Saiba Como Fazer Um Consórcio De Carros Seminovos

Hoje em dia, um dos meios possíveis para realizar a compra de um carro é por meio de um consórcio de veículos novos e usados. Dessa forma, os membros de um consórcio juntam dinheiro, pagando todo mês um valor de parcelas. Então, a empresa gerencia o dinheiro de todos, onde a cada mês um membro é sorteado para ter acesso ao dinheiro e comprar o carro. Mas as pessoas que recebem a carta de crédito por meio de sorteio ou lance devem usar os valores para comprar o carro que deseja. Vale lembrar, que as pessoas que escolhem os consórcios podem optar por comprar um carro novo ou seminovo.

Publicidade

No entanto existem algumas diferenças entre esses dois tipos de consórcios. Isso porque, os consórcios de carros seminovos podem ter um limite de tempo de fabricação o que não fica presente nos consórcios de carros novos. Sem dúvidas existem pontos positivos e também negativos em se comprar um carro seminovo. Mas, os consórcios de carros novos e seminovos funcionam da mesma forma. Dessa forma, se torna essencial entender melhor sobre os consórcios de carros seminovos para que consiga fechar o melhor negócio. Confira abaixo todos os dados sobre o assunto:

Como funciona os consórcios de carros seminovos?

De modo geral, os consórcios de carro seminovos, funcionam da mesma forma do que os consórcios de carros novos. Por isso, os interessados devem procurar por uma empresa responsável por administrar consórcios. Feito isso, precisa comprar uma cota e esperar que a empresa reúna todos os membros para formar um grupo para iniciar o pagamento das parcelas. Vale lembrar, que apenas após o grupo estar formado é que os membros iniciam o pagamento das parcelas todo mês. também, o valor das parcelas é definido de acordo com o veículo que você deseja comprar. Nossa dica, é que você analise a quantidade de parcelas e o valor de cada uma delas antes de assinar um contrato na compra de uma cota de consórcio.

Publicidade

Então, todo mês, a empresa realizar um sorteio entre os membros de um grupo de consórcio. Assim, a cada mês um dos membros será contemplado com a carta de crédito. Essa carta de crédito contém um valor definido para que a compra do veículo seja feita. Porém, nos consórcios de carro seminovos, é bastante comum que haja algumas restrições quanto ao veículo a ser comprado. Isso porque, as empresas costumam determinar que os carros usados devem ter no máximo cinco anos de uso. Além disso, existem empresas onde a restrição é ainda maior onde o tempo permitido é de dois a três anos de uso do carro. Sendo assim, se torna fundamental que você verifique esses dados antes de assinar um contrato com a empresa.

Como fazer um consórcio de carros seminovos?

Antes de mais nada, para que você realize esse tipo de consórcio você deve procurar uma empresa que oferece serviços com cotas de consórcio. Por exemplo, Honda, Porto Seguro e Rodobens. Vale lembrar, que essas empresas oferecem cotas de consórcio para que os interessados consigam ter acesso a carta de crédito e comprar o seu carro seminovo de forma fácil e prática.

Contudo, antes de realizar a compra da sua cota em um consórcio, você deve ter alguns cuidados para acabar não saindo no prejuízo. Por isso, o melhor caminho é comparar as empresas que oferecem as melhores condições, taxas, valor de parcelas, qualidade de atendimento e assim por diante. Também, mais uma vez, orientamos que você leia com cautela e atenção todos os pontos do contrato para evitar surpresas desagradáveis.

Quais são as vantagens de desvantagens de comprar um carro seminovo com o consórcio?

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens em comprar esse tipo de veículo por meio de um consórcio em relação ao seu valor. Isso porque, um carro zero km costuma estar bem mais caro do que um veículo seminovo. Também, os carros novos acabam se desvalorizando com muita rapidez após sair da concessionária. Mas, isso acaba não acontecendo com os veículos seminovos. Porém, uma outra vantagem a mencionar em relação a documentação e seguros de carros seminovos. Afinal, costumam ser bem mais baratos quando comparados com o carro novo.

Mas, uma das desvantagens desse processo em relação aos gastos que vai ter com a manutenção. Isso porque, por mais que um carro seminovo esteja em boas qualidades ele pode acabar apresentando alguns problemas. Sendo assim, é muito importante que você faça uma revisão com o mecânico de sua confiança logo após comprar o seu carro seminovo. Também importante que você faça essa revisão antes de realizar a compra para ter a certeza que não existe nenhum tipo de problema com veículo seminovo que acabe sendo passado despercebido.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2025