Renda Bruta - Descubra Tudo Que Precisa Saber Agora

Publicidade

De modo gera, a Renda Bruta se trata da soma de todo o dinheiro, isso sem nenhum tipo de desconto, que cada um dos membros da família ganha. Então, os valores podem ser de salários, INSS privado ou público, pensão alimentícia e renda autônoma. No entanto, qualquer outro tipo de renda que um individuo receba pode fazer parte da renda bruta. Dessa forma, embora muita gente não saiba, é essencial ficar por dentro da renda bruta dos membros da família. Afinal, existem diversas situações em que precisa informar o valor da renda bruta.

Renda Bruta - Descubra Tudo Que Precisa Saber Agora

Como funciona a Renda Bruta?

Antes de mais nada, como já falamos existem diversas situações em que precisa informar a renda bruta da sua família. Por exemplo, existem vários programas que pedem o valor da soma da renda bruta antes de liberar alguns benefícios. Ou seja, para obter bolsas de estudos, bilhete único, programas educativos e diversos outros. Afinal, eles tendem a pedir a declaração de renda por meio dos dados de renda familiar antes de conceder qualquer tipo de desconto.

Publicidade

Porém, na hora de conseguir a liberação de empréstimos, também pode ter que apresentar ao banco ou financeira a comprovação de renda de sua família. Isso porque, para essas instituições se torna essencial entender qual a situação financeira de seus clientes antes de liberar qualquer tipo de linha de crédito. Assim, podem ter uma garantia maior de que o pagamento pela dívida em questão vai ser pago.

Vale lembrar que a renda bruta é diferente de uma renda liquida. Isso porque, na renda bruta temos a inclusão de todos os salários mensais sem que seja feita nenhum tipo de exceção ou descontos. Mas, a renda liquida se trata do valor que sobra, onde todos os descontos de Imposto de Renda e INSS acabam sendo levados em conta na soma, o que não acontece na renda bruta.

Qual a importância de saber sobre a Renda Bruta?

Publicidade

Esse tipo de cálculo ainda pode ser usado em outros tipos de situações além das que já falamos acima. Por exemplo na hora de uma pessoa fazer a declaração do Imposto de Renda todo ano. Sendo assim, acaba se tornando essencial saber o rendimento bruto completo anual. Também todas as despesas para que consiga fazer a sua declaração. Afinal, caso isso não aconteça pode acabar caindo na malha fina.

Renda Bruta - Descubra Tudo Que Precisa Saber Agora

Como descobrir a Renda Bruta Familiar?

Primeiro, para que consiga descobrir o valor da renda familiar. Saiba que precisa saber o valor que cada membro da família recebe. Feito isso, precisar somar todo o valor daqueles que possuem renda. Em seguida deve dividir esse valor com o número de pessoa que mora na mesma residência. Assim vai conseguir chegar na renda per capita. O valor total da soma antes da divisão é o valor da renda familiar.

Publicidade

As pessoas que trabalham como assalariados, e podem comprovar rendam todo processo se torna mais fácil. Isso porque, vai precisar apenas consultar os recibos de salários para obter os dados. No entanto, quando se trata dos autônomos, todo processo pode mudar, já que em grande parte das vezes não existe uma renda fixa todo mês. Nesses casos, o melhor a se fazer é apresentar os recibos de produtos e serviços prestados por meio de suas notas fiscais. Também pode usar a declaração de imposto de renda e os extratos bancários para saber os valores.

Relacionados

Deixe seu comentário

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2023