Empréstimo Com Garantia De Automóvel Veja Como Funciona

Publicidade

Para muita gente, pode ser algo bastante complicado conseguir um empréstimo, ainda mais quando se encontram negativadas, com restrição de crédito no mercado. Por isso, quando precisam de um dinheiro urgente costumam obter grandes soluções por não obterem liberação de linhas de crédito. Contudo, hoje em dia, as instituições bancárias e financeiras estão desenvolvendo algumas alternativas parra conceder linhas de crédito com mais facilidade a seus clientes. Dessa forma, já é possível ter acesso a empréstimos rápidos e facilitados, em algumas instituições.
Publicidade

Mas quando o assunto são linhas de crédito, ainda existem diversas dúvidas, principalmente em relação a empréstimo com carro de garantia. Dessa maneira, separamos nesse artigo diversas informações para que veja como funciona o empréstimo com carro de garantia.

Empréstimo Com Garantia de Automóvel

Quais são as vantagens de um o empréstimo com carro de garantia?

De modo geral, os empréstimos com garantia de veículos são uma modalidade de crédito bastante atrativa disponibilizada por algumas instituições hoje em dia. Além disso, esse tipo de empréstimo pode atribuir algumas vantagens exclusivas para os contratantes. Por exemplo, esse empréstimo pode ser solicitado por negativados, em algumas instituições todo processo pode ser realizado totalmente online, não possui sistemas burocráticos, a documentação exigida é fácil de ser encontrada. Também pelo fato de possuir taxas de juros menores, já que a instituição que concede o crédito ter menos risco, com a garantia do veiculo como pagamento. Por isso, essa modalidade de empréstimo pode se destacar entre as outras no mercado e ser uma boa alternativa para quem precisa de um empréstimo.

Quais são as desvantagens de um empréstimo com carro de garantia?

Certamente, assim como as demais modalidades de empréstimo, esse também possui as suas desvantagens. Assim, a principal desvantagem do empréstimo como carro de garantia são as exigências das instituições bancarias e financeiras que concedem os recursos em relação ao estado do veículo. Ou seja, não pode ser muito velho e deve ser totalmente quitado.

Publicidade

Também algumas instituições não permitem que o valor do empréstimo seja maior que 70% do valor venal do veículo. Além, uma grande desvantagem desse empréstimo é que se o contratante for descontrolado com suas finanças vai acabar ficando inadimplente e perderá seu automóvel se não arcar com os pagamentos.

Por isso, antes de contratar essa modalidade de empréstimo é necessário levar em consideração uma série de fatores financeiros para não se prejudicar futuramente.

Empréstimo Com Garantia de Automóvel

O que acontece quando o contratante não realiza os pagamentos desse empréstimo?

Como mencionamos anteriormente, se você for um cliente descontrolado financeiramente, e acabar se tornando inadimplente com a suas parcelas junto instituição bancária financeira. Além de ficar negativado e com restrições acesso à linha de crédito é possível que você fique sem o seu veículo, que será tomado pela instituição como forma de pagamento pelos valores do empréstimo.

Publicidade

Assim, instituição financeira bancária irá realizar um leilão para que o automóvel seja vendido e os valores sejam ressarcidos. É importante deixar claro que o Banco tem o direito de realizar isso, pois você ter assinado um contrato dando pleno direito a esse processo em casos de inadimplência.

O que é necessário para solicitar essa modalidade de empréstimo?

Tecnicamente é bastante fácil e simples solicitar um empréstimo utilizando o carro como garantia. Porém a grande verdade é que ele pode ser um pouco restritivo a um determinado público no qual é destinado. Para solicitar o seu empréstimo é necessário que você tem um carro em seu nome e que seja totalmente quitado. Em seguida você deve comparecer presencial mente agência da instituição bancária financeira que deseja realizar a solicitação do empréstimo. Assim, será possível realizar uma simulação para ter conhecimento de todas as cobranças de taxas da operação. Vale lembrar, que você deve deslocar até a agência munido com seus documentos pessoais e também precisa permitir que seja feita uma vistoria do seu veículo para que instituição possa verificar o real estado dele proporcionar o valor do empréstimo.

Quais são os documentos necessários para realizar a solicitação do empréstimo?

Geralmente, os documentos necessários para realizar a solicitação do seu empréstimo utilizando o seu automóvel como garantia são as documentações pessoais. Por exemplo, RG, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de renda, documento do veículo, e também as cópias de todos eles.

Publicidade

Caso você realizar a solicitação do seu empréstimo online, deverá enviar fotos de todas as documentações solicitadas pela instituição.

Quais instituições disponibilizam esse tipo de empréstimo?

Atualmente, diversas instituições bancárias e financeiras disponibilizam essa modalidade de empréstimo, até mesmo as instituições mais tradicionais do país. Como mencionamos, uma das principais vantagens dessa modalidade de empréstimo é a garantia de ter taxas de juros bem abaixo dos empréstimos convencionais. Sendo assim, você pode conseguir um empréstimo com veículo como garantia no Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica, Creditas, Finanzero, Just, BV Financeira e assim por diante. Entretanto, devemos deixar claro que é extremamente fundamental que você realize a simulação de condições de empréstimo em todas as instituições antes de realizar a contratação. Isso porque, cada uma delas possui a suas próprias exigências na hora de conceder linhas de crédito.

Empréstimo com garantia de veículo é disponibilizado para negativados?

Existem algumas instituições que disponibilizam empréstimos com garantia de veículos para negativados. Contudo, como mencionamos anteriormente cada instituição  financeira e bancária possui o seus próprios critérios de análise de perfil dos clientes. Por isso, procure por uma instituição que não realize consulta em órgãos de proteção ao Crédito para que você consiga liberação do seu empréstimo. É importante ressaltar que você deve se atentar para não contratar empréstimos com taxas de juros abusivos por estar negativado.

Considerações finais

Por fim, agora que você já sabe como funciona os empréstimos com carro como garantia. Pode utilizar todas as nossas informações a seu favor, para que consiga solicitar essa modalidade de empréstimo e ter recursos financeiros em momentos emergenciais. Por isso não perca mais tempo e solicite o seu empréstimo utilizando o seu carro como garantia.

Veja também:

Empréstimo Consignado Creditas Saiba Mais Sobre Ele

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022