Confira Como Comprar Um Carro Na Nota Promissória

Publicidade

De modo geral, a nota promissória é um tipo de documento que pode garantir o pagamento de uma cobrança. Ou seja, se trata de um documento entre credor e devedor. Então, ela pode firmar um acordo entre duas partes em relação a um valor que precisa ser pago dentro da data definida.
Publicidade

Dessa forma, esse documento é usado em diversos tipos de situações. Por exemplo, empréstimos entre empresas, família, compra de veículo e assim por diante. A nota promissória pode ser de uma entrada com valor para comprar o carro. Também pode servir para quitar de forma parcial um carro. Hoje em dia, os pagamentos são feitos por bancos. Contudo ainda existem alguns vendedores de carro e concessionarias que usam a nota promissória para cobrança.

Confira como comprar um carro na nota promissória

Vale lembrar, que a nota promissória é um tipo de documento válido para todo país. Por exemplo, na compra de um carro, se trata de um acordo entre vendedor e comprador do veículo. Ou seja, caso não haja pagamento, pode existir cobranças dos valores de forma judicial. Então, antes de comprar com essa opção não deixe de se planejar na vida financeira para não se prejudicar.

Como funciona a compra de carro na nota promissória?

Antes de mais nada, para comprar um carro na nota promissória. É importante que saiba que o vendedor  vai preencher os campos do documento com o valor do acordo feito entre ambas as partes. Vale lembrar, que o acordo é feito entre comprador e vendedor. Também, são informados na nota promissória, a data para o pagamento, nome completo e CPF/CNPJ do comprador.

Publicidade

Assim, ele está deixando oficial que é devedor da quantia que está na nota promissória. Além disso, é muito importante preencher o endereço de ambas as partes na nota. Como também informar a data de emissão em que a nota está sendo feita. Vale lembrar, que todos os dados devem ser escritos na nota promissória de forma correta. Por isso preste atenção, para que o documento não perca a validade por algum tipo de erro.

Os valores para preencher vão depender muito do acordo feito entre vendedor e comprador do carro. As notas promissórias podem cobrir o custo de uma entrada para carro ou até mesmo o valor integral do veículo. Assim, todos esses dados devem ser escritas em números e por extenso neste documento. Portanto, a falta de pagamento da promissória dentro do prazo definido entre as partes. Pode como consequência gerar processos de judiciais se o credor entrar com uma ação para receber o valor. Então, orientamos que feche negócio apenas quando tiver certeza que pode arcar com as cobranças.

Como fazer?

Em geral, a nota promissória deve registrar  nome completo de cada uma das partes no acordo. Também precisa mencionar o CPF ou CNPJ de ambas as partes. O endereço residencial junto com o estado e a cidade em que reside deve ser descrito. Então, informe também a data de emissão, prazo de vencimento, valor concedido ao devedor, e demais dados solicitadas neste documento. A assinatura do devedor e do cobrador é obrigatória na nota promissória. Afinal, é assinatura de ambas as partes que confirmar todos os dados registrados no documento.

Publicidade

É importante destacar que as notas promissórias costumar estar emitidas de duas formas. Primeiramente, a nota promissória pró-soluto. Nesse tipo de nota, a garantia que é mantida. Ainda mesmo que não haja pagamento dos valores que estão registrados na documentação. Ou seja, quem emitir o documento pode protestar a dívida na justiça para receber o pagamento do devedor.

Em seguida, existe também a nota promissória pró-solvente. Assim, nesses casos, a nota permite que o acordo quebre quando não houver pagamento dos valores. Porém, caso não haja devolução dos valores do produto vendido na nota promissória. O credor pode recorrer à justiça os valores da nota promissória.

Confira como comprar um carro na nota promissória

Cuidados para comprar um carro na nota promissória

Sem dúvidas, existem alguns cuidados que precisa ter em mente na hora de preencher os campos de uma nota promissória. Primeiro, todos os dados tanto do devedor quanto do credor devem estar registrados na nota de forma correta. Afinal, caso isso não seja feito o documento vai perder a validade. Por isso, caso precise recorrer à justiça para receber os valores , vai ser muito difícil conseguir aprovação. Então, nossa dica é que se atente para que todos os campos e dados sejam preenchidos de forma adequada para ter validade.

Considerações finais

Enfim, é hora de usar essas dicas. Para que você consiga comprar o seu carro próprio com as notas promissórias. Porém, não se esqueça de estar atento a todos os detalhes para que a nota promissória tenha validade e consiga fechar um bom negócio na compra do seu veículo.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022