Regras Que Precisa Saber Sobre Consórcio De Carro

Publicidade

Caso esteja planejando comprar o seu carro com a ajuda de um consórcio de veículos, saiba que precisa conhecer um pouco sobre essa forma de compra. Isso vai te ajudar a fazer a compra do seu carro com segurança sem que tenha dúvidas sobre o assunto. Afinal, ainda existem diversas dúvidas sobre os grupos de consorciados, sorteios, lances e tudo que envolve os consórcios. Vale lembrar que quanto mais saber sobre o assunto, melhor vai ser para que de fato faça um bom negócio. Dessa forma, entender as regras dos consórcios de veículos é muito importante caso esteja querendo contrata-lo.

Quais são as regras sobre consórcio de carro?           

1-Quando não faz o pagamento da parcela não pode dar lances nem fazer parte do sorteio

De modo geral, todos os membros de um consórcio precisam que os pagamentos estejam em dia para que todos possam comprar o bem que desejam. Por isso, é necessário que todos estejam pagando o consórcio em dia. Dessa forma, aqueles que não estão pagando de forma correta os consórcios, precisam saber que não podem dar lances ou participar dos sorteios para ter acesso a carta de crédito. Então, busque pagar todas as parcelas dentro do prazo para que consiga ter maiores chances de obter sua carta de crédito e comprar o seu carro.

Publicidade

2- Empresa administradora precisa de autorização do Banco Central do Brasil

Todas as empresas que administram os consórcios por todo país precisam ter uma autorização do Banco Central do Brasil para funcionar. Por isso, antes de contratar um consórcio em alguma empresa vai precisar ter a certeza que ela possui essa autorização. Dessa forma vai ter a certeza de que vai estar fechando negócio com uma empresa de confiança e segurança.

3-Pode entrar em um grupo formado ou em fase de formação do consórcio

Antes de mais nada, caso o consórcio que deseja entrar, ainda esteja em fase de formação. Saiba que vai precisar esperar ter a quantidade mínima de pessoas para iniciar os pagamentos dar parcelas. No entanto, caso entre em um grupo que já esta formado. Saiba que existem apenas dois caminhos para conseguir essa opção. Ou seja, comprando uma cota com a empresa administradora ou comprando a cota de um dos membros que tenha desistido do consórcio.

4-Data de vencimento das parcelas determinado pela empresa administradora

Vale lembrar, que você deve colocar o pagamento de suas parcelas dentro dos seus gastos em seu orçamento após contratar uma cota de consórcio. Devido ao fato de a empresa escolher a data de vencimento das parcelas. É essencial que verifique se o prazo está dentro do seu orçamento mensal para que não corra o risco de acabar não pagando os valores.

Publicidade

5-Antecipar pagamento das parcelas

Busque conferir em seu contrato do consórcio se a ordem de pagamento é direta ou está de forma inversa. Caso seja direta, quando antecipar o pagamento das parcelas, vai ter que pagar as próximas que ainda estão a vencer. No entanto, caso seja inversa, quando faz o adiantamento de suas parcelas, vai estar quitando as últimas parcelas do consórcio. Isso vai fazer com que acabe terminando de pagar pelo seu consórcio antes de prazo definido anteriormente.

6- A carta de crédito pode ser usada para compra de carro novo ou usado

Em geral, quem optar pelos consórcios de veículos podem comprar tanto carros novos quanto usados. Isso porque os pagamentos pelo carro são feitos á vista com a carta de crédito. Além disso, ainda pode negociar um desconto sobre a compra para que consiga fazer um negócio ainda melhor.

7-10% do valor da carta de crédito pode ser usado para despesas do carro

Existem alguns gastos que podem ser pagos com o valor da carta de crédito. Por exemplo, seguros, IPVA e assim por diante. Contudo, esses casos valem apenas para quando o carro que deseja comprar tem um valor mais baixo do que sua carta de crédito. Isso porque, se o valor for mais caro, vai precisar complementar o valor para fazer a compra do carro.

8- O valor da carta de crédito pode ser pego em dinheiro

Embora seja possível pegar o valor da carta de crédito em dinheiro. Saiba que vai precisar esperar seis meses após os consórcios chegar ao fim. Também deve esperar o período após a sua contemplação para que consiga essa opção de receber o dinheiro.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2025