Vender Carro Que Ainda Está Financiado Saiba Como

Publicidade

Quando se faz um financiamento de carro, precisa pagar os valores das prestações que duram pelo menos dois anos. Afinal, esse é o tempo mínimo exigido pelos bancos e financeiras do mercado hoje em dia. No entanto, se durante esse período de pagamento, deseja Vender Carro e não consiga pagar o valor total para liquidar a dívida.

Saiba que pode ter duas saídas para essa situação. Ou seja, procurar um comprador pelo valor á vista do carro ou que esteja disposto pegar o financiamento. Dessa forma, o futuro dono do carro pode conseguir assumir o financiamento pelo carro. Mas isso vai depender do banco, que precisa aprovar essa transferência.

Publicidade

De qualquer forma, as duas formas incluem um comprador para seu carro. Mas é importante se atentar a como funciona esse tipo de venda.

 Vender Carro Que Ainda Está Financiado Saiba Como

Como vender um carro que ainda está financiado?

1-Busque um comprador que compre o carro á vista

Uma das formas de conseguir vender um carro financiado e conseguir um comprador que faça a compra do carro á vista. Dessa forma, pode usar o dinheiro para liquidar os valores do financiamento junto ao banco. Além disso, por ter dinheiro em mãos, é possível pedir um desconto pagando todo o valor da dívida de uma única vez. Também pode ser uma boa opção para o comprador. Afinal ele recebe o carro sem nenhum tipo de dívida.

Publicidade

2- Transferir o financiamento para o comprador do carro

Antes de mais nada, nesse tipo de situação tudo não depende apenas de um comprador. Isso porque, o banco vai realizar uma análise de crédito do possível comprador. Ou seja, como se fosse um novo financiamento feito pelo banco.

Sendo assim, apenas depois desse processo é que pode ter uma resposta de que vai conseguir ou não vender o carro. Caso o banco aprove o financiamento, a dívida vai ser transferida para o novo comprador. Vale lembrar, que precisar ficar em alerta pois pode ter cobranças do banco mesmo que não aprove a transferência da dívida.

Publicidade

Nossa dica é que verifique com o possível comprador se ele pode comprar renda. Também deve saber se ele possui o nome limpo para conseguir acesso a linhas de crédito. Afinal, se o comprador não tiver como comprovar renda ou estiver negativado, dificilmente vai conseguir realizar a transferência do carro financiado. Caso o comprador do seu carro trabalhe como autônomo. Busque conversar com ele é um bom negócio fechar esse tipo de contração.

É importante que o comprador, seja qual seja o tipo de venda, te acompanhe ao banco. Isso quando for depositar os valores do carro ou transferir os documentos do financiamento. Além disso, a assinatura de venda do carro deve ser feita apenas quando o dinheiro já estiver disponível em sua conta.

O que precisa saber antes de vender um carro financiado?

1- Saiba quanto falta para liquidar o valor total do financiamento

Primeiramente, você deve verificar com o gerente do banco a quantidade exata que ainda deve na instituição. Por isso, pergunte o valor da sua dívida, e quanto ficaria se realizasse os pagamentos à vista. Afinal, uma boa opção caso você consiga vender o seu carro à vista para o comprador.

Publicidade

Além disso, se a dívida não foi muito alta, pode ser quitada com uma entrada pelo veículo. Contudo, ainda pode financiar novamente com prazos menores para que consiga quitar o carro mais rápido.

2- Saiba quais são os impostos de um carro hoje em dia

É fundamental que você descubra todos os impostos sobre o automóvel. Por exemplo, IPVA, licenciamento dentre outras cobranças. Isso porque é, precisa colocar esses valores junto com o valor de venda do carro. Mas, também é possível deixar essas cobranças para o novo dono. Porém, nesses casos você precisa avisa-lo antes de fechar a venda para que ele fique ciente das cobranças.

 Vender Carro Que Ainda Está Financiado Saiba Como

3- Anúncio do carro à venda

Por fim, hoje em dia existem diversas plataformas para você divulgar o seu carro que está vendendo. Por exemplo, Mercado Livre, iCarros, OLX, WebMotors entre outros. Vale lembrar, que é necessário incluir os dados em relação ao seu veículo. Isso é, ano, cor, modelo, especificações do motor, forma que está à venda e assim por diante. Não se esqueça de colocar fotos e contatos para os possíveis compradores.

Considerações Finais

Vale lembrar, que você pode optar por dois caminhos de venda de um carro que esteja financiado. Então, escolha o melhor para sua situação para que consiga vender o seu carro financiado com segurança.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022