De modo geral, o financiamento de estudos é uma forma de crédito oferecida no mercado atual pode vários bancos e financeiras. Dessa forma, esse tipo de crédito visa ajudar as pessoas que desejam fazer faculdade particular. Afinal, nem todos conseguem ter dinheiro para pagar os custos de um curso superior. Por isso, com um crédito estudantil, os estudantes possuem um maior prazo para conseguir pagar os estudos.
Isso porque precisam pagar um valor menor dos exigidos nas mensalidades. No entanto, o que muita gente não sabe é que pode contar com o PEP (Parcelamento Estudantil Privado). Um tipo de beneficio destinado para estudantes em algumas faculdades. Desse modo podem parcelar o curso sem ter que pagar por taxas de juros. Porém, com o PEP o estudante não necessita ter nenhum tipo de ligação com um banco. Veja nesse artigo como funciona o financiamento estudantil PEP.
Afinal, como trabalha o financiamento estudantil PEP?
Primeiro, o PEP é um tipo de benefício para estudantes que efetua cursos superiores em faculdades que participam do programa. Sendo assim, por meio dele o estudante consegue parcela 70% do valor total de seu curso. Assim todo o restante dos valores é pago apenas quando o estudante se formar. Mas, o PEP funciona de forma diferente dos financiamentos estudantis que são oferecidos em bancos e financeiras no mercado. Isso porque, ele não faz a cobrança de taxas de juros. Por isso, o valor final a ser pago acaba sendo alterado quando comparado com as linhas de crédito de bancos.
Dessa forma, o estudante pode contratar esse forma de parcela suas despesas estudantil por todo semestre de seu curso na faculdade. Além disso, não precisa ter participado do ENEM nem precisa de conta em um banco para participar do PEP. Porém, os alunos que já tiverem feito o ENEM podem mostrar a nota na faculdade. Isso faz com que não tenham que efetuar 4o vestibular, mas não se trata de uma regra fixa para todos. Então, com o PEP o parcelamento dos cursos pode ser feito apenas por alunos calouros e apenas para alguns cursos presenciais. Por isso, os alunos de cursos à distância não podem faze parte do PED. Vale lembrar, que para quem está estudando em qualquer uma das faculdades que participam também não podem ter acesso ao parcelamento. Também deve saber que precisa de ajuda do fiador para conseguir contratar esse tipo de crédito.
Quais são as opções do PEP?
1-PEP 25
Antes de mais nada, nessa opção do programa o estudante vai pagar 70% do seu curso apenas após sua formação concluída. Dessa forma precisa fazer ainda alguns pagamentos durante o período de sua graduação. Então, no primeiro ano deve pagar 25% do valor total da mensalidade. Após esse período deve ser pago 35% do valor total da mensalidade. Depois de concluir o curso deve pagar 70% do valor da mensalidade. Vale lembrar ainda que todo saldo devedor é corrigido de forma anual por meio do IPCA.
2-PEP 30
No primeiro ano do curso o aluno precisa pagar 30% de sua mensalidade. Mas, no segundo ano o pagamento é de 40% sobre o valor total da parcela do curso. Já no terceiro ano o estudante precisa pagar 50% da mensalidade. No quarto ano o valor deve ser 60% da mensalidade. Em seguida, após a conclusão do curso o aluno ainda precisa efetuar o pagamento de 60% sobre o valor das últimas mensalidades. Também nessa opção os valores passam por uma correção todos os anos por meio do IPCA até que todo valor da dívida seja quitado.
3- PEP 30
- FIES - Aprenda Agora Como Cancelar Seu Contrato
- Financiamento FIES Confira quanto você pode financiar
- Banco do Brasil Financiamento Estudantil Saiba Tudo Sobre
- Aditamento Do FIES Saiba o Que é e Como Renovar Seu Contrato
- Aprenda a Saber Se Uma Faculdade é Reconhecida Pelo MEC
Enfim, por meio dessa opção o aluno pode parcelar 50% da mensalidade do seu curso. Sendo assim, durante todo o tempo de curso e após curso o aluno vai pagar a metade do valor total de sua mensalidade. Isso claro até que todos os valores sejam quitados. Vale lembrar que nessa opção o aluno ainda vai contar com a correção anual feita por meio do IPCA.
Em geral, é importante que os estudantes saibam podem aderir cada uma dessas opções. No entanto as oportunidades para ter acesso a esse benefício são poucas. Por isso deve ficar atento para garantir sua vaga e ter acesso ao benefício.
Quais são as faculdades que participam do PEP?
- Anhanguera;
- Fama;
- Pitágoras;
- Unic;
- Uniderp;
- Unime;
- Unopar.
Quem tem direito de contratar?
Para fazer a contratação do PEP saiba que não precisa ter conta em nenhum banco. Mas, o parcelamento pode ser feito apenas para os alunos calouros. Por isso os estudantes que já estão com matricula aberta em um curso não podem contratar o PEP. Também, apenas os estudantes de cursos presenciais podem fazer o PEP. Além disso não podem estar participando de outros tipos de programas estudantes e nem estar no curso de medicina.
Como contratar?
Para que você consiga participar do PEP vai precisar se cadastrar no processo seletivo em uma das instituições de ensino que participam do programa. Também vai ter que fazer uma prova. Se obter aprovação deve ir até a instituição para fazer a matrícula no curso desejado. Assim, nesse momento deve deixar informado que pretende fazer parte do PEP. Caso tenha vagas para o programa no curso desejado, vai poder efetuar o parcelamento.
Vale lembrar, que os interessados em fazer parte do PEP que já estão escritos em faculdades que não possui parceria com o programa. Podem pedir uma transferência para outra unidade que participe do PEP. Esse processo fica feito por meio do site oficial do PEP para que consiga parcelar o seu curso. Por meio do site os estudantes podem simular todo parcelamento. Assim podem saber pelo menos valor pago por semestre.
Considerações finais
Assim vai conseguir ter acesso a esse benefício para parcelar o seu curso de forma simples e fácil. O sonhado diploma do curso superior nunca foi tão fácil com a ajuda do PEP. Então não perca mais tempo e entre para o time como mais um dos milhares de alunos beneficiados com o programa.