Caso tenha sido o responsável por uma batida de carro, onde o seu veiculo ou de terceiros foram prejudicados, saiba que talvez seja uma boa hora para acionar o seguro do seu carro. Afinal, precisa recorrer a seu seguro para que não fique no prejuízo durante esses momentos. No entanto, para que consiga arrumar um carro de um terceiro com seu seguro envolvido em um acidente. Saiba que o seu plano de seguro contratado precisa ter esse tipo de cobertura.
Além disso, para conseguir fazer o conserto do seu carro, precisa ter em mente que ainda vai ter que arcar com os gastos da franquia para acionar o seu seguro.
Passo a passo de como acionar Seguro de Carro:
1°- Procure fazer o Boletim de Ocorrência
Primeiro, precisa ter em mente que sempre que houver algum tipo de batida com seu carro, todos os que estiverem envolvidos no acidente devem fazer um B.O (Boletim de Ocorrência). Afinal, com esse registro um policial vai descrever de forma oficial todos os relatos dos detalhes do acidente em que se envolveu. Dessa forma, todos os presentes no acidente devem assinar e concordar com o relato para que fique efetivado. Vale lembrar, que as pessoas que não estiverem presente no instante em que o B.O está sendo registrado, não pode dar sua versão do acidente. Portanto, caso seja o responsável pelo acidente, vai precisar do B.O para que consiga acionar o seu seguro.
Para isso, basta logo após a batida, pegar o telefone de contato de todos os envolvidos. Também como nome completo, placa de carro, CPF e CNH. Em seguida deve ir até a delegacia mais próxima para que consiga registrar o seu B.O. Mas, antes de acionar o seu seguro, orientamos que saiba quanto vai gastar para arrumar cada um dos veículos envolvidos no acidente. Afinal, a empresa seguradora, vai se responsabilizar pelo conserto dos veículos apenas quando o valor ficar superior ao valor pago pela franquia para acionar o seguro. Além disso, em casos de sinistro em veículos de terceiros, o seguro com esse tipo de cobertura faz reparos de acordo com um limite definido no contrato junto a seguradora.
2°- Busque entrar em contato com sua empresa seguradora
Logo após ter todos os orçamentos para consertos dos carros, e ter a certeza que precisa acionar o seu seguro. Saiba que precisa entrar em contato com sua empresa seguradora por meio de e-mail ou telefone. No entanto, busque ligar para empresa para que consiga solucionar o problema em um tempo menor. Vale lembrar que o telefone de contato da sua empresa seguradora fica no seu cartão do seguro. Saiba que a empresa vai solicitar o número de sua apólice e alguns dados pessoais. Em casos de acidentes de terceiros envolvidos, os dados dos motoristas também podem ser solicitados. Caso tenha fotos do acidente, deve enviar todas pelo e-mail da empresa.
Sendo assim, quando o carro estiver na a oficina da seguradora, uma vistoria será feita para que a empresa confirme que todos os estragos informados antes são reais. É bem possível que também tenha que levar o carro de terceiros envolvidos. Dessa forma a seguradora pode avaliar todos os reparos que precisam ser feitos caso o seu seguro tenha esse tipo de cobertura.
Hoje em dia, existem algumas seguradoras que oferecem a opção de informar o sinistro por meio de site na internet. Além disso, se trata de uma das opções mais comuns quando os segurados não precisam recorrer a reboque para tirar os carros do local do acidente. Portanto, caso o seu carro não tenha estragado muito, pode acionar o seu seguro pelo site, para que consiga agendar a sua vistoria junto com a seguradora.
- Banco do Brasil Seguro Auto - Confira Tudo Sobre
- Corretoras Que Vendem Seguro online - Conheça Agora
- Seguradoras De Veículos Conheça Quais São As Melhores
Quando devo usar o Seguro DPVAT?
Caso o acidente que tenha se envolvido tenha deixado alguma pessoa machucada, deve informar a sua empresa seguradora. Isso porque, grande parte dos planos de seguros hoje em dia no mercado possuem cobertura para danos a terceiros. Porém, se não houver cobertura pode optar pelo DPVAT. Para quem não sabe se trata de um seguro obrigatório feito por todos os motoristas. Desse modo, esse seguro banca até R$2,7 mil em despesas médicas e cerca de R$13,5 mil em casos de invalidez ou morte. Contudo, saiba que esse seguro não cobre danos causados aos veículos, apenas destinado aos motoristas.
O que devo fazer se o meu carro for roubado?
Antes de mais nada, tenha em mente que os seguros não possuem cobertura apenas para batidas. Por isso, caso tenha tido o seu carro roubado, deve anotar o dia, horário, local e todos os detalhes de como o roubo aconteceu. Feito isso, vá até uma delegacia mais próxima para que registre o B.O. Além disso, vai precisar do seu B.O para que consiga comprovar para empresa que o seu carro foi roubado. Em seguida, entre em contato com sua seguradora e forneça todos os documentos que ela solicitar. Enfim, a empresa tem 30 dias para que te faça o pagamento do carro. Mas, caso o carro acabe sendo encontrado após receber sua indenização, precisa saber que o carro vai ser da seguradora.
Atenção:
Antes de fechar algum tipo de plano de seguro para seu carro, deve levar em conta o quanto o seu carro vai rodar. Isso porque, cada seguradora possui planos de acordo com as necessidades de cada um dos donos de veículos. Ou seja, uma pessoa que usa o carro todos os dias para trabalhar, precisa de um seguro com plano de cobertura contra danos a terceiros. Então tenha atenção na hora de contratar um seguro auto.