FGTS No Financiamento Da Casa Própria - 8 Regras De Como Usar

Publicidade

As pessoas que tem ou já tiveram um emprego com carteira assinada podem usar o saldo do FGTS para comprar uma casa. Além disso, o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é usado com uma enorme frequência na hora de financiar apartamentos e casas. Afinal, ao longo do tempo o trabalhador pode acumular uma boa quantia de dinheiro em sua conta do fundo. Dessa forma os bancos aceitam os valores para ajudar a pagar parte do valor de um financiamento de imóvel.

A Caixa é q responsável em administrar o fundo e libera quantia nesse tipo de situação aos trabalhadores. Mas, existem algumas regras na hora de usar esse dinheiro.

Quais são as regras para usar o FGTS no financiamento da casa própria?

1-Quantidade de tempo registrado de serviço

De modo geral, o trabalhador que possui saldo no fundo precisa ter trabalhado pelo menos três anos com carteira assinada para usar os valores para financiar uma casa. Vale lembrar, que mesmo que o trabalhador não esteja em funções com a carteira assinada quando for financiar a casa. Se tiver esse tempo de serviço pode usar os valores para abater parte do valor em um financiamento de imóvel.

Publicidade

2- Situações para o FGTS ser usado

Antes de mais nada, os valores do fundo de garantia podem ser usados em apenas algumas situações. Por exemplo, comprar e financiar uma casa, construir uma casa. Dar lances ou adicionar valores da carta de crédito de um consórcio, adiantar o pagamento das ultimas parcelas do financiamento e dar lances em um consórcio.

3-Localização do imóvel

Publicidade

Existe também algumas regras aplicadas sobre o fundo de garantia na hora de financiar uma casa em relação ao local do imóvel. Isso porque, é possível financiar uma casa apenas na cidade onde mora ou trabalha a pelo menos um ano. Sendo assim, as pessoas que se mudam para outros estados e desejam usar os valores para comprar ou construir uma casa. Precisam ter em mente que não podem usar o saldo do FGTS para tal finalidade.

4- Uso do FGTS em construções

Os valores do FGTS para construções fica liberado apenas em alguns casos específicos. Ou seja, apenas para imóveis que estiverem em cooperativas, consórcios ou financiados por meio de uma construtora ou agente financeiro.

5- Valor da avaliação de um imóvel

O valor do imóvel que deseja comprar usando o saldo do FGTS também deve atender uma regra. Isso é, o valor do imóvel financiado não pode passar de R$1,5 milhão. Vale lembrar que esse valor é uma regra para todos os estados do Brasil.

6- Posso obter o saldo do FGTS mesmo com um imóvel em meu nome?

O uso do saldo do fundo de garantia não fica liberado caso já tenha um imóvel pronto ou em construção em seu nome. Por isso, caso tenha já um imóvel em seu nome na mesma cidade que mora ou trabalha, ou cidades metropolitanas, saiba que não vai poder usar os valores do FGTS.

7- O dinheiro do FGTS fica liberado para quitar dívidas do imóvel?

Quando os valores do saldo do FGTS fica liberado para quitar uma parte o valor do financiamento. O valor usado abate apenas as últimas parcelas do crédito. Sendo assim, o valor do saldo pode pagar no máximo apenas 80% do valor das próximas 12 parcelas do financiamento. Além disso, o valor do FGTS é liberado ao trabalhador para essa finalidade apenas a cada dois anos.

Publicidade

8- O saldo do FGTS não pode ser usado em imóveis de terceiros

O saldo disponível no FGTS pode ser usado apenas para o imóvel que esteja no nome do trabalhador. Sendo assim, não pode usar o valor em imóveis de amigos, familiares ou qualquer terceiro. Isso porque os valores são para beneficiar apenas o trabalhador e não ficam liberados para terceiros.

Como resgatar os valores do FGTS para financiar a casa própria?

Primeiro, o interessado precisa procurar uma agência da Caixa Econômica Federal do Brasil. Vale lembrar que precisa estar com todos os documentos pessoais e a carteira de trabalho. Se já estiver em um financiamento de imóvel vai precisar levar consigo também o comprovante de pagamento da última parcela e o contrato do financiamento. Assim vai conseguir pedir o resgate dos valores para usar no financiamento da casa própria. Os valores podem ser sacados em qualquer dia do mês. No entanto o valor do saldo tem correção todo dia 10 de um mês. Por isso nossa dica é que faça o pedido do pagamento do seu saldo do FGTS após essa data.

Dica:

Publicidade

Hoje em dia, é possível encontrar alguns sites que são especializados em crédito para imóveis. Isso pode ajudar a vida das pessoas que estão em busca de um financiamento. Por meio desse tipo de serviço é possível obter atendimento especial. Ainda pode enviar todos os documentos apenas para um local. Afinal o site é quem envia a documentação caso decida fechar um financiamento com algum banco.

Desse modo, com essas plataformas é possível ter acesso a diversas propostas de bancos no mercado. Isso faz com que não precise se deslocar em vários bancos para ter acesso esse tipo de dado. Os sites são gratuitos e recebem comissões dos próprios bancos pelos serviços. Então para facilitar na hora de contratar um financiamento, tenha o suporte desse tipo de site.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2023