Tudo Que Precisa Saber Sobre O Financiamento De Imóvel Da Caixa

Publicidade

Sem dúvidas, as pessoas que estão procurando por um financiamento de imóvel devem conhecer essa linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica. Afinal, se trata de um dos maiores bancos de todo país. Além disso, a Caixa oferece aos clientes de financiamento de imóvel uma das menores taxas de todo mercado. Dessa forma é possível economizar na hora de contratar essa linha de crédito para comprar um imóvel. No entanto, muitas pessoas ainda possuem algumas dúvidas em relação ao financiamento oferecido por esse banco.

Como funciona o financiamento de imóvel da Caixa Econômica Federal?

A Caixa Econômica, faz uma análise de crédito do perfil do cliente antes de liberar os recursos para habitação. Isso porque, apenas por esse processo o banco pode comprovar se o cliente possui condições para realizar o pagamento das parcelas do financiamento. Vale lembrar, que muitas pessoas costumam reprovar nessa etapa junto a Caixa. Em geral, se deve ao fato de não conseguirem comprovar renda. Por isso antes de fazer o pedido do crédito é muito importante se preparar para que as chances de receber aprovação fiquem maiores. Também, ser um cliente correntista da Caixa pode ser uma boa opção para que o banco faça uma análise de crédito mais simples de obter aprovação do crédito.

Publicidade

Contudo, o crédito destinado para habitação da Caixa permite que o cliente gaste apenas 30% do valor total de sua renda em parcelas para comprar a casa. Desse modo, as pessoas que possuem um orçamento pequeno e querem comprar um imóvel caro, raramente obterão aprovação do crédito junto a Caixa. Portanto, existem apenas duas opções nesse tipo de situação. Primeiro escolher uma casa ou apartamento mais barato. Ou então aumentar a renda com trabalhos extras para comprovar o imóvel que deseja.

Taxas de juros do crédito de imóvel Caixa

Antes de mais nada, todo crédito de imóveis possui taxas de juros. Além disso, quanto maior for a taxa de juros cobrada, maior vai ser o valor pago pelo crédito. Assim, as taxas de juros da Caixa ficam calculadas segundo a renda do cliente e o valor do imóvel que deseja comprar. Então, quanto maior o orçamento da família ou o valor da casa, maiores serão as taxas de juros aplicadas pelo banco. Isso porque a Caixa entender que o cliente possui mais condições financeiras de arcar com os pagamentos da dívida do crédito para imóvel.

Publicidade

Sendo assim, desde agosto do ano de 2019 o cliente da Caixa que deseja contratar o crédito para compra de imóvel pode optar por algumas opções. Primeiro, por taxas de juros entre 8% e 9,75% anual (prefixado). Em seguida de 6,50% a 8,50% junto a TR anual (TR). Por fim 2,95% a 4,95% mais o IPCA anual (IPCA). No entanto, essas condições ficam validas apenas para os novos clientes do banco. Mas, de qualquer forma, é essencial que confira as taxas de juros junto ao banco antes de fechar qualquer tipo de negócio para receber crédito para compra de imóvel.

Tudo Que Precisa Saber Sobre o Financiamento De Imóvel da Caixa

Quais são as etapas do financiamento Caixa?

De modo geral, desde o processo de simulação do financiamento a liberação do crédito para compra de imóvel pode levar em torno de 30 dias. No entanto, esse prazo começa apenas depois dos compradores ou vendedores entregarem toda documentação exigida pela Caixa. Confira abaixo todos os passos do financiamento Caixa:

Simulação

Primeiro, é preciso fazer uma simulação do crédito de imóvel da Caixa. Assim, será possível ter acesso aos valores das parcelas e conferir se elas podem entrar dentro do seu orçamento. Uma boa dica para fazer esse processo de forma simples e fácil, é fazer uma simulação online. Desse modo, pode informar o valor da entrada, sua renda e outros dados para que tenha acesso ao valor das parcelas do imóvel que deseja comprar. Vale lembrar, que após realizar a simulação do site da Caixa. O site da plataforma ainda informa uma lista com os imóveis que foram avaliados pelo banco e que podem ser financiados pelo seu perfil.

Cadastro

Após simular e descobrir qual é o crédito para compra de imóvel que cabe no seu orçamento. É a hora de ir até uma das agências da Caixa com todos os documentos pessoais para realizar o seu cadastro. Assim, todos esses dados vão ficar com a Caixa Econômica para que façam a análise de crédito. Caso você tenha valores do FGTS que possam ser usados nessa compra. É importante que apresente esses dados por meio de um formulário da hora de pedir a linha crédito.

Publicidade

A Caixa Econômica Federal permite que até duas rendas sejam somadas para financiar um imóvel. Por isso, uma boa opção é usar o nome de outra pessoa para somar a sua renda para que consigam financiar uma casa. Por exemplo, marido, mulher, filhos e assim por diante. Isso, pode te ajudar a fazer com que apresente um orçamento maior com mais chances de pagar pelo crédito. Vale lembrar, que é possível comprovar renda com outra pessoa mesmo que não exista nenhum tipo de vínculo formal.

Análise de crédito

Após um prazo de cinco dias úteis da entrega dos documentos para cadastro. O banco vai dar uma resposta sobre a linha de crédito que foi pedido. Dessa forma, caso obtenha aprovação, a Caixa vai informar todos os pontos importantes de sua compra. Por exemplo, prazos, valores de entrada, parcelas, taxas de juros e assim por diante. Todos esses pontos são muito importantes para que saiba quanto dinheiro vai precisar para fazer o financiamento da caixa para comprar um imóvel.

