De modo geral, quando uma pessoa faz um seguro auto, ela paga um valor determinado para uma empresa seguradora. Então, essa empresa protege seu carro durante um ano. Portanto, caso dentro desse período sofra algum acidente, tenha o carro roubado ou todas as situações que estão prevista no contrato. A empresa reembolsa todo o valor para que faça o conserto de todos os dados causados. Também a quantia em dinheiro caso precise comprar um novo carro.
No entanto, tanto as pessoas que desejam contratar quanto as que já contrataram um plano de seguro auto devem ficar atentos sobre algumas regras. Afinal existem alguns pontos sobre esse tipo de serviço que devem ser levados em conta.
Como o valor do Seguro Auto é calculado?
Antes de mais nada, as empresas seguradoras levam em conta três pontos para que os valores do seu seguro auto sejam definidos. Confira abaixo quais são:
Perfil do condutor– Primeiro, se trata de uma ficha que o contratante do seguro deve preencher. Dessa forma, deve informar todos os dados pessoais, e se vai ou não usar o carro para trabalhar. Também, se vai estacionar o carro em garagem, rua, dentre outros dados. Vale lembrar que ser verdadeiro nessa fase se torna essencial. Isso porque, caso chegue a precisar do seu seguro, a empresa vai checar todos os dados, caso algo esteja incoerente, a empresa pode negar o conserto do carro ou reembolso.
Modelo do Veículo- Saiba que cada carro possui valores diferentes aplicados pelas seguradoras. Isso porque, essas empresas levam e conta os modelos que possuem mais chance de roubo hoje em dia. Também, cada empresa possui seus próprios critérios para avaliar os carros. Sendo assim, se torna uma boa opção avaliar cada valor em diversas empresas presentes no mercado que atua dentro desse segmento. No entanto, caso o seu carro seja menos visado para outras empresas seguradoras, a mesma vai ter um valor de seguro auto mais baixo para ser pago por você.
- Banco do Brasil Seguro Auto - Confira Tudo Sobre
- Quais Seguros Corretoras Online Vendem - Saiba Como Contratar!
- Franquia Normal e Reduzida em Seguro de Carro - Veja a Diferença!
- Seguradoras De Veículos Conheça Quais São As Melhores
Cobertura– Por fim, saiba que existem diversos tipos de planos de seguro auto que mudam de acordo com sua cobertura. Portanto, um Seguro Auto básico costuma cobrir gastos com batida, roubo e incêndio. Contudo, saiba que pode incluir todos os tipos de proteções que deseja ter caso não esteja do plano oferecido pela seguradora, mas terá que pagar a diferença por essas coberturas. Por exemplo, a cobertura por danos causados em terceiros pode deixar o valor do seu plano de seguro com um valor mais alto.
De que forma devo usar?
Caso aconteça de bater o seu veículo, nossa dica é que sempre busque fazer pelo menos dois orçamentos dos valores do conserto antes de recorrer a sua seguradora para acionar o seu seguro. Vale lembrar, que se bater em outro carro e realmente tiver culpa pelo acidente, precisa levar em conta que precisa pagar por todos os danos. Sendo assim, nesses casos também pode pedir ao dono do veículo que faça os orçamentos dos reparos para saber se vale a pena ou não recorrer a seu seguro.
O Seguro para fazer consertos em seu carro, possuem algumas regras. Isso porque, todos os tipos se seguros hoje em dia possuem franquias. Ou seja, um valor que deve ser pago para que acione o seguro e consiga fazer todos os reparos em seu carro. Dessa maneira, deve avaliar se o conserto do seu carro vai ficar mais alto do que a franquia. Isso porque, caso o valor da sua franquia fique maior do que o valor do seu conserto, não será uma boa opção acionar o seu seguro. Mas caso o seu conserto fique com valor mais alto que o valor da franquia, deve acionar seu seguro para que a empresa arque com os valores adicionais.
Já para conserto em carro de terceiros, saiba que também precisa decidir se vai ou não usar o seu. Por isso use todos os critérios que falamos acima para ter certeza que precisa ou não acionar a sua seguradora.