Bacharelado E Tecnológico - Descubra A Diferença

Publicidade

Podemos afirmar que desde o ensino médio muitos alunos já tem em mente alguma profissão que desejam seguir. Isso claro após concluírem os estudos da fase escolar em suas vidas. Além disso, até mesmo junto aos estudos escolares alguns alunos conseguem fazer cursos profissionalizantes para ajudar em seu perfil profissional quando precisar. Contudo, ainda sim existem muitos estudantes que possuem algumas incertezas depois de concluir o ensino médio. Isso é, entre prestar uma faculdade ou fazer um curso tecnológico. Afinal, ambos os cursos possuem certificado como ensino superior. Porém eles possuem alguns pontos que os diferenciam. Então, antes de escolher algum curso o melhor é saber qual o tipo de intuito que cada um deles possui.

Bacharelado e Tecnológico Descubra a diferença

O que é um curso tecnológico? 

O curso tecnológico ou também conhecido como curso superior de tecnologia ou curso técnico. É um curso para profissionalizar pessoas e é destinado para algumas áreas. Sendo assim, quem se forma nesse tipo de curso recebe um certificado e o título de tecnólogo em determinado setor de atuação no mercado de trabalho. Vale lembrar, que esse tipo de curso dura em média de dois a três anos. O seu foco principal é o mercado de trabalho e por isso possui diversos tipos de aulas práticas. E além disso, esse tipo de curso pode ser encontrado em diversas faculdades.

Publicidade

O que é um curso de bacharelado?

Ao contrário da primeira opção esse tipo de curso tem uma duração maior. Isso porque, o curso de bacharelado pode durar de quatro a seis anos. Então, esse curso tem o intuito principal de preparar o aluno para atuar em diversas áreas dentro de uma única profissão. Por exemplo, um estudante que está fazendo faculdade de administração pode atuar em diversas áreas específicas. Isso é, marketing, finanças, logística e assim por diante. De modo geral, os cursos de bacharelado também oferecem tanto aulas teóricas quanto práticas. Isso, para que o futuro profissional tenha a história e compreensão da área em que ele vai atuar no mercado.

Como ganhar uma bolsa para fazer um curso em uma faculdade? 

Devemos deixar claro, que a grande quantidade de faculdades no mercado atual. Fez com que o número de bolsas oferecidas por cada instituição também seja maior. Hoje em dia, é possível fazer uma faculdade com até 75% de desconto sobre o valor total pago todo mês. Uma boa opção recorrer a plataforma QueroBolsa. Afinal esse site possui muitas faculdades que oferecem muitas opções de bolsas para cursos. Além disso, todo processo é feito de forma online, até mesmo a matrícula caso o aluno obtenha uma bolsa de estudo no site.

Publicidade

O Educa Mais Brasil também oferece diversas bolsas de estudos em muitas áreas para os alunos que querem iniciar os seus cursos técnicos, cursos profissionalizantes e graduações. Assim, por meio do site oficial do Educa Mais Brasil o aluno pode ter acesso a vários tipos de faculdades com parceria com o Educa Mais Brasil. Então, é possível obter desconto sobre o valor total da mensalidade do curso. Assim pode ser uma boa opção para quem deseja uma bolsa para fazer o sonhado curso superior sem precisa pagar todo valor.

Bacharelado e Tecnológico Descubra a diferença

Qual é a melhor opção para o mercado de trabalho?

Sem dúvidas, no mercado de trabalho é possível obter oportunidades para os alunos que se formam nas duas opções de cursos. Porém, os valores do salário podem mudar entre esses dois cursos. Isso porque, devido ao curso de bacharelado ser um pouco maior em tempo de estudo. E o aluno também terá acesso a mais disciplinas. Isso faz com que os bacharéis presentes no mercado tenham salários mais altos quando comparado aos tecnólogos. Mesmo que os tecnólogos sejam formados na mesma área em que os bacharéis. Por isso, em relação ao mercado os valores de salários para os bacharéis são mais atrativas do que para os tecnólogos.

Publicidade

Mas, caso você tenha concluído os seus estudos do ensino médio. E assim já sabe em qual área deseja se estudar. O melhor a se fazer um curso técnico. Mas, caso você deseja se aprofundar ainda mais nos estudos nessa fase de sua vida a melhor opção vai ser o bacharelado. Caso escolha o curso técnico, pode iniciar sua atividade no mercado de trabalho com mais rapidez e de forma mais fácil. Além disso, ainda pode fazer um curso de bacharelado no futuro quando já estiver em trabalho no mercado como técnico. Ainda que essa não seja a opção mais sonhada pelos alunos. Pode ser uma das melhores opções já que os cursos de bacharéis tendem a ter um valor mais alto.

Considerações Finais

Por fim, agora já descobriu todas as diferenças entre os cursos de bacharelado e os tecnológicos. Assim, pode ter uma noção de qual curso deseja fazer após concluir os seus estudos do ensino médio. Então, não deixe de usar as nossas dicas para fazer seu curso de forma simples e prática.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022