FIES E Pravaler - Conheça Quais São As Diferenças

Publicidade

Antes de mais nada, saiba que existem alguns caminhos a seguir para conquistar o diplome. Isso mesmo que não tenha dinheiro disponível no momento para pagar uma faculdade. Em geral, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Pravaler fazem financiamentos estudantis. Isso faz com que os alunos tenham o valor das parcelas pagas todo mês reduzidas. Assim, os prazos de pagamento aumentam e acontecem apenas depois que o estudante conclui a sua formação. Dessa forma, quem deseja iniciar os estudos de cursos superiores por meio de uma dessas opções. Precisam estar por dentro de todos os detalhes para que possa escolher a melhor opção.

FIES e Pravaler - Conheça quais são as diferenças

Primeiro, o FIES é um programa do Governo Federal do Brasil e possui uma das menores taxas de juros do mercado atual. Desse modo, permite que o alune pague os valores de seu curso durante um tempo bem maior do que o Pravaler. Afinal o Pravaler é uma linha de financiamento privado. Mas, obter aprovação no Pravaler costuma ser bem mais fácil do que obter aprovação no FIES. Além disso, é possível antecipar os pagamentos apenas após o aluno concluir o curso na faculdade. Nossa dica, é que primeiro busque obter aprovação do FIES. Caso não consiga prepare para pedir o financiamento com o Pravaler. De qualquer forma, antes de contratar esse tipo de crédito, é essencial que saiba quais são as diferenças entre as linhas. Confira abaixo todos os detalhes sobre o assunto:

Publicidade

Quais são as diferenças entre o FIES e o Pravaler?

1-Forma de pagamento

O FIES possui três tipos de etapas sobre a forma e pagamento destinada para os estudantes que desejam ter acesso ao crédito. Isso é, a primeira onde o estudante paga os valores durante o curso, sendo R$150 a cada três meses, mais parte da mensalidade para quem não fez o financiamento total do curso. Segundo, com pagamento após a formação do estudante que pode ter 18 meses para pagar os valores de R$150 a cada trimestre. Por fim, após 18 meses de formação do estudante. Nessa opção, todo o valor restante do crédito é parcelado para ser pago nos próximos anos. Em geral os prazos são determinados de acordo com o tempo de curso. O FIES permite que o prazo seja de até três vezes o tempo de duração do curso feito.

Publicidade

No entanto, já as formas de pagamento com o Pravaler podem ser feitas de duas formas. Primeiro, durante o curso, onde o estudante paga parcelas em valores menores do que as oferecidas pela faculdade. E segundo, após a formação do estudante do curso superior. Nessa opção o aluno tem o mesmo período de duração do seu curso como prazo para pagar o valor restante do crédito com redução. Uma das vantagens do Pravaler é que ele pode ser usado mesmo que já tenha bolsa de estudos com descontos em uma faculdade e até mesmo no financiamento do FEIES.

2-Quais são os valores financiados?

  • FIES financia entre 50% até 100% do valor total do curso;
  • Pravaler financia 100% do valor do curso.

3-Quais são as condições para contratar?

FIES– Ter renda familiar mensal per capita inferior a três salários mínimos e escolher curso presencial em uma faculdade privada com convênio com o FIES. Também deve ter feito o ENEM no ano em que entrou na faculdade ou anterior e apresentar um fiado pela linha de crédito.

Pravaler– Selecionar uma faculdade com parceria com a linha de crédito, comprovar renda mínima que seja duas vezes maior que a mensalidade do curso, ter nome limpo e também ter um e-mail com validade que seja usado pelo estudante com frequência.

FIES e Pravaler - Conheça quais são as diferenças

3- Qual a cobertura dos financiamentos?

FIES- Graduação e mestrado, mas apenas nas faculdades que estão inscritas no programa

Pravaler- Graduação, pós-graduação, MBA e cursos técnicos em faculdades com parceria com o programa de crédito estudantil.

4-Quais são as taxas de juros

De acordo com o site oficial do FIES, a taxa de juros cobrada para os alunos é de 0%. Contudo a taxa dos alunos que estão na opção P-FIES podem mudar de acordo com cada banco onde o financiamento é feito. Contudo já no Pravaler as taxas de juros podem variar de 0% á 2,19%. Isso segundo a faculdade escolhida por parte do estudante.

5- Fiador

Publicidade

Por fim, ambos os financiamentos estudantis exigem que o estudante apresente um fiador pelo crédito destinado para os estudos. No entanto, o Pravaler exige um fiador apenas quando o estudante não consegue comprovar renda para ter acesso ao crédito.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2023