Sem dúvidas, as pessoas que desejam contratar um plano de Seguro Auto devem conhecer todos os tipos de cobertura. Isso porque, existem diversos tipos de coberturas de seguros presentes no mercado hoje em dia. Dessa forma, pode fazer uma comparação com todos os tipos de coberturas nas propostas feitas pelas seguradoras na hora de contratar esse tipo de serviço. Vale lembrar, que a cobertura do seguro, nada mais é, de que em que situações o seu carro pode contar com o seguro.
Quais são os tipos de cobertura de Seguro Auto?
Primeiro, quando for pedir cotações de planos de seguros, vai saber que as empresas seguradoras no mercado trabalham com dois tipos de cobertura. Ou seja, uma cobertura de seguro básica, que protege o carro em casos de roubo e incêndio. E a cobertura completa que em geral é chamada de cobertura compreensiva. Vale lembrar que os seguros com planos de cobertura básicas se tornam bem mais baratos. Afinal as proteções não são tão grandes como em um plano mais completo.
Sendo assim, por esses motivos, em grande parte das vezes vale a pena pagar um valor a mais para que o plano de cobertura compreensiva seja contratado. Isso porque, nesse tipo de seguro, vai ficar com seu carro protegido em casos de incêndio, roubo, e quaisquer tipos de colisões. Ou seja, caso tenha um acidente com seu carro, derrape, capote ou situações semelhantes vai estar totalmente coberto pelo seu seguro. Vale lembrar que a cobertura vale mesmo para as pessoas que sofrem apenas perda parcial de seus carros.
Como funciona o Seguro Auto com indenização total?
De modo geral, outro ponto que deve ser levado em conta é em relação ao tipo de indenização oferecido pela seguradora em seu plano. Ou seja, o tipo de indenização que a empresa vai oferecer em casos de roubo ou perda total do seu carro. Dessa maneira, existem duas opções nesses casos. Primeiro, o valor de mercado referenciado e o valor determinado. Mas, o que muda nas duas opções é apenas o valor que vai receber da empresa seguradora.
Isso porque, caso decida que deseja receber uma indenização por valor de mercado, vai receber o valor que seu veiculo vale no mercado no período atual. Mas isso em casos de roubo ou perca total do carro. Essa é uma das opções mais comuns onde as seguradoras usam os valores da Tabela Fipe para pagar o valor do carro para os seus segurados. Contudo, quem optar pelo valor determinado, vai receber o valor do carro da seguradora definido no contrato entre ambas as partes. Sendo assim, mesmo que o carro esteja valendo mais ou menos vai receber o valor que está no contrato do seu seguro auto.
Em geral, quem contrata um seguro para seu carro pode optar por quatro tipos de coberturas. Ou seja, compreensiva com valor de mercado referenciado ou valor determinado. Também roubo e incêndio com valor de mercado referenciado ou valor determinado.
- Qual o Valor do Seguro Auto do Fiat Palio Weekend Adventure
- Seguro Auto Bradesco - Conheça e Saiba Como Solicitar!
- Seguro Auto Santander - Conheça e Saiba Como Solicitar!
Dica para contratar Seguro Auto:
Caso esteja se planejando para contratar um seguro para seu carro, orientamos que contrate a cobertura compreensiva com valor de mercado referenciado. Isso porque, os planos de seguro com essa opção protegem o seu carro em todas as situações. Dessa forma, pode obter todo o reembolso do seu carro de acordo com o valor que estiver sendo avaliado no mercado no período.
Atenção:
Vale lembrar que além de todos esses tipos de coberturas, podem existir alguns serviços extras. Ou seja, são alguns serviços que não estão determinados no seu contrato junto com a empresa seguradora. Mas que ficam adicionados desde que pague pelos valores de custo adicional. Por exemplo, cobertura para danos causados a terceiros. Onde o seguro cobre todos os gastos em acidentes causados a carros de terceiros. No entanto tenha atenção sobre todos esses pontos na hora de contratar o seu plano de seguro.