Empréstimo Consignado Saiba Quais São As Dúvidas Frequentes

Publicidade

As pessoas que trabalham de carteira assinada, recebem algum beneficio do INSS ou tem algum cargo público, podem solicitar um. Essa modalidade de crédito é mais barata do que outras opções que são encontradas no mercado hoje em dia. Embora muita gente já tenha ouvido falar sobre o empréstimo consignado, ainda não sabem ao certo como funciona. Afinal, existem algumas regras e condições nessa modalidade de empréstimo.

Dúvidas frequentes sobre empréstimo consignado

Empréstimo Consignado Saiba Quais São as Dúvidas Frequentes

1-Como funciona o empréstimo consignado?

Eles funcionam como uma modalidade de crédito comum. Entretanto, a grande diferença das demais linhas de crédito se deve ao pagamento das parcelas que são debitadas automaticamente do salário ou benefício dos contratantes do empréstimo. Além disso, esse desconto é realizado antes que o contratante receba dinheiro na conta. Sendo assim, quando estiver realizando os pagamentos pelas parcelas do empréstimo, terá menos dinheiro entrando em sua conta.

Publicidade

Se trata de uma garantia que as instituições bancárias e financeiras possuem para que consigam ter os pagamentos em dia. Pelo fato de atribuir menos riscos de inadimplência para as empresas, as taxas de juros cobrada nesse empréstimo costumam ser bem menores do que de um empréstimo pessoal convencional.

2- Vale a pena contratar um empréstimo consignado?

É importante que você tenha certeza da contratação. Isso porque, você deve levar em consideração que vai receber menos mensalmente. E por isso a exigência de um planejamento financeiro é essencial. Entretanto, a opção de empréstimo consignado pode ser extremamente vantajosa para o seu bolso.

Pelo fato de possuir taxa de juros inferiores as demais linhas de crédito. O empréstimo consignado pode ser vantajoso para sua vida se não atrapalhar o pagamento das suas dívidas nem o seu orçamento mensal.

Aposentados e pensionistas do INSS tem o direito de realizar o bloqueio e desbloqueio de seus respectivos empréstimos. O intuito principal dessa opção é garantir a segurança e evitar as fraudes e golpes que podem acontecer em qualquer instante.

Dessa forma, quando bloqueado, essa linha de crédito é liberada apenas após uma solicitação de desbloqueio por parte do beneficiário.

Publicidade

Ou seja, o beneficiário do INSS que não pretende realizar a contratação de um empréstimo consignado pode deixar essa opção bloqueada. Contudo, é importante levar em consideração que esse bloqueio é válido apenas para as novas contratações do crédito consignado.

3- Quem pode fazer um empréstimo consignado?

Por se tratar de uma modalidade de empréstimo onde as parcelas do crédito concedido são descontadas automaticamente do salário ou benefício. Nem todas as pessoas conseguem ter acesso a essa linha de empréstimo. Sendo assim, apenas trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos, aposentados ou pensionistas do INSS podem recorrer a opção de um empréstimo consignado atualmente.

Além disso, até mesmo os funcionários de empresas privadas, que atuam com carteira assinada, podem enfrentar algumas restrições na hora de contratar essa linha de crédito. Isso porque, é necessário que a empresa onde ele atua tenha algum tipo de convênio com uma instituição bancária para que ele consiga esse empréstimo com mais facilidade.

Empréstimo Consignado Saiba Quais São as Dúvidas Frequentes

Porém, os funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS acabam conseguindo mais vantagens para conseguir contratar um empréstimo consignado. Afinal, eles apresentam para as instituições bancárias e financeiras uma estabilidade maior de realizar os pagamentos pela dívida. Também, eles acabam conseguindo condições de pagamentos mais vantajosas, e taxa de juros mais baratas quando desejam solicitar esse tipo de crédito.

Publicidade

4- É necessário ser correntista do banco para solicitar esse empréstimo?

De modo geral, para que você consiga solicitar o seu empréstimo consignado não é obrigatório que seja correntista de uma instituição bancária. Por isso, você pode contratar essa linha de crédito em outros bancos que não sejam o seu.

5- Onde contratar?

Se você trabalha com carteira assinada, será preciso que compareça antes de tudo no setor de recursos humanos da sua empresa. Assim, será possível descobrir quais são as instituições bancárias e financeiras que sua empresa possui parceria. Também, será possível descobrir se elas estão disponibilizando empréstimo consignado.

Em seguida você irá poder entrar em contato com elas para solicitar a sua linha de crédito. Mas, quando se trata de funcionários públicos e beneficiários do INSS, o melhor a se fazer é procurar diretamente uma instituição bancária que disponibiliza essa linha de crédito. Você pode realizar a solicitação do seu empréstimo de forma presencial ou online.

Realizar a contratação de um empréstimo consignado online é uma opção extremamente conveniente e prática. Dessa forma, a Bxblue É considerada com uma das maiores empresas desse segmento. Ela possui empréstimo consignado para beneficiários do INSS, Forças armadas e SIAPE. Além disso, o interessado tem a possibilidade de realizar comparações de empréstimo consignado em diversos bancos antes de realizar a contratação.

Publicidade

6- É realizada uma análise de crédito antes de obter aprovação?

As instituições que oferecem um empréstimo consignado realizam uma análise de crédito mesmo que exista garantia do salário.  Isso porque, os bancos costumam realizar uma análise sobre o histórico de cada um dos seus possíveis clientes.

7- Qual o limite?

De acordo com as informações do Banco Central, os valores do empréstimo consignado liberado para os contratantes não podem ultrapassar mais do que 35% do salário ou benefício em relação às parcelas. Ou seja, se o salário do contratante do empréstimo consignado for de R$3000 mensais. As mensalidades do empréstimo consignado não podem ultrapassar mais do que R$1050.

8- Em quanto tempo o valor cai na conta?

Após receber aprovação de solicitação, o dinheiro pode cair na conta em até 24h00. Porém, devemos lembrar que isso não é uma regra fixa, os prazos podem variar de acordo com a instituição bancária ou financeira que concedeu o empréstimo consignado.

9- O que acontece se eu não pagar as parcelas do empréstimo?

Quando você perceber que não irá conseguir realizar os pagamentos das parcelas seguintes pelo empréstimo. O melhor a se fazer é se deslocar até o banco para tentar renegociar o seu empréstimo. Uma boa alternativa, é solicitar o aumento da quantidade de parcelas, ou tentar liquidar o valor. De qualquer forma, é essencial que busque não deixar essa conta em atraso pois pode consequentemente gerar atribuições demais taxas de juros.

10- Aposentados e pensionistas podem solicitar apenas na Caixa Econômica Federal do Brasil?

Não é apenas a Caixa Econômica Federal do Brasil que consegue essa linha de crédito os beneficiários do INSS. Isso porque, existem outros bancos e instituições financeiras que possuem parcerias com a Previdência Social para conceder um empréstimo consignado. Por isso, os clientes são livres para escolher as instituições que disponibilizam as condições de pagamento e as menores taxas de acordo com a suas próprias necessidades.

11- Existe a possibilidade de fazer mais de um consignado ao mesmo tempo?

Existe sim a possibilidade de realizar dois créditos consignados. Entretanto, é necessário que a soma desses dois valores esteja dentro do limite que é determinado pelo Banco Central com margem consignável. Isso é, o valor cobrado mensalmente deve ser inferior a 35% do salário ou benéfico do contratante de acordo com a legislação.

Empréstimo Consignado Saiba Quais São as Dúvidas Frequentes

12- Em caso de demissão durante o empréstimo que acontece?

Nem sempre a dívida do empréstimo consignado acaba sendo encerrada com pagamento da rescisão de contrato do trabalho.

13- Quais bancos disponibilizam crédito consignado?

Existem mais de 50 bancos que disponibilizam essa modalidade de empréstimo. Vale lembrar, que isso inclui as principais instituições bancárias do Brasil. Por exemplo, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal do Brasil entre outros. Além disso, muitas instituições financeiras que também disponibilizam o crédito consignado hoje em dia para beneficiários do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas.

14- É possível solicitar com nome sujo?

É sim possível solicitar um empréstimo consignado mesmo estando com nome sujo. Isso porque, o pagamento das parcelas referente ao empréstimo é realizado por meio de descontos na folha de pagamento ou benefício. Por isso, as instituições que concedem essa linha de crédito possuem uma enorme garantia que os pagamentos serão realizados. Dessa forma, algumas pessoas que estão negativados podem conseguir a liberação.

 

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022