INSS | O Que Mudou Nas Regras?

Publicidade

No geral, desde o ano de 2019, novas regras foram implementadas para a aposentadoria do INSS. Contudo, as pessoas que ainda não conquistaram a sonhada aposentadoria está sentindo os reflexos das reformas na Previdência Social. Sendo assim, saiba que as novas regras para os aposentados do INSS inclui soma de pontos e pedágio. Vale lembrar que todos os anos as regras de transição aprovadas para aposentadoria do INSS mudam. Ou seja, as regras válidas para dar entrada no processo, já não são as mesmas.

No geral, o sistema de transição tem como objetivo beneficiar todos os que fazem contribuições junto ao INSS. Mas, que ainda não atendem todas os critérios exigidos para se aposentar antes da reforme na previdência. Nesse contexto, esse público vai ter acesso ao “meio-termo”.

Publicidade

Ou seja, cumprir com todas as regras para aposentadoria, no entanto, contanto com algumas condições especiais da previdência. Portanto, existem pelo menos quatro tipos de transição do INSS, idade progressiva, por pontos, pedágio de 100% e de 50%.

Já o público que cumpre os critérios de acesso a aposentadoria do INSS, mas que ainda não realizaram a solicitação, podem contar com as regras do último ano. Nesse caso, eles ganham o direito adquirido, onde podem fazer o pedido, mesmo que tenham cumprido todas as regras.

Mudanças na aposentadoria por idade do INSS:

Sem dúvidas, as regras por idade é um dos principais pontos que pode ser alterado. Isso porque, as mulheres que desejam fazer o pedido de aposentadoria devem ter mais anos de vida do que exigido.

Afinal, a nova regra de reforma da Previdência Social exigiu mais 06 meses de idade mínima sejam acrescidas a cada ano. Mas, para os homens, a idade continua sendo de no mínimo 65 anos. Ou seja, nada mudou para a aposentadoria de homens junto ao INSS.

Publicidade

Vale lembrar que o acréscimo para o público feminino. Durante esse período a idade mínima era de apenas 61 anos de 06 meses. Então,  a mudança tornou-se necessária para as mulheres. Porém, saiba que esse é o limite, a idade mínima fique em 62 anos para as mulheres.

Saiba ainda que o público em gera l deve comprovar pelo menos 15 anos de contribuição junto ao INSS para se aposentarem. Neste caso, a soma total de 180 contribuições mensais. Dessa forma, o único motivo que pode levar a redução de idade seria o aumento do tempo de contribuição.

Sendo assim, a mulher com 58 anos de idade com 30 anos de contribuição pode se aposentar. Os homens de 63 anos de idade e 35 anos de contribuição no INSS podem conseguem se aposentar.

Novas regras de pontos para aposentadoria:

Levando em consideração todo o sistema de transição, vale deixar claro que a aposentadoria do INSS é conquistada pelo cidadão quando o mesmo alcança a soma de pontos mínimos exigidos. Desse modo, os pontos são obtidos pela soma da idade do segurado mais o tempo de contribuição. Assim, é acrescentado 1 ponto por cada ano.

Mas, existe um limite de 105 pontos para homens e 100 pontos para mulheres. Contudo, até chegar lá os números devem ir subindo. Vale lembrar que a exigência era de apenas 89 pontos para homens e 99 pontos para mulheres. Porém, subiu um ponto para cada um.  Enfim, dentre as exigências está que o homem deve ter pelo menos 35 anos de contribuição no INSS e as mulheres 30 anos de contribuição.

Alterações de idade mínima e tempo de contribuição: 

Saiba que além de todas as regras que já falamos acima, ainda existe uma nova regra do INSS. Isso porque, alterações foram feitas na idade mínima e tempo de contribuição para pedido de aposentadoria. Sendo assim, para fazer o pedido de aposentadoria, as mulheres devem ter idade mínima de 58 anos e homens de 63 anos.

Contudo, ambos devem alcançar o tempo mínimo de contribuição. De qualquer forma, especialistas afirmam que não existe uma única regra para fazer o pedido de aposentadoria do INSS. Isso porque, tudo vai depender do perfil de cada um dos trabalhadores. Até porque, uma regra pode ser favorável para um público e menos atrativa para um outro.

Por fim, saiba que diante de tantas alterações, fica difícil entender sobre as novas regras rapidamente. Então, indicamos que procure a ajuda de um especialista do INSS, para que saiba mais sobre as novas regras do INSS para aposentados. Espero ter lhe ajudado e até mais!

Acessar Online

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2024