com que os riscos de cair em uma cilada com uma moto ruim diminuam significantemente.

Moto Usada

4- De uma volta na moto

Peça para dar uma volta com a moto para verificar se existe algum tipo de barulho diferente. Também para que consiga avaliar como está a situação das rodas, freio e suspensão. É essencial que pergunte se a moto que está à venda já teve algum tipo de peça trocada antes que faça a compra.

5-Faça uma consulta do histórico da moto no site do DETRAN

Para que consiga fazer esse tipo de consulta vai precisar do Renavam e placa da moto que deseja comprar. Vale lembrar que esse tipo de consulta é muito importante para que consiga ver se a moto possui algum tipo de multa pendente ou outros tipos de débitos. Também para que tenha certeza de que a moto não está alienada a algum banco.

6-Avalie se a documentação da moto está em dia

Publicidade

Nessa etapa precisa avaliar se o IPVA e o DPVAT já foram pagos de forma adequada. Além disso o licenciamento também precisa estar em dia. Caso os valores estejam pendentes precisa ter conhecimento. Isso porque vai precisar de mais dinheiro para lidar com os custos desses valores cobrados.

7- Tenha calma!

Por fim, caso decida comprar a moto de um vendedor particular, orientamos que não antecipe nenhum tipo de pagamento para garantir a compra da moto. Afinal, a melhor hora para pagar os valores da moto são em um cartório. Isso porque, nesse momento já vai ter assinado todos os documentos e reconhecido firma pela compra da moto. Então tenha calma e não se precipite para evitar prejuízos.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022