Antes de mais nada, vale deixar claro que o Bilhete do Desempregado se trata de um benefício que existe desde o ano de 2003. Além disso, beneficia pessoas que estão desempregadas por mais de um mês, também para quem está a menos de seis meses sem emprego. Por meio dele o cidadão para usar o transporte público da CTPM, trem e metrô sem que precisem pagar por nada. No entanto, o Bilhete do Desempregado fica disponível apenas para as pessoas que tiveram demissão sem justa causa. Mas, existem outros critérios que precisa cumprir para que tenha acesso ao benefício.
Como funciona o Bilhete do Desempregado?
De modo geral, esse bilhete se trata de uma credencial para as pessoas que estão desempregadas. Dessa forma, elas podem pegar o transporte público se que precisam pagar pelas tarifas cobradas pela passagem. Além disso, apenas os cidadãos que estão fora do mercado de trabalho a pelo menos um mês podem ter acesso ao bilhete. Porém, todos os que estão sem emprego a menos de seis meses podem pedir o uso da credencial. Vale lembrar, que os trabalhadores ainda precisam ter no mínimo 06 meses no seu ultimo de emprego de registro em sua carteira de trabalho.
Então, nesse caso os profissionais autônomos não são considerados aptos para receber o benefício do bilhete do desempregado. Portanto, o bilhete possui uma validade de três meses (90 dias) e pode ser usado em trens e metrôs de toda a São Paulo. Isso porque, os Ônibus intermunicipais e municipais não acetam o bilhete como forma de pagamento pela passagem.
Como fazer o Bilhete do Desempregado?
Bilhete para metrô
Para que consiga fazer o seu bilhete que da direito ao transporte gratuito por meio de metrô, deve ir a uma Estação Marechal Deodoro. Vale lembrar que pode ir de segunda a sexta, das 08:30 às 16:00. Porém, em casos de feriados não vai ser possível fazer o seu bilhete. Também, precisa saber que o bilhete não pode ser renovado. Portanto, caso consiga ter acesso a esse benefício, após os três meses, caso ainda esteja desempregado, vai perder a sua validade e não pode pedir um novo cartão de acesso.
Porém, caso consiga outro emprego e tenha mais uma demissão sem justa causa, vai poder pedir mais uma vez o benefício. Ainda sim deve seguir todos os critérios exigidos pelo programa. Sendo assim, vai precisar levar alguns documentos. Por exemplo, RG, CPF, carteira de trabalho e o termo de rescisão de contrato, com demissão sem justa causa. Caso ainda tenha alguma dúvida pode entrar em contato para obter mais dados por meio do 0800 770 722.
Bilhete para trem
Para que consiga pedir o bilhete de desempregado para transporte gratuito de trem deve ir na estação Barra Funda. Isso de segunda a sexta, exceto feriados, dentro das 08:00 às 16:00. Dessa maneira, assim como na outra opção o bilhete possui a mesma validade e pode fazer uma única solicitação para uso de três meses. Vale lembrar que vai conseguir pedir o bilhete de novo apenas caso em casos de demissão sem justa causa de um novo emprego.
Para fazer a sua solicitação vai precisar levar alguns documentos usados no processo. Por exemplo, RG, CPF, carteira de trabalho e o contrato de rescisão de trabalho sem justa causa. Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre o assunto, pode entrar em contato com a central no 0800 055 0121 para ter todos os esclarecimentos que precisa.
Por fim, agora você sabe como funciona o bilhete para desempregado. Assim, pode ter acesso a passagens gratuitos para trem e metrô por três meses enquanto está em busca de um novo emprego. Portanto, não perca mais tempo e solicite o seu bilhete para desempregado de modo simples e fácil.