Avaliação do imóvel

Tenha em mente, que nessa etapa os engenheiros vão fazer o processo de avaliação do imóvel que você deseja comprar. Durante essa mesma etapa a Caixa vai analisar a documentação dos vendedores do imóvel. Além disso, durante esse momento que todas as condições do imóvel são analisadas. Para que ambas as partes façam um bom negócio. Se deseja acelerar todo esse processo.

Saiba que pode contar com o Feirão de Imóveis Caixa, para escolher o imóvel que deseja. Isso porque, os imóveis que fazem parte do feirão já foram avaliados pelos engenheiros oficiais do banco. Sendo assim, todo processo para entrega do laudo da avaliação é de apenas de 15 dias. Por isso, aprovação final pelo crédito para compra de imóvel pode levar de 20 a 30 dias. Também, tem em mente que essa avaliação possui um custo que deve ser pago por você nesse processo.

Tudo Que Precisa Saber Sobre o Financiamento De Imóvel da Caixa

Assinatura do contrato

Caso você tenha sido aprovado em todas as etapas que falamos anteriormente. Saiba que a hora de assinar o seu contrato de aquisição de crédito de imóvel. Para isso, tanto compradores quanto vendedores precisam ir até uma agência da Caixa para fazer o processo. Após ter o contrato assinado o comprador precisa registrar ele em um cartório de registro de imóveis. Vale lembrar que esse registro também possui alguns custos. No entanto, os valores podem mudar de acordo com o estado. Também precisa fazer o pagamento do ITBI. Essa taxa corresponde a 2% do valor total do imóvel comprado.

Como usar o saldo do FGTS em um crédito para compra de imóvel?

Caso deseje usar o saldo de sua conta do Fundo de Garantia do Tempo e Serviço (FGTS) em seu financiamento de imóvel. É importante que saiba que pode usar os valores de três formas diferentes. Primeiro, oferecendo os valores disponíveis como entrada pelo crédito para compra de imóvel. Segundo para quitar de forma parcial ou total o valor da dívida. Por fim, pagando parte do valor das parcelas. Nesses casos o valor da parcela ficam diminuídos em até 80% em 12 meses seguidos.

Caso meu financiamento obtenha reprovação, posso fazer outro pedido?

É possível sim pedir outra vez pelo crédito. No entanto, o prazo para que esse novo pedido seja feito vai depender do motivo pelo qual teve o financiamento negado. Caso tenha sido porque possui algumas dívidas em atraso. O crédito pode ser pedido novamente apenas depois que pagar todos os valores que estão em atraso. Mas, caso tenha tido o crédito negado porque o imóvel que desejava comprar não passou na avaliação feita pelos engenheiros. Basta procurar outro imóvel para pedir uma nova avaliação. Também pode aguardar o processo de adequação do imóvel feito pelo próprio vendedor.

Quais são os tipos de imóveis que a Caixa financia?

De modo geral, a Caixa Econômica, financia imóveis novos e usados, comerciais ou residenciais, terreno ou lote urbanizado. Além disso, toda a construção do imóvel comercial ou residencial pode ser feito com um crédito da Caixa. Mas para isso o lote ou terreno precisa ser seu. A reforma para ampliação também é liberado para financiamento pelo banco. Por fim, o registro do imóvel e documentos também ficam financiados nas parcelas do crédito para compra do imóvel.

Quem não é cliente da Caixa pode financiar um imóvel? 

Caso seja cliente de outro banco, saiba que também pode fazer um financiamento junto a Caixa Econômica Federal. Contudo, para isso terá que abrir uma conta junto ao banco. Mas, antes de pedir pela abertura dessa conta. Nossa dica é que você faça uma simulação do crédito. Assim pode ter acesso a todas as condições, valores de entrada, taxa de juros e demais dados para obter aprovação da linha de crédito.

Vale a pena escolher o crédito de imóvel da Caixa?

Sem dúvidas, o crédito de imóvel da Caixa pode ser uma boa opção para muitas pessoas. Isso porque, conta com taxa de juros baixas quando comparada a outros bancos que estão no mercado. Isso faz com que o valor pago pelo crédito seja menor. Em geral, as taxas de juros na Caixa são a partir de 8% ao ano. Porém, em outros bancos presentes no mercado essa taxa costuma ser um pouco mais elevada. Mas, Caixa também oferece prazos diferenciados na hora de considerar o crédito aos seus clientes. Ou seja, até 35 anos para realizar o pagamento pelo crédito usado para compra do imóvel.

Como financiar um imóvel da Caixa de forma mais fácil? 

É possível procurar algumas incorporadoras ou construtoras para conseguir comprar um imóvel que ainda está em construção. Uma das maiores vantagens de fazer esse processo é que essas empresas se encarregam por todo processo. Ou seja, você preços apenas apresentar seus documentos para que eles façam todo o resto. Além disso, todo laudo de avaliação não será pago por você, já que as construtoras precisam fazer os pagamentos quando escolhem um banco para financiar algum imóvel.

O programa Minha Casa Minha Vida da Caixa Econômica?

Trata-se de um programa do Governo Federal do Brasil. Embora, feito por meio da Caixa Econômica ou pelo Banco do Brasil. Assim, na hora de realizar um financiamento, dependendo da sua renda e do valor do imóvel que deseja financiar. É possível recorrer a este programa para conseguir uma linha de crédito mais barata e descontos especiais.

Relacionados

Comentário Fechado.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2022