Em geral, no ano de 2015 a prefeitura de São Paulo, liberou o uso do Passe Livre Estudantil para os alunos com baixa renda. No entanto, também para os universitários que fazem parte do Prouni e do FIES. Então, esse grupo de pessoas tem acesso a isenção total de pagamento para fazer embarque no transporte público. Mas, para isso, a escola ou universidade deve encaminhar os dados das matrículas do aluno. Além disso, o estudante deve estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal para ter acesso a programas sociais. Contudo, muita gente ainda possui algumas dúvidas sobre o assunto.
Quem tem direito ao Passe Livre Estudantil?
Estudantes da rede pública de ensino:
- Primeiro, todos os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico tem direito ao passe livre. Além disso não precisam comprovar renda para ter acesso ao benefício;
- Contudo, os alunos de ensino superior e tecnólogos também tem acesso e direito ao passe livre caso comprovem baixa renda. Ou seja, caso tenha familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por cada membro.
Estudantes da rede privada de ensino:
- Os alunos que fazem parte de programas sociais. Por exemplo, Prouni, Fies, Cotas Sociais ou Bolsa Universidade tem direito a receber o Passe Livre;
- Também, os alunos de cursos técnicos e para profissionalizar tem direito ao Passe Livre. No entanto, nesse caso deve comprovar baixa renda. Sendo assim, deve ter um salário mínimo por pessoa de até 1,5;
- Todos os alunos do Ensino Superior e tecnólogo também pode receber o passe livre desde que comprovem baixa renda;
- Por fim, todos os alunos que tem renda familiar inferior a 1,5 salário por membro pode ter o passe livre.
Como fazer o Passe Estudantil?
Para que consiga solicitar o Passe Livre Estudantil, saiba que vai precisar primeiro ter um Bilhete Único cadastrado. Porém, saiba que não serve o primeiro bilhete. Isso porque o bilhete deve ter sido emitido após o ano de 2014. Sendo assim, caso ainda não tenha feito o seu cadastro, vai precisar fazer.
Feito isso, deve solicitar que a o local onde estuda envie os dados de sua matricula para a SPTrans. Dessa forma, dentro de alguns dias, a sua solicitação vai estar no sistema do SPTrans. Mas, ainda vai precisar ativar o cartão. Para isso deve acessar o site oficial da SPTtrans. Vale lembrar que para ativar o seu passe livre vai ter que pagar uma taxa de ativação no valor de R$30,10. Depois de confirmar o pagamento, seu cartão vai ser enviado para sua instituição de ensino onde pode fazer a retirada.
Como funciona o Passe Livre Estudantil?
Saiba que para que você consiga recarregar as cotas do seu cartão de passe estudantil. Vai precisar ir até uma das máquinas de carregamento para realizar todo processo. Vale lembrar, que vai precisar recarregar duas vezes seguidas. Isso porque uma delas vai ser para as cotas de ônibus e outra para as cotas de trem e metrô. Todas as cotas são definidas por meio da instituição de ensino de acordo com a suas aulas. Por isso, podem variar de cinco a 24 cotas diárias. Além disso, todas as contas gratuitas são duplas.
Ou seja, cada cota te dá o direito de fazer duas viagens de 2h00 com até quatro embarques por viagem. Porém também pode ter acesso até dois embarques por dia em trens e metrôs. Pelo fato de as contas serem diárias, assim que você passar pela primeira vez com o seu cartão, uma contagem regressiva começa. Sendo assim, você tem 2h00 para realizar o embarque em um ônibus para que a sua cota seja debitada.
Os alunos do Pronatec podem ter o Passe Livre?
Caso frequente um curso em uma instituição de rede provada e pode comprovar uma baixa renda pode receber o passe. Contudo, caso não consiga comprova a baixa renda, pode ter direito a receber a meia tarifa.