Aprenda Como Saber Se Uma Faculdade é Reconhecida Pelo MEC

Publicidade

De modo geral, sempre que uma faculdade, universidade ou centro universitário abre um curso superior. Vai precisar avisar o MEC (Ministério da Educação). Isso porque, o MEC precisa avaliar a qualidade do ensino fornecido pela instituição. Dessa forma pode acabar liberando ou não a abertura do curso superior. Contudo, existem muitas instituições que não possuem esse tipo de cautela.
Publicidade

Por isso acabam abrindo vagas de cursos sem que estejam de forma correta credenciadas pelo Governo. Vale lembrar, que uma das principais consequências de iniciar um curso de nível superior sem aprovação do MEC. É que o aluno vai ser uma formação sem nenhum tipo de credibilidade no mercado. O ensino superior em todo país ajuda as pessoas a conseguirem as melhores vagas de empregos. Então investir em um curso sem reconhecimento pode fazer com que perca dinheiro e tempo. Aprenda como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC.

Aprenda Como Saber Se Uma Faculdade é Reconhecida Pelo MEC

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?

Primeiro, é importante que saiba que o MEC possui três tipos de credenciais de instituições de ensino por todo país. Ou seja, universidades, centros universitários e faculdades. Sendo assim, o tipo de graduação que deseja escolher deve estar dentro de um desses lugares de acordo com o MEC.

Passo a passo de como descobrir de uma faculdade possui reconhecimento junto ao MEC:

Publicidade

  • Antes de mais nada, acesse o site oficial do MEC;
  • Em seguida precisa buscar pela opção “Consulta Interativa”;
  • Também vai precisar consultar as opções para a região onde você mora;
  • Então, selecione o estado em que deseja fazer sua pesquisa. Vale lembrar que pode buscar pelo curso e depois pela cidade.
  • Existe também a opção de ter acesso aos dados por meio da aba “Consulta Avançada”;
  • Assim, pode pesquisar com detalhes o nome da faculdade e curso que deseja obter os dados;
  • Mas, para isso vai precisar informar todos os dados corretos nos campos do formulário no site do MEC. Caso não faça da forma correta não vai obter os dados que precisa da faculdade. Então pode acabar pensando que a instituição não possui credenciamento do MEC;
  • Depois de encontrar a faculdade, vai precisar clicar para ter acesso a mais detalhes;
  • O site do MEC ainda informa se a faculdade oferece opção de cursos em EAD. Isso porque, esse tipo de formação também precisa de uma aprovação do MEC. Afinal, o diploma recebido precisa ter a mesma validade de um curso presencial;
  • Agora, analise se o curso possui reconhecimento junto ao MEC. Nessa etapa pode ver quais são os cursos oferecidos pela instituição. Embora a faculdade seja reconhecida pelo MEC. É possível que o curso que deseja ainda não possua aprovação;
  • Por fim, busque analisar todas as notas das faculdades e cursos no site do MEC. Assim pode saber quais foram as instituições que foram bem avaliadas pelo ENADE. Enfim, pode escolher a opção que mais te agrada.

Aprenda Como Saber Se Uma Faculdade é Reconhecida Pelo MEC

Por que a faculdade precisa estar credenciada no MEC?

Hoje em dia existem diversas empresas que fornecem cursos superiores e ainda possuem alunos matriculados. No entanto não possuem autorização do MEC para prestar esse tipo de serviço. Dessa forma, nesse tipo de situação, a empresa é considerada como irregular perante a lei do país. Isso faz com que o aluno não consiga ter seu diploma no final do curso feito. Além disso, sem ter como comprovar que fez o curso de graduação vai ter que lidar com muitos problemas em sua vida no futuro.

Publicidade

Anda mais na hora de fazer parte de entrevistas de emprego para ingressar no mercado de trabalho na área que deseja. Tudo isso devido a uma formação acadêmica de forma irregular. Em casos de dúvidas o melhor a se fazer então é fazer uma boa pesquisa para avaliar esse tipo de dado sobre o lugar onde deseja fazer o seu curso de nível superior.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022