PIX E Máquina De Cartão Compare E Saiba Qual A Melhor Opção

Publicidade

Recentemente, o PIX foi lançado para pessoa física e jurídica. Dessa forma, se trata de uma forma de pagamento desenvolvida pelo Banco Central do Brasil. Além disso, também é usado para receber valores de vendas por empreendedores. Então, um dos seus diferenciais se deve a compensação imediata e o custo baixo da operação. Desse modo, se tornar uma ótima opção em relação a máquina de cartão. Afinal, a maquininha possui taxas altas e um tempo de compensação dos valores bem inferior ao PIX. Por isso, realizar uma comparação entre as duas formas de pagamento é essencial para ter acesso a vantagens e atender da melhor forma os clientes.

PIX x Máquina de cartão

PIX e máquina de cartão

Como funciona o PIX?

Primeiramente, se trata de um pagamento instantâneo. Por meio dele é possível realizar transferências diretas do dinheiro disponível na conta. Ou seja, não é necessário ter um banco ou instituição financeira para realizar a transferência. Então, todo processo se torna mais barato, já que não precisa lidar com terceiros para fazer a transferência dos recursos. Um dos grandes diferenciais do PIX, se deve a compensação do dinheiro em pouco segundos. Assim, quando transferido, o dinheiro cai na conta do destino em até 10 segundos. Um prazo bem menor do que TED, DOC e até mesmo as maquininha de cartão.

Publicidade

Contudo as vantagens não param por aí. Isso porque, independente do dia ou hora da semana, é possível realizar o PIX. Além disso, em todos os casos o dinheiro cai na conta de destino em 10 segundos. Por exemplo, caso você receba um valor em um feriado, a transação irá ficar disponível imediatamente. Diferente das demais transferências que demoram até o próximo dia útil para cair na conta. Vale lembrar, que essa forma de pagamento pode ser gratuita para PF. Porém, para PJ pode existir cobranças. Mas, é importante consultar o banco para saber sobre a taxa que será cobrada. Segundo Banco Central, a cada 10 transações realizadas com PIX, o custo será de R$0,01. Sendo assim, é essencial que ficar atento a valores abusivos que podem ser cobrados indevidamente pelas instituições.
Publicidade

Para que consiga realizar um pagamento instantâneo usando essa modalidade. Basta ter uma conta poupança ou corrente. Também é possível ter acesso ao sistema por uma conta em financeira. Dessa forma, é necessário ter o aplicativo do banco ou financeira em que tem uma conta em seu celular. Assim, todo processo de pagamentos recebimentos utilizando o PIX pode ser feito por este aplicativo.

PIX e máquina de cartão

Como funciona a máquina de cartão?

Sem dúvidas, as máquinas de cartão é uma das formas de pagamento mais aceitas em diversos estabelecimentos hoje em dia. Assim, com ela é possível realizar pagamento tanto no crédito quanto no débito. Mas, isso pode variar de acordo com aceitação de cada negócio. Portanto, é bastante comum que as máquinas de cartão tenham taxas. Então, é possível encontrar taxas de aluguel, compra e sobre as vendas com uso da máquina de cartão. Em todas as formas, é necessário pagar uma taxa sobre as vendas usando a máquina de cartão.

Publicidade

Também, além das taxas e os custos mencionadas pela máquina de cartão. A sua compensação não acontece de forma imediata. Isso porque, existem empresas que até permitem que os clientes tenham acesso aos recursos no mesmo dia ou no dia seguinte. Mas, existem algumas que liberam os valores apenas depois de 30 dias. Certamente, algo que pode influenciar no fluxo do Caixa da empresa. Para conseguir realizar um pagamento usando a maquininha de cartão. Basta ter um cartão de crédito ou débito. Porém, existem alguns estabelecimentos que aceitam cartões de benefícios, mas são minoria.

PIX e máquina de cartão

Qual a diferença entre PIX e máquina de cartão?

De modo geral, as diferenças entre essas duas modalidades de pagamento se devem a relação das taxas e a compensação. Quando comparamos as duas formas de pagamento podemos dizer que o PIX se torna mais vantajoso. Isso porque, com ele o dinheiro pode estar na conta da empresa em 10 segundos. Assim, é possível que não precise esperar o tempo das maquininhas de cartão para ter acesso ao dinheiro.

Publicidade

Além disso, com o dinheiro na conta da empresa fica bem mais fácil se planejar, para os próximos investimentos. Também para realizar pagamentos, lidar com as despesas do capital de giro e assim por diante. Basicamente, o PIX se torna mais barato pelo fato de eliminar custos relacionados a terceiros. Mas, isso pode ser um pouco relativo. Então é importante que verifique as taxas cobradas em seu banco para usar o PIX. As taxas cobradas pela empresa da máquina de cartão de crédito deve ser levada em consideração. Caso a empresa da maquininha abaixe os valores das taxas, o equipamento pode ser vantajoso para o seu negócio. Vale lembrar, que o PIX não consegue substituir os pagamentos com cartão de crédito. Ou seja, os pagamentos com cartão de crédito podem ser feitos apenas das máquinas de cartão.

Considerações Finais

Por fim, as duas opções de pagamentos são vantajosas para oferecer aos clientes. Caso você já tenha uma maquininha em seu negócio. Orientamos que use também o PIX. Afinal, quanto mais formas de pagamento em seu negócio, mas as possibilidades de aceitação em um número maior de clientes. Contudo, caso ao passar do tempo a tendência dos clientes seja a recorrer mais o PIX. Desse modo, talvez seja viável abandonar de vez os custos da máquina de cartão. Porém, caso o cartão de crédito ainda seja uma opção entre seus clientes. A máquina de cartão se torna essencial para que o seu negócio continue oferecendo pagamento ao público. Em geral, antes de comparar os cursos, deve levar em consideração a preferência dos seus clientes na hora de realizar pagamentos.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022