Confira Qual A Melhor Opção Consórcio Ou Financiamento De Carro

Publicidade

De modo geral, as pessoas que desejam comprar um carro parcelado por não ter o valor da compra á vista, podem recorrer apenas a duas opções. Ou seja, os consórcios de veículos ou os financiamentos. No entanto, para escolher entre essas opções o interessado deve levar em conta diversos tipos de pontos relevantes. Por exemplo, valor de parcela, dinheiro disponível para ser usado, se precisa de um carro com urgência e assim por diante. Afinal, existem algumas diferenças entre os financiamentos e os consórcios e todos esses dados pode te ajudar a contratar a melhor opção de acordo com suas necessidades. Pensando nisso, separamos nesse artigo diversas informações para que confira qual a melhor opção consórcio ou financiamento de carro.

Consórcio X Financiamento. 

Antes de mais nada, devemos deixar claro que tudo vai depender no nível de urgência para comprar um carro. Isso porque, se precisa de um carro com urgência, o melhor caminho vai ser contratar um financiamento. Embora, os consórcios fiquem bem mais baratos do que essa linha de crédito, podem demorar um tempo para que consiga de fato comprar o seu carro. Vale lembrar, que as taxas de juros cobradas pelos bancos também ficam bem mais caras do que as taxas presentes nos consórcios.

Financiamento

Publicidade

Em geral, se trata de uma linha de crédito fornecidas por bancos de todo país. Assim, com ela, o interessado pega um valor emprestado com banco para realizar a compra do seu carro como á vista. Mas, vai precisar pagar por parcelas mensais com taxas de juros até que todos os valores sejam quitados. Vale lembrar que em média os financiamentos duram de três a cinco anos. No entanto, para que a linha de crédito fique aprovada, o cliente precisa passar por uma análise de crédito feito com o banco. Dessa forma, nesse processo o banco vai analisar a renda e as reais condições do cliente arcar com os valores da dívida para financiar um carro.
Publicidade

Se o cliente obter aprovação, as parcelas serão acrescidas de taxas de juros, fazendo com que o valor total a ser pago pelo carro se torne bem maior do que o valor que foi liberado pelo banco para compra do veículo. Porém, grande parte dos bancos hoje em dia no mercado costumam exigir um valor de entrada para liberar o crédito. Em média os bancos cobram de 10% a 30% do valor total do carro, para que sejam pagos á vista por parte do cliente. Enfim, também deve saber que o carro vai ficar em nome do banco. Por isso, caso não pague o valor das parcelas em dia o banco pode acabar tomando o carro.

Consórcios

Os consórcios são formados por diversas pessoas que começam a fazer parte de um grupo. Onde todos possuem o intuito principal de comprar um carro do mesmo valor pagando por parcelas todo mês. Mas, podem comprar o veículo que desejam apenas após ganhar o sorteio para que consigam ter acesso a carta de crédito. Vale lembrar que todos precisam pagar uma taxa de administração para empresa do consórcio e que todos possuem as mesmas chances de obter a carta de crédito para compra do carro.

A soma total de todas as parcelas pagas pelos consorciados fica no valor da carta de crédito usada para compra do bem. Contudo, os consorciados ainda podem dar lances para obter os valores sem que precisem depender apenas do sorteio. Assim quem oferecer o valor de lance maior obtém o valor da carta de crédito daquele mês. Saiba que se obter a carta de crédito antes de quitar o valor total das parcelas. O seu veículo fica como garantia para que as demais parcelas ainda sejam pagas. Então caso atrase vai acabar correndo o risco de perder o seu carro.

Qual a diferença da taxa de juros com a taxa de administração?

Os consórcios possuem uma taxa de administração e os financiamentos possuem uma taxa de juros cobrada pelos bancos. De qualquer forma, as duas taxas fazem com que o valor da dívida fique mais alto. Sendo assim, torna-se essencial antes de tudo comparar essas taxas na hora de escolher a melhor opção para comprar o seu carro. Porém, as taxas de administração ainda costumam estar menores do que os juros cobrados pelos bancos. Por isso as taxas dos consórcios fazem com que o valor total a ser pago fique menor. Além disso, existem algumas empresas de consórcios que não fazem cobrança de algumas despesas sobre as parcelas fazendo que os valores pagos sejam ainda menores.

Publicidade

Embora não exista uma taxa de adesão pelos consórcios, as empresas podem cobrar um valor mais alto na primeira parcela. Isso para que consiga cobrir todas as despesas do grupo. Afinal todos esses valores são descontados dos consorciados e está dentro da taxa de administração. Mas, de qualquer forma as taxas dos consórcios ficam menores do que as dos financiamentos que ainda exigem um valor a ser pago como entrada, o que não existe nos consórcios.

Como financiar um carro sem taxa de juros?

Para que essa linha de crédito para compra de carro fique algo livre de taxas de juros o cliente deveria pagar apenas o valor usado para financiar o seu veículo á vista. Também, o valor das parcelas deveria ficar apenas na divisão desse valor na qualidade de meses do financiamento. Por isso, não se consegue financiar um carro sem pagar por taxas de juros. Por isso caso tenha esse tipo de proposta vai precisar desconfiar para que não corra risco de cair em golpes. Mas, as taxas de juros podem mudar de banco para banco. Sendo assim, basta pesquisar para que consiga o banco com as menores taxas para financiar seu carro.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022