Remédios Gratuitos Pelo SUS - Descubra Como Pegar!

Publicidade

Sem dúvidas, caso já tenha deixado de fazer um tratamento devido ao fato de os remédios estarem caros, saiba que isso agora pode mudar. Isso porque, por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular SUS (Sistema Único de Saúde) conta com inúmeros medicamentos 100% gratuitos. Além disso, dependendo do que o seu médico receitar para o tratamento pode obter praticamente tudo de graça. Em outros casos pode ter um custo muito baixo no valor final dos remédios. Porém, grande parte das pessoas ainda possuem algumas dúvidas sobre como obter remédios de graça por meio do SUS.
Publicidade

Passo a Passo para pegar remédios gratuitos pelo SUS:

1°- Confira se o seu remédio entrar no programa

Antes de mais nada, nem todos os medicamentos podem ser retirados por meio desse programa sem nenhum tipo de custo. Dessa forma, primeiro, deve conferir se os seus remédios receitados pelo médico, estão liberados para distribuição de modo gratuito. Para isso, basta acessar o site oficial do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Também pode obter esses dados por meio da lista completa de remédios oferecidos pelo SUS. Assim, pode verificar se o seu remédio está na nessa lista do SUS.

Remédios Gratuitos Pelo SUS - Descubra Como Pegar

2°- Faça o seu Cartão Nacional de Saúde

Caso não tenha o Cartão Nacional de Saúde, conhecido de modo mais popular como cartão do SUS, saiba que vai precisar de um. Para isso deve acessar ao site do SUS para pedir o seu cartão e também marcar um local para retira-lo. Contudo, quem já possui o cartão, deve ir até um posto de saúde do SUS junto com sua receita médica e RG. Embora muita gente não saiba, o seu cartão do SUS possui uso nacional.

Publicidade

Isso faz com que possa usá-lo para pegar remédios em qualquer cidade do Brasil. Vale lembrar, que no caso de remédios mais caros, os excepcionais, para tratamentos de doenças crônicas, você pode retira-lo de graça por meio do Farmácia de Alto Custo. Mas, saiba que existem algumas regras e critérios que precisa seguir para esse programa.

Remédios Gratuitos Pelo SUS - Descubra Como Pegar

3°- Busque encontrar um local que tenha o seu remédio

Agora, precisa descobrir o local onde vai achar o remédio que precisa. Por exemplo, as pessoas que moram em São Paulo podem acessar o site do Aqui Tem Remédio, que se trata de um serviço da prefeitura sem custo algum. Por meio desse site, pode pesquisar quais as unidades do SUS mais próxima de onde mora e que tem os remédios de seu tratamento que vai precisar retirar. Para que consiga usar o site vai precisar informar o seu endereço e o nome do remédio que vai precisar. Em seguida, todas as unidades que tem o remédio devem aparecer em sua tela. E ainda pode ter acesso a endereços das unidades e horários de funcionamento.

Publicidade

Saiba que também pode acessar o site do Ministério da Saúde para que consiga ver a lista completa de todas as farmácias que fazem parte do programa Aqui Tem Farmácia Popular da região em que mora. Assim, vai poder ter acesso as farmácias de sua cidade e os seus dados como telefone de contato e endereço das unidades. Desse modo, pode conferir nas unidades se o remédio que precisa está disponível.

4°- Faça a retirada do seu remédio

Por fim, basta ir até uma das farmácias registradas no programa tendo em mãos a sua prescrição médica. No entanto, vai precisar também de um documento com foto original. Vale lembrar que pode apresentar uma prescrição médica de qualquer médico que tenha cadastro no CRM. Ou seja, pode ser até mesmo de médicos que não atende no SUS desde que tenha o registro.

Remédios Gratuitos Pelo SUS - Descubra Como Pegar

O que fazer quando não consigo remédio gratuito pelo SUS?

De modo geral, pode acontecer de não conseguir encontrar o remédio que precisa de modo gratuito. Nesses casos ainda pode contar com alguns descontos. Sendo assim, pode obter descontos de até 90% por meio da Farmácia Popular. Então pode economizar seu dinheiro, e seguir com seu tratamento com um valor bem mais acessível pelo seu remédio.

Enfim, caso ainda atenha alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato com o Disque Saúde por meio do 136. Sendo assim, agora que já sabe como conseguir remédio de graça por meio do SUS.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022