Embora os consórcios estejam disponíveis no mercado a muito tempo, ainda existem diversas dúvidas quanto o assunto esta relacionado a essa modalidade. Vale lembrar, que as regras são as mesmas tanto para compras de carros ou motos nos consórcios. Hoje em dia, os consórcios são uma das melhores opções para as pessoas que desejam juntar dinheiro para comprar um bem em questão. Para que consiga ficar por dentro de tudo quando o assunto for consórcio de veículos. Separamos nesse artigo diversos dados para que confira tudo que precisa saber sobre consórcio de carro e moto.
O que são os consórcios de veículos?
De modo geral, os consórcios de veículos, é uma forma de compra onde uma pessoa realiza o pagamento de parcelas todo mês. Dessa forma, o interessado entra em grupo de pessoas onde todos devem realizar o pagamento dos boletos mensais. Assim, cada um dos membros desse grupo é contemplado por meio de sorteios. No entanto, apenas uma pessoa fica sorteada por mês para ter acesso a carta de crédito e poder comprar o carro ou moto que deseja. Mas, esses grupos de consorciados ficam montados apenas por uma empresa administradora com autorização do Banco Central do Brasil.
Afinal, elas que são responsáveis em determinar o tempo e valor de cada uma das prestações e organizar todo processo de contemplação. Os membros juntos formam uma espécie de poupança para que todos consigam comprar o veículo no valor que desejam. As taxas cobradas nesse processo costumam ficar bem mais em contas do que os juros dos financiamentos.
Afinal, como funciona os consórcios de motos e carros?
Todas as pessoas que possuem o desejo de comprar um veículo com um mesmo valor, fazem parte de um grupo que é criado pela empresa administradora dos consórcios. Dessa forma, todos eles devem pagar por parcelas ao mês, com um valor fixo determinado no contrato. Assim a empresa realiza todo processo de administração de todo dinheiro das parcelas pagas pelos membros dos grupos. Então, todo mês a empresa faz um sorteio entre todos os participantes do grupo. Por isso aquele que for sorteado pode receber a carta de crédito para poder comprar o veículo que deseja.
Contudo, ainda é possível tentar obter a carta de crédito por meio de lances. Embora mesmo assim não seja possível saber ao certo quando pode ter a carta de crédito para comprar o bem que deseja. Por isso, os consórcios devem ser uma opção para as pessoas que não tem tanta pressa de ter acesso ao dinheiro para usar para essa finalidade. Confira abaixo todas as principais informações sobre os consórcios de veículos:
Quais são as formas de entrar em um grupo de consórcio de veículo?
Antes de mais nada, existem apenas três formas de ser um dos membros de um grupo de consórcio para comprar uma moto ou carro. Primeiro, pode encontrar um grupo que já esteja formado para comprar uma cota em um grupo já formado. Também pode comprar a cota de um outro consorciado que faça parte desse grupo. No entanto, em primeira via, é preciso que se dirija até uma empresa administradora para ver a possibilidade de entrar em um grupo que esteja formado ou em fase de formação.
Por fim, a última opção e tentar fazer com que um dos consorciados vendas a sua cota de um consórcio. Nesses casos você ainda precisa ter muito cuidado em relação ao valor das parcelas que vai assumir. Isso porque vai estar fechando um negócio com um participante e não com a empresa que administra o consórcio. Isso faz com que tenha que pagar as parcelas direto para ele. Vale lembrar que as empresas administradoras não apoiam essa forma de entrar em um consórcio. Dessa forma, não fazem a venda de nenhum tipo de cota de um dos consorciados que desejam fazer parte do grupo já formado.
Como funciona o pagamento das parcelas?
Depois de já ser membro de um grupo de consórcio que já está formado. Os membros precisam pagar o valor das parcelas direto para empresa administradora. Desse modo podem ter acesso por meio de um sorteio as cartas de crédito que permite que a compra seja feita. A quantidade de membros de um grupo que é sorteado vai depender do tamanho desse grupo. Mas apenas após ser sorteado ou ganhar um leilão por meio de um lance é que vai poder ter acesso a carta de crédito. Em geral, pelo menos uma pessoa é sorteada ao mês para poder comprar o veículo.
Quais são as formas de ser contemplado em um consórcio de veículo?
De modo geral, os membros de um grupo de consórcio de veículos são contemplados com a carta de crédito por sorteio ou leilão. Vale lembrar, que a carta de crédito significa apenas uma expressão usada pelas empresas administradoras de consórcio sobre um crédito liberado para que o consorciado fazer a compra do veículo que deseja. E por isso, após ser contemplado, o consorciado precisa avisar o veículo que deseja comprar a empresa.
De qualquer forma, únicas formas de ser contemplado em um consórcio é por meio de um sorteio ou fazendo um lance nos leilões pela carta de crédito. Existem três formas de realizar lances. Primeiro o lance comum onde vence quem oferecer a maior quantia em parcelas. Segundo, temos o lance fixo que costuma ser entre 25% a 50% do valor total do veículo. Por fim o lance embutido onde o valor do lance vai ser descontado da carta de crédito.
Dicas para escolher um consórcio de veículo
- Consórcio Chevrolet - Descubra Tudo e Saiba Como Funciona
- Empresas De Consórcios De Carros Compare a Qualidade
- Descubra Como Fazer Consórcios de Carros Usados e Seminovos
- Consórcio Ford - Aprenda Agora Tudo Sobre Como Funciona
- Simular Consórcio De Carro Descubra Onde - Veja
Tem em mente, que não existe uma forma considerada errada ou certa na hora de escolher um grupo de consórcio. Isso porque, fechar um bom negócio vai depender da sua necessidade em relação aquisição desse bem. Porém, existem alguns cuidados que precisa tomar para que a suas expectativas fiquem atendidas. Por isso, existem pontos a seguir para obter sucesso na hora de contratar um consórcio de veículo. Confira abaixo:
Carta de crédito
Antes de tudo, é necessário que você saiba qual é o valor do carro ou moto que deseja comprar. Isso porque, caso decida comprar um veículo mais barato no fim do consórcio. O restante do dinheiro poderá ainda ficar liberado para uso apenas para pagar as taxas de documentos ou parcelas do consórcio. No entanto, se querer um veículo mais caro precisa complementar o valor da carta de crédito para comprar o item que deseja.
Taxa de administração
A taxa cobrada pelas empresas que organizam os consórcios são uma espécie de taxa de juros. A empresa realizar cobrança dessa taxa mensal. Por isso, quanto mais alta ela for maior os valores pagos no final do seu consórcio. Por isso antes de contratar uma cota de consórcio verifique essa taxa. Vale lembrar, que as taxas mais baixas vão resultar em um consórcio mais barato.
Valor das parcelas
Sem dúvidas, o valor das parcelas do seu consórcio precisa de sua atenção. Afinal, o valor das parcelas não pode comprometer o seu orçamento. Além disso, caso você não realize o pagamento pode acabar sendo excluído do grupo e tendo que realizar o pagamento de taxas e multas. Por isso, antes de assinar um contrato de um consórcio você precisa analisar todos esses pontos. Por exemplo, taxa de ministra ativa, seguro, fundo comum e assim por diante.
Prazo do consórcio
Em geral, todo o tempo de duração de um grupo de consórcio vai depender do modelo de veículo que deseja e o valor da carta de crédito. Também, os prazos podem variar de acordo com a empresa administradora do consórcio. Mas, a duração em média de um consórcio de veículos hoje em dia é de quatro a cinco anos. Porém existem grupos que chegam até oito anos de consórcio.
Empresa administradora
Por fim, para que você evite cair em golpes de falsas administradoras. Busque contratar a sua cota como consorciado em uma empresa de segurança. Por isso, verifique se a administradora tem autorização do Banco Central para vender consórcio. Essa informação está disponível ligando para o número 145 ou acessando o site oficial do Banco Central do Brasil.