Os interessados em comprar uma moto parcelada, precisam ter em mente que podem escolher duas opções comuns hoje em dia no mercado. Isso é, fazer um financiamento ou um consórcio. Dessa forma, todo o valor pago no final da compra de uma moto, pode mostrar a grande diferença desses dois tipos de serviços. Por isso, antes de contratar qualquer um desses serviços. Precisa pesquisar para que consiga comparar todos os pontos de ambas as contratações. Afinal, fazer uma escolha ruim pode prejudicar sua vida financeira.
Financiamento X Consórcio
Consórcio– Primeiro, nessa opção é cobrada taxas de administração em todos os valores das parcelas. Nessa opção o cliente não precisa oferecer nenhum valor como entrada. Todas as parcelas são pagas até o final do contrato estabelecido. Contudo, o cliente não pega a moto na hora. Isso porque, ele precisa esperar até que seja sorteado. Apenas quando conseguir o sorteio é que pode pegar a carta de crédito para comprar a moto. Vale lembrar, que mesmo que uma pessoa esteja com nome sujo pode entrar em um consórcio. A empresa administradora faz uma análise de crédito apenas quando o cliente é contemplado no sorteio. Por isso é possível usar esse tempo para buscar limpar o nome e ficar sem irregularidades.
Financiamento– Antes de mais nada, essa opção para comprar uma moto cobra taxas de juros mensais. Além disso, o cliente precisa oferecer um valor como entrada pelo crédito. Assim, quando mais ala for a entrada, menores vão ser as taxas de juros pagas no fim do financiamento da moto. No entanto, o cliente pode sair com a moto na mesma hora com essa opção de crédito. Para conseguir o financiamento aprovado, os interessados precisam fazer uma análise de crédito. Isso porque precisa mostrar que pode realizar os pagamentos pelo financiamento. Pessoas que estão com nome sujo costumam não receber aprovação para financiar uma moto.
Quais as diferenças entre financiamento e consórcio?
1-Financiamento
Quando faz um financiamento, o banco empresta o valor da compra que deseja fazer. Assim o cliente precisa pagar esses valores ao banco em parcelas com taxas de juros. Vale lembrar, que em alguns lugares, o financiamento pode ter uma taxa bem maior do que em outros bancos. Isso faz com que o valor final da sua dívida se torne bem maior. Em alguns casos pedir um empréstimo para comprar uma moto pode ser mais vantajoso do que fazer um financiamento. Afinal, as taxas de juros do financiamento cobradas pelos bancos tendem a ser bem maiores do que as cobradas nos consórcios. Por isso, esse é um dos pontos mais ruins de contratar um financiamento de moto.
Também existe diferença entre as duas opções sobre os valores cobrados como entrada. Isso porque os financiamentos costumam exigir pelo menos 20% do valor da moto com entrada. Contudo nos consórcios não é preciso pagar nenhum valor como entrada para contratar o serviço.
Porém, os financiamentos permitem que os clientes saiam na mesma hora com a moto. Para fazer um financiamento é feito uma análise de crédito para que o banco consiga avaliar as condições do cliente em pagar os valores da conta. Então, as pessoas que estão com nome sujo podem acabar tendo o pedido pelo crédito negado.
- Financiamento de Moto Saiba Como Funciona Tudo
- Financiamento de Motos Tudo Que Você Precisa Saber
- Financiamento de Moto do Banco do Brasil Veja Tudo
- Saiba Quais São os Custos Para Manter Uma Moto
2-Consórcios
Agora, os consórcios, possuem parcelas mensais pagas para uma administradora. Isso é, uma empresa que faz a gerência de todos os consorciados e grupos. Assim, somado todos os valores dos participantes ao mês, fazem com que o sorteado tenha dinheiro para comprar sua moto. As taxas de juros costumam estar bem menores do que em financiamentos. Afinal, existe apenas uma taxa de administração. Mas, o prazo dos consórcios pode ser ruim.
O cliente precisa esperar que ganhe o sorteio para comprar a moto. Dessa forma, ele pode ser sorteado no começo ou fim do consórcio. Ou seja, não possui uma previsão de quando vai comprar a moto. Embora seja possível oferecer valores de lance para conseguir ser contemplado com os valores para comprara moto.
Qual das duas opções é o melhor negócio?
Tudo vai depender do que o interessado em comprar uma moto precisa. Caso precise de uma moto com mais rapidez. O melhor caminho é guardar um dinheiro para usar como entrada e contratar um financiamento. Mas, os que podem esperar, o consórcio pode ser a melhor opção. Afinal, ele fica mais barato para o bolso, por ter taxas mais baixas ao longo dos meses